domingo, 7 de junho de 2015

QUAL É O DOM ESPIRITUAL DE ENSINAR?

Pergunta: "Qual é o dom espiritual de ensinar?"

Resposta: O dom espiritual de ensinar é um dos dons do Espírito Santo (Romanos 12: 6-8; 1 Coríntios 12:28; Efésios 4: 1-12). É um dom dado pelo Espírito Santo, permitindo um para comunicar eficazmente as verdades da Bíblia a outros. É na maioria das vezes, mas nem sempre, utilizada no contexto da igreja local. O dom de ensino envolve a análise ea proclamação da Palavra de Deus, explicando o significado, contexto e aplicação à vida do ouvinte. O professor talentoso é aquele que tem a capacidade única de instruir claramente e comunicar conhecimento, especificamente as doutrinas da fé e verdades da Bíblia.

Deus deu dons espirituais para edificar sua igreja. Paulo instruiu a igreja em Corinto a procurar edificar e construir a igreja de Cristo, dizendo-lhes que desde que foram "ansiosa" para ter dons espirituais, eles devem "tentar sobressair em presentes para a edificação da igreja" (1 Coríntios 14:12 ). Um dom espiritual (charismata em grego) é um, dado por Deus habilidade sobrenatural para realizar um ministério para a edificação do corpo de Cristo. É dado graciosamente por Deus e não pode ser conquistada. Enquanto um dom espiritual pode ser desenvolvido, ele exige uma habilidade sobrenatural para exercê-la. Um desses dons é o ensino.

A palavra grega para "ensinar" é didaskalos, que significa "para instruir." Nós vemos exemplos em toda a Bíblia de ensino. O próprio Jesus era o grande Mestre, e Jesus ordenou a Seus discípulos "Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado "(Mateus 28: 19-20). Jesus ordenou aos seus discípulos para ensinar novos discípulos tudo o que Ele havia ordenado, instruindo-os em ambos doutrina e vida santa. Ministros de Cristo não devem ensinar os mandamentos de homens ou qualquer coisa que é da sua própria, ou elaboração de outros homens, mas somente o que é ordenado por Cristo.

Existem vários contextos em que o dom de ensino podem ser utilizadas: aulas da escola dominical, escolas bíblicas, colégios, seminários e estudos bíblicos domiciliares. Aquele com o presente pode ensinar indivíduos ou grupos. Uma pessoa com o talento natural para ensinar pode ensinar qualquer coisa, mas uma pessoa com o dom espiritual de ensinar ensina o conteúdo da Bíblia. Ele pode ensinar a mensagem de um livro, como um livro inteiro, ou quebrá-lo para baixo para parágrafos individuais ou versos. No novo material provém de um com o dom de ensinar. O professor explica simplesmente ou expõe o significado do texto da Bíblia.

Ensinar é um dom sobrenatural do Espírito Santo. Um sem este dom pode entender a Bíblia como ele ouve / lê-lo, mas ele não pode explicá-lo como um presente com a lata. Embora possa ser desenvolvido, o dom espiritual de ensinar não é algo que pode ser aprendido ou adquirido, como com um diploma universitário. Uma pessoa com um Ph.D. mas sem o dom de ensino não será capaz de expor a Bíblia como um sem um grau mas ter o dom de ensinar.

Em Efésios 4: 11-12, Paulo lista fundacionais presentes para a edificação da igreja local. Os presentes são dados para a edificação do corpo de Cristo. No versículo 11 professores estão ligados com os pastores. Isso não sugere necessariamente uma prenda, mas parece implicar que o pastor é também um professor. A palavra grega para pastor é poiemen que significa "pastor". Um pastor é aquele que cuida de seu povo, da mesma forma um pastor cuida de suas ovelhas. Assim como um pastor alimenta suas ovelhas, o pastor também tem a responsabilidade de ensinar seu povo o alimento espiritual da Palavra de Deus.

A igreja é edificada através do uso do dom de ensinar como as pessoas ouvem a Palavra de Deus, o que significa e como aplicá-la a suas próprias vidas. Deus tem levantado muitas com este presente para construir pessoas em sua fé e habilitá-los a crescer em toda a sabedoria e conhecimento (2 Pedro 3:18).

Como os cristãos podem saber se eles têm o dom? Eles devem começar por pedir a Deus a oportunidade de ensinar uma classe de escola dominical ou estudo da Bíblia, sob a autoridade ea orientação de um professor talentoso. Se eles acham que podem explicar o significado da Bíblia e outros respondem favoravelmente, eles provavelmente têm o dom e deve pedir a Deus por mais oportunidades de usar e desenvolver o seu dom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA