domingo, 7 de junho de 2015

O QUE É O DOM DE ENCORAJAMENTO?

Pergunta: "O que é o dom de encorajamento?"

Resposta: O dom de encorajamento ou exortação é encontrada na lista de Paulo de presentes em Romanos 12: 7-8. A palavra traduzida por "incentivar" ou "exortação" é a palavra grega paracletos, ou "Paráclito", que basicamente significa "chamar para nosso lado."

Paracletos pode ter vários significados, incluindo "exortar", "desejo", "incentivar" e "conforto". Todas estas características fazem o dom de encorajamento. Por exemplo, Paulo exortou frequentemente e exortava seus leitores a agir em algo que ele escreveu. Um bom exemplo é Romanos 12: 1-2, onde Paulo exorta os romanos para apresentar seus corpos a Deus como sacrifício vivo. Ao fazer isso, eles iriam conhecer e entender a vontade de Deus.

Curiosamente, quando Jesus falou aos discípulos no cenáculo, Ele falou do Espírito Santo como "ajudante" ou "Consolador" (João 14:16, 26; 15:26), que é por isso que o Espírito Santo é referido como o Paráclito. O ministério do Espírito Santo era importante para Jesus e para nós. Uma pessoa com o dom de encorajamento pode usar esse dom em tanto um público e um ambiente privado. Ele pode ser visto em aconselhamento, discipulado, mentoring, e pregação. O corpo de Cristo é edificada na fé, como resultado do ministério das pessoas com o dom de encorajamento.

O presente do incentivo difere do dom de ensino em que ela incide sobre os aspectos práticos da Bíblia. Considerando um com o dom de ensino centra-se sobre o significado eo conteúdo do Word, juntamente com precisão e aplicação, um com o dom de encorajamento incide sobre a aplicação prática da Palavra. Ele ou ela pode se relacionar com os outros, tanto em grupos e individualmente, por entender suas necessidades e simpatizar com eles. Essa pessoa pode ajudar outra pessoa movimento de pessimismo ao otimismo.

Provavelmente, o melhor exemplo de alguém com o dom de encorajamento é Barnabé que é descrito como "o filho de encorajamento" (Atos 04:36). Vemos Barnabé em Atos 13:43 encorajar os crentes a perseverarem na graça de Deus. Em Atos 15: 36-41, Paulo e Barnabé tiveram um desacordo sobre o envolvimento de João Marcos em seu ministério. João Marcos os havia abandonado na Panfília. Barnabé estava desejoso de levá-lo com eles, mas Paul não era. Enquanto não sabemos as palavras exatas falado, parece muito provável que Barnabé acreditava John Mark tinha potencial no ministério, e ele incentivou Paul para lhe dar uma segunda chance.

Paulo e Barnabé se separaram, John Mark indo com Barnabas, mas vemos mais tarde que John Mark se provou fiel, sem dúvida, através da ajuda de Barnabé e seu dom de encorajamento (2 Timóteo 4:11). Este é o resultado do presente do incentivo; outros são ajudados e tornar-se mais eficaz para Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA