terça-feira, 19 de maio de 2015

Provérbios de Salomão: 3:5

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento."

Temos aqui um provérbio muito valioso! Ele pode salvar a sua e a vida da sua família! Todos os que buscam a sabedoria deveriam memorizá-lo e o versículo seguinte (Pv 3:6). Temos aqui o mandamento para se obter a sabedoria, agradar a Deus e viver uma vida bem sucedida. Gaste alguns poucos minutos para salvar a si mesmo!

Aqui está a verdadeira base da sabedoria! Rejeitando a Sua sabedoria e confiando na revelação inspirada de Deus e na Sua soberana providência, o salvará da ignorância da raça humana. Se você valoriza ou protege as suas opiniões contra as Dele, você vai sofrer! Tome cuidado, leitor!

A confiança é igual à fé. Confiar no SENHOR é crer que Ele existe e ela acredita que Ele é o galardoador daqueles que O buscam diligentemente (Hb 11:6). A confiança crê que Deus tem revelado na Bíblia a Sua perfeita vontade para com os homens (Pv 22:20 e 21; Dt 29:29; IITm 3:16-17), e ela rejeita todas as opiniões humanas como sendo vãos falatórios de rebeldes ignorantes (Sl 119:128; Is 8:20; ITm 6:3-5 e 20).

A base da sabedoria é confiar em Deus completamente, de todo o seu coração, em todos os aspectos da sua vida! Tal confiança rejeita o questionar a Deus, rejeita restrições a respeito da vontade Dele, e rejeita a fusão da Sua palavra junto com o aprendizado humano. É uma humildade inquestionável o viver pelas proposições de que há um Deus. Ele revelou a Sua vontade e Ele recompensa aquele que é obediente.

A confiança no SENHOR que leva à sabedoria tem fé na Bíblia e no soberano governo Dele da terra. Ela crê em cada versículo das escrituras como sendo a única e absoluta fonte da verdade, independente do assunto que está sendo tratado. A confiança também crê que as circunstâncias da vida são cuidadosamente orquestradas por um Oleiro todo poderoso que exige a nossa obediência.

Mas de onde surgiu o seu entendimento? Você nasceu sem nenhum. Você mamou por instinto, da mesma forma que um gatinho recém nascido, gritou por comida a cada poucas horas da mesma maneira que um filhote de passarinho, e se sujava todo com o seu próprio excremento. Você chegou a este mundo exatamente como a cria de um asno selvagem (Jó 11:12). De onde veio o seu entendimento e porque você sempre tende para ele?

Você conseguiu o seu entendimento dos seus pais? Eles chegaram ao mundo da mesma forma que você. Seguir o entendimento deles perpetua a ignorância. Você o conseguiu nas escolas? As escolas estão falidas em questões de disciplina, moralidade, verdade e sabedoria. As pessoas mais desvirtuadas na nossa sociedade são as mais educadas. Elas ensinam evolução, adotam os direitos "gays", abortam bebês, protegem filhotes de esquilos, chamam Picasso de artista, adoram grandes governos e odeiam a Bíblia.

Você obteve o seu entendimento dos seus pares? Eles também chegaram da mesma forma que você e mais ou menos à mesma época. Reunir 100 retardados não produz sabedoria! Você conseguiu obtê-lo da televisão? Desenhos animados, comédias, noticiários, novelas e esportes são toda a mesma coisa - vazios até da sabedoria básica. Você a obteve de revistas como a "National Geographic", Seleções, Claudia, Elle, Marie Claire, Pais e Filhos, Quatro Rodas, etc.? Todas elas somadas são tão desinformadas quanto a lama.

Entenda a questão! Você não tem nenhum entendimento! Aquilo que você pensa que tem é perigoso! Isto porque eles desviam você da verdade e da sabedoria e resistem a qualquer mudança que os afete! O seu maior inimigo é a sua própria mente! Ignorantes desde a concepção, alimentados com a desinformação desde o seu nascimento, encorajado pela idiotice dos seus pares, enganados pela falsa interpretação de experiências, e inerentemente arrogante e egoísta, você está com sérios problemas!

Para que você consiga o sucesso você precisa rejeitar o seu entendimento. Para progredir mais do que o restante da sua espécie, você não pode se dar ao luxo de ao menos inclinar a favor do seu entendimento. Você precisa dar uma descarga neles todos! Qualquer paixão cega ou proteção dos seus pensamentos levará você para baixo juntamente com o restante desta raça tola. A regra é simples e rígida - nem ao menos se incline a favor dos seus próprios pensamentos!

Confie em Deus. Ele tem o monopólio de todas as verdades do universo! Confie em Deus. Ele lhe deu a sua existência sem a sua permissão, e Ele governa os mínimos detalhes de sua vida. Coloque a sua confiança inteiramente Nele, e você poderá ser um maravilhoso sucesso acima das ovelhas disfuncionais à sua volta que correm para o massacre da depressão, divórcio, drogas e morte!

Mulher! Confie na Bíblia, quando ela diz como você deve tratar o seu marido, nem mesmo se incline em direção aos seus próprios pensamentos sobre como isto deve ser feito. Confie no SENHOR com o marido que Ele te deu e não se incline em direção aos pensamentos de que seria mais fácil se tivesse sido com um homem diferente!

Cidadão! Confie na Bíblia quando ela diz que você deve se submeter a todas as ordenanças civis, pagar os seus impostos e honrar aqueles que estão em autoridade. Nem mesmo se incline na direção dos seus pensamentos com respeito à proteção dos seus direitos. Confie no SENHOR com os dirigentes que você tem, gostando ou não deles.

Pais! Confiem na Bíblia quando descreve as tolices da criança e os métodos corretos a serem usados para treiná-los. Nem mesmo se incline em direção aos seus próprios pensamentos ou daquele especulador Ben Spock ou ao comprometedor James Dobson. Confie nas promessas do SENHOR de que o treinamento correto trará sucesso futuro!

Crente! Confie na Bíblia quando ela consistentemente descreve o batismo como um símbolo do sepultamento e de ressureição na água - imersão! Nem mesmo incline as suas noções heréticas na direção das noções heréticas de falsas tradições de que a aspersão do santo crisma na testa de uma criança é batismo!

Solteiro(a)! Confie na Bíblia quando ela limita o sexo ao casamento, limita o casamento a crentes, e ridiculariza a mulher detestável. Nem mesmo se incline em direção aos desejos tolos por sexo ou por alguém fora destas limitações. Confie em Deus para abençoar os seus esforços em busca de um piedoso cônjuge.

Trabalhador! Confie na Bíblia quando ela diz que dar dinheiro lhe trará prosperidade, que entesourando dinheiro lhe trará a pobreza, e dando ouvidos a esquemas de negócios levarão você para o buraco. Rejeite seus pensamentos arrogantes e egoístas. Confie em Deus para guardar as Suas promessas no que diz respeito aos homens diligentes.

Leitor! Você tem uma escolha. Confiar em Deus e na Bíblia, rejeitando os seus pensamentos, ou confiar em seus pensamentos e rejeitar a Deus e a Bíblia. A escolha é sua - os resultados são certos.

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA