sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O “ESTAR EM CRISTO”

 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2 Cor.5:17
Quando olhamos para essa afirmação “estar em Cristo”, literalmente no seu sentido original, ela aborda 03 características fundamentais para a vida cristã:
• Em (denota lugar)
• Por (denota tempo)
• Com (denota estado)
Vamos então avaliar essas três características e retirar delas princípios para nós, novas criaturas.
1) EM (LUGAR)
Essa primeira característica diz de estarmos inseridos nele, e isso nos conduz a olharmos os seguintes aspectos:
 Em Cristo Jesus, fomos redimidos: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” Rom.3:23 e 24
Ser redimido fala de uma libertação efetuada pelo pagamento de um resgate, fala da nossa salvação. Essa, sem duvida é a maior dádiva de Deus a nós!
Um certo homem provocou um acidente no trânsito e compareceu diante do juiz, que o julgou e disse a ele que sua libertação estaria ligada ao pagamento de uma multa num valor alto. Aquele homem encheu os seus olhos de lágrimas e disse:
-Senhor, não tenho como pagar essa divida!
Então, aquele juiz, tirou a sua vestimenta, desceu até o local onde se encontrava o réu e tirou do seu próprio bolso o valor imposto ao homem para que estivesse livre. Voltando ao seu posto, tomou as suas roupas, olhou para ele e disse:
- Você está livre homem, a sua dívida foi completamente paga!
Isso nos lembra de um dos brados de Cristo na cruz do calvário: Está consumado! Essa expressão, no seu original diz: A dívida foi completamente paga! Foi exatamente o que ocorreu no momento mais importante de toda a história humana, Cristo, o justo Filho de Deus, nos inseriu Nele na cruz do calvário, olhou para o Pai e gritou: Eles não têm mais nenhuma dívida, Eu pago com o meu sangue por cada um Deles!!!

2) POR (TEMPO)
A segunda característica diz de percebermos a excelência de “pertencermos a Cristo” e essa compreensão nos levará a lutarmos para alcançar hoje, nessa terra, nesse tempo, aquilo que Ele próprio já conquistou por nós.
• Por Cristo Jesus fomos conquistados: “Não que eu o tenha já recebido ou obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.” Fp.3:12
Ser conquistado por Ele diz de que Ele tomou posse de nós, e aqui vamos tocar no princípio do pertencer. Temos um dono, somos propriedade de alguém, e o seu convite diário é que nos tornemos SEUS em vida prática:
- Estendermos o nosso coração em direção a Ele: alguém que pertence a outro, abre mão de sua própria vontade, escolhas e direção, para que a vontade de seu Dono e Senhor prevaleça, então, conhecendo essa vontade, ele alinha o seu coração ao coração do Dono.
 Você poderia dizer hoje que tem atitudes práticas de alguém que pertence?
 Quanto tempo do seu dia, você tem gasto para ouvir o coração do Senhor e alinhar o seu ao Dele?
O fato de pertencer nos chama à dedicação!!! Quando entendemos que não somos de nós mesmos, entenderemos que há algo a ser feito nesse tempo, nessa geração, nesse momento por cada um de nós. Seu Dono te plantou nesse momento da história do mundo por alguma razão, e a sua dedicação em alinhar o seu coração ao Dele vai te levar a conhecer a sua vocação e não apenas isso, irá te levar a cumprí-la.

3) COM (ESTADO)
A terceira característica traz consigo o mais perfeito paradoxo: “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que com Ele também viveremos.” Rm.6:8
O nosso estado é de morte e de vida! Com Ele todo o nosso ego, nossa natureza caída, nossa vontade corrompida foi morta. Essa é uma verdade espiritual, porém, nós não conseguimos vivenciá-la, pois não entendemos o batismo em Sua morte (Rm.6:3).
O palavra “batismo” (mergulhar repetidamente) surgiu de um costume antigo cultivado por alguns tecelões que tingiam seus tecidos em águas coloridas. O tecido era mergulhado várias e várias vezes até que pegasse a cor, o cheiro e a textura da tinta usada. Isso tipifica de forma clara como precisa ser o nosso “mergulhar” na morte do filho de Deus. Seremos batizados Nele, no Seu caráter, até que a nossa vontade caída, nossa escolha errada, nosso senso de defesa própria, o nosso ferir a integridade do outro, nosso egoísmo, até que tudo que faz parte da velha criatura comece a tomar o cheiro de Cristo, a consistência Dele, a escolha Dele e o resultado disso será que onde tocarmos, onde andarmos, onde falarmos, a VIDA DE CRISTO será escorrida de nós!
Da morte saiu vida!!! Somente em Cristo esse paradoxo é real!
Eu me lembro de um momento muito difícil onde o Espírito Santo estava me conduzindo a ser mergulhada na morte do meu Senhor Jesus, onde o meu ego estava sendo confrontado pela pessoa do Filho de Deus e eu sentia o poder de Sua morte sobre mim. Tudo parecia doer... E quando eu olhava para mim mesma parecia que nada de bom poderia ser tirado.
Romanos 6 era um consolo pra mim, eu olhava para o texto com fé e parecia que ela era o meu oxigênio, não tinha nada em que confiar além da Palavra. Em meio a esse verdadeiro “tsunami” interior, recebi em minha sala uma mulher, ela entrou apática, completamente sem esperança, sem expectativas, até o seu choro era lento e diferente. Ela estava morta! Morta em sua fé! Morta em sua esperança!
Pensei comigo:
-Pai, o que eu posso fazer por ela? Sinto-me frágil e débil.
Ele disse com clareza:
- Imponha suas mãos sobre ela e ministre a VIDA.
Assustei-me com a ordem:
- Eu??? Ministrar vida??? Mas, estou morrendo...
Relutei comigo mesma por alguns segundos e obedeci confiada unicamente na voz de Deus.
Quando coloquei sobre aquela mulher as minhas mãos e comecei a orar em nome de Jesus, era como se uma corrente elétrica saísse de mim e algo se iniciou nela. Ela foi bebendo de Cristo de tal forma que ficamos as duas ali, apenas desfrutando de todo aquele presente celestial!
O que saiu foi a própria vida de Cristo!!!
Quando ela se levantou para ir embora, era outra pessoa, completamente tocada pelo Senhor.
Naquela tarde aprendi algo que marcaria toda a minha vida para sempre: Quando morremos com Ele, sua vida escorre para dentro de nós e para o outro!!! Alelúia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA