domingo, 7 de junho de 2015

LIDERANÇA ESPIRITUAL: QUEM PRECISA DELA?

Por Chip Brogden

"! Quando os líderes levar em Israel, quando o povo de bom grado oferecer-se, bendizei ao Senhor" (Juízes 5: 2) Ao nosso redor, as instituições estão a falhar e perder influência. Os governos estão em crise. Nossas escolas são uma bagunça. A Igreja institucional está comprometido e perdeu sua autoridade moral e espiritual. Nossas comunidades estão em crise. Casamento está sendo re-definida ea idéia bíblica da "família" está se tornando mais e mais de uma raridade.

Como as pessoas perdem a fé nessas instituições e as pessoas que os levam são tentados a descartar a idéia de liderança completamente - especialmente quando a única liderança que já experimentei foi uma espécie autocrático, ditatorial de liderança. Quando se trata de liderança espiritual, isso faz com que muitos crentes a dizer: "Quem precisa de líderes? Todos nós temos o Espírito Santo. Vamos apenas guiados pelo Senhor! "

Isso soa perfeitamente aceitável em teoria; mas na prática, vemos que Deus ainda levanta-se e usa a liderança espiritual para trazer Seu povo onde Ele quer que eles sejam. Ele certamente poderia ter levado todos diretamente por Seu Espírito. Mas o fato da questão é: apenas o espiritual pode ser conduzido pelo Espírito. Ter o Espírito não significa automaticamente que são regidos por esse Espírito e capaz de ser conduzido por esse Espírito. Os coríntios são um bom exemplo de pessoas cheias do Espírito que ainda estavam carnal, que eram talentoso e experiente o suficiente para ensinar os outros, mas precisava de alguém para ensiná-los novamente.

Deus não ordena bebês recém-nascidos a se comportar como adultos maduros espiritualmente. Ele reconhece as nossas fraquezas e acomoda-los. Jesus designou doze apóstolos: primeiro para estar com Ele como discípulos, e mais tarde para fornecer liderança espiritual no Ekklesia precoce. Estes, por sua vez apóstolos foram guiados pelo Espírito Santo para nomear anciãos em cada lugar, e esses anciãos ("os mais velhos") proporcionado a liderança espiritual de cada comunidade de crentes.

A liderança espiritual (como Deus planejou) é centrada em Cristo, guiado pelo Espírito, e baseado em biblicamente. Ele serve o Corpo de Cristo e leva as pessoas para uma caminhada espiritualmente maduros com Deus. Quando a liderança obtém sua energia a partir da organização ou instituição, em vez do Espírito Santo, e quando ele domínio sobre outras pessoas em vez de servi-los, em seguida, o Corpo de Cristo sofre e as pessoas questionam justamente o papel de liderança no Corpo de Cristo.

O tipo de liderança que traz as pessoas à escravidão através do medo não é o tipo de liderança que Jesus pretendia e deve ser repudiado. Mantendo isso em mente, a solução para o problema de má liderança não é para remover a idéia de liderança completamente. Vamos remover (ou se recusam a seguir) má liderança, mas não vamos imaginar que temos crescido a necessidade de liderança espiritual completamente. Tanto a história sacra e secular nos ensina que não tendo nenhuma liderança é tão ruim, e em alguns aspectos, pior do que ter má liderança.

Lições de liderança dos juízes

Sou um grande crente de que a vida é muito curta só para aprender com seus próprios erros; você precisa aprender com os erros dos outros. Então, quando eu sou confrontado com uma situação, a minha primeira pergunta é: "Quem mais tem enfrentado uma situação semelhante, eo que posso aprender com isso?"

Esta crise de liderança me leva ao Livro dos Juízes, porque nossa situação hoje é muito semelhante à situação enfrentada Israel pouco depois de entrar na Terra Prometida. Moisés fornecida forte liderança espiritual e moral, trazendo as pessoas para fora do Egito e estabelecê-los como uma nação. Seu sucessor, Josué, de igual modo proporcionado a liderança da nação, uma vez que entrou na terra de Canaã e começou a estabelecer suas fronteiras nacionais.

A partir daí, o Livro dos Juízes registra um padrão bastante previsível. O líder iria morrer, as pessoas se afastam de Deus, e Deus iria entregá-los aos seus inimigos. Depois de sofrer sob seus inimigos por um período de tempo, as pessoas clamarão a Deus por libertação, e Deus iria respondê-las, elevando-se de alguém para conduzi-los. Depois de seus inimigos foram derrotados, as pessoas viveriam em paz até que o líder morreu. Em seguida, uma nova geração que viria, as pessoas se afastam de Deus, eo ciclo vicioso se repetiria.

Eu gostaria que você notar vários princípios importantes que têm pedido a você ea mim.

1. Deus não fez nada até que o povo clamou a Ele em oração. Quando o povo se afastou de Deus, Deus os entregou a seus inimigos, essencialmente, o que lhes permite colher o fruto de suas próprias maneiras. O menor período de rebelião tinha sete anos, mas a maioria das rebeliões durou cerca de 20 anos. Em algum momento, as pessoas tiveram o suficiente e clamou ao Senhor, tipo de como o filho pródigo vindo a seus sentidos e retornando a seu pai. Mas o importante é ver que Deus não tomou nenhuma ação por conta própria. Ele não levantar um dedo para ajudá-los até que eles clamaram a Ele em oração. Isso ressalta a importância da oração para você e para mim. A oração pode encurtar julgamento, e de oração pode prolongar o julgamento. Se nós apenas sentar e esperar, acreditando que, eventualmente, Deus vai fazer alguma coisa, ou se sentar e esperar por alguém para fazer alguma coisa, nada vai acontecer. Vamos continuar a sofrer desnecessariamente até chegarmos sério sobre chamando a Deus em oração para a nossa família, nossa comunidade, nossa nação e para o Corpo de Cristo.

2. Deus sempre respondeu ao povo, levantando-se líderes para liderá-los. Deus não levar as pessoas diretamente, e Deus não pessoalmente intervir na situação que haviam criado. Em vez disso, Deus levantou um libertador - Gideon, Sampson, e outros - para fornecê-los com a liderança. Também vale a pena mencionar que esses líderes estavam longe de ser perfeito, mas Deus ainda lhes levantou e os usou para conduzir o povo à vitória. É irrealista exigir que os líderes espirituais ser perfeito. Vemos as imperfeições de Pedro, Paulo, João, Moisés e David e observar, no entanto, que Deus usou e abençoou-os para ser uma bênção para os outros, apesar de suas deficiências. Mas não há uma única instância na Escritura fosse Deus dirigido grandes grupos de pessoas, sem levantar-se líderes para liderá-los. A liderança espiritual, bem compreendido e aceito, é uma resposta à oração e uma bênção para o Corpo de Cristo. É por isso que Deborah cantou, (Juízes 5: 2) "Quando os líderes levar em Israel, quando o povo de bom grado oferecer-se, bendizei o Senhor!". Ela disse isto depois de persuadir um relutante homem chamado Barak para se levantar e levar. É quase como se ela está dizendo: "Aleluia! Finalmente temos um líder "Considere a alternativa: sem a liderança espiritual de Moisés, o povo teria retornado ao Egito e uma vida de escravidão. Sem a liderança espiritual de Paul e outros para pregar o Evangelho aos gentios, Pedro eo Ekklesia antecipada teria limitado o seu alcance para apenas judeus. O destino das pessoas tende a descansar sobre a qualidade da liderança espiritual, para melhor ou pior.

3. Os líderes espirituais devem ensinar e equipar tanto o atual e da próxima geração. Toda a geração de pessoas que entraram na Terra Prometida com Josué serviu a Deus apenas enquanto Joshua vivido. A Escritura nos diz que depois de Josué e toda aquela geração morreu, "Outra geração surgiu após eles que não sabia que o Senhor nem a obra que Ele havia feito por Israel" (Juízes 2:10). Talvez no ocupado-ness de conquistar novo território os anciãos não conseguiu passar sobre as lições espirituais e morais para a próxima geração. Seja qual for a razão, a tocha não conseguiu passar, ea próxima geração se afastaram de Deus. Eu não deveria ter de salientar que a mesma coisa está acontecendo hoje, como cada geração torna-se menos de princípio, mais distanciada dos valores bíblicos, e mais permissiva. Da mesma forma, o Livro dos Juízes registra tempos de paz geralmente com duração de 40 anos e, ocasionalmente, 80 anos. Estes números redondos aproximadamente sugerem um componente geracional: enquanto a liderança espiritual estava no lugar para treinar a próxima geração, a paz continuou durante aquela geração. Uma vez que a liderança espiritual deixado de ensinar e equipar a próxima geração ", outra geração" viria junto que não tinha fundamento espiritual ou moral, ea nação entraria em colapso novamente.

IMPLICAÇÕES PARA HOJE

Os líderes espirituais são desesperadamente necessários hoje, pelas mesmas razões. Uma das instruções finais de Paulo a Timóteo foi o de assegurar a continuidade de uma fé centrada em Cristo, certificando-se que seria transmitida à geração seguinte: "Ensina estas coisas aos fiéis que podem ensinar outros" (2 Timóteo 2: 2) . Ensinar os alunos é bom e bom, mas nós também precisamos estar ensinando os professores para que eles possam ensinar os outros. Eu acredito que este é um aspecto importante do discipulado que é muitas vezes esquecido. Nossa missão não é apenas ensinar e preparar as pessoas para hoje, mas para ensinar e preparar as pessoas para o amanhã, para garantir que uma fé centrada em Cristo é preservada e transmitida às gerações sucessivas, até a volta do Senhor.

O Livro dos Juízes termina com uma declaração de sinistro. Depois de gravar um fracasso moral particularmente grotesco, ele simplesmente diz: "Naqueles dias não havia rei em Israel; todo mundo fez o que era reto aos seus olhos "(Juízes 21:25). Não estou sugerindo que precisamos de um "rei" para nos conduzir, que não seja o Rei dos reis; mas estou sugerindo que este Rei levanta homens e mulheres para prover liderança espiritual. Na ausência de liderança espiritual, as pessoas vão deriva e vai fazer o que parece certo aos seus próprios olhos. O problema com isso, é claro, é todo mundo tem sua própria definição subjetiva do que é "certo" para eles. Sem padrões espirituais, bíblicos e morais objectivos e sem liderança para inspirar, motivar e lembrar as pessoas de tais normas, as pessoas vão fazer as suas próprias regras - muitas vezes com consequências desastrosas. É por isso que estou orando para que Deus levante 1.000.000 líderes espirituais que são centrada em Cristo, guiado pelo Espírito, e baseado em biblicamente. Esses líderes não precisam ter qualquer título oficial ou ligação com uma organização, mas simplesmente ter um coração para o Corpo de Cristo e será movido pelo Espírito de Deus para servir as pessoas exatamente onde eles estão, começando com o lugar mais óbvio: em sua própria casa e em sua própria comunidade.

Quem precisa de que tipo de liderança espiritual? Todos nós fazemos! Se você concorda, por favor, junte-se juntamente comigo nas acordo para que Deus levante uma nova geração de líderes servidores em todo o mundo. E quando os líderes lideram, e as pessoas de boa vontade oferecem-se, todos nós podemos bendizer ao Senhor juntos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA