sábado, 24 de novembro de 2012

Pr. Claudio Morandi - EDIFICANDO O CASAMENTO SOBRE A ROCHA



Publicado em: 24/11/2012
Por: Claudio Morandi
Palavra da Cruz - S.J. do Rio Preto - SP
claudioamorandi@hotmail.com




Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Mateus 7:24 e 26.
Toda construção sem projeto é perigosa, insegura e não tem garantia. Casamento é projeto de Deus. Quando se constrói segundo o que Ele planejou, o resultado final é benção. É por isso que a segurança e a durabilidade de uma construção dependem do que foi usado na base. Portanto, cada pessoa é responsável pela sua construção. O vizinho não pode se responsabilizar por aquilo que você construiu. Ninguém melhor do que o projetista para dizer como deve ser a construção. Casamento é projeto de Deus e somente Ele pode ensinar como devemos construir uma relação cheia de vida e alegria. Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Gênesis 2:18.
Com a entrada do pecado no mundo pelo primeiro casal que o Senhor Deus fez, o casamento perdeu o seu encanto e a sua beleza. Antes do pecado o homem e sua mulher viviam nus no paraíso e não se envergonhavam, mas depois que o pecado entrou no mundo tudo mudou. O casamento é um pedacinho do paraíso, pois no casamento o homem e a mulher ficam nus e não se envergonham. O casamento é uma benção do Senhor para resolver um dos maiores problemas do mundo, a solidão. Mas por que muitos casamentos não dão certo? Por que há tantos divórcios? Casamento é até que a morte os separe quando ele é edificado pelo Senhor. Salmos 127:1a. Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.
O período de namoro/noivado é a oportunidade de vasculhar tudo sobre ele, e tudo sobre ela para então dizer o “sim”. Não é só na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, mas também com cabelo ou sem cabelo, com celulite ou sem celulite, na potência ou na impotência. Escolher alguém até que a morte os separe é algo difícil, por isso se requer muitos critérios na hora da escolha. Você sabia que no casamento, agimos de acordo com a maneira pela qual fomos educados? Se você for sincero verificará que em muitas situações agirá como seu pai ou sua mãe. Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram. 1 Pedro 1:18.
A verdade é que o nome do cristianismo tem sido comprometido por causa de “casais crentes” cujo relacionamento conjugal se assemelha ao dos incrédulos, isto é, guia-se por valores seculares e se sustem meramente pelo esforço humano. Hoje entre os casais parece não haver mais uma coisa chamada comunicação, e a causa é o pecado que a deturpou totalmente. Um casal sem uma saudável comunicação viverá em constante guerra. No casamento o homem fala uma coisa e a esposa entende outra, então temos um conflito. A comunicação da mulher é diferente do homem. O importante não é o que o homem fala, mas sim o que a mulher entendeu. Tem palavra que para o homem significa uma coisa, mas a mesma palavra tem outro significado para a mulher. Por exemplo, a palavra “nunca”. A esposa diz para o marido que ele “nunca” a leva para sair, mas o marido não a entende e diz que a semana passada a levou na casa de sua mãe. O “nunca” para o homem é entendido no sentido literal. É aqui que o inimigo torce as nossas palavras. Salmos 56:5 Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal.
É importante para os homens saberem que quando uma mulher diz para o marido que ele “nunca” a leva para sair, ela está dizendo que quer dar uma voltinha. O importante não é o que a mulher fala, mas sim o que o homem entendeu. Em certa cidade do Mato Grosso do Sul, por falta de comunicação tem um viaduto que se chama: “Viaduto dos cabritos”, que na realidade seria; “Viaduto Osmar Brito”. Mas por falta de comunicação, homenagearam os cabritos em vez do engenheiro Osmar Brito. Todo homem e toda mulher que morreu e ressuscitou com Cristo deve falar a mesma linguagem. O apóstolo Paulo nos aconselha em 1 Coríntios 1:10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.
Agora é fundamental para as mulheres saberem que o cérebro masculino é compartimentado, configurado para se concentrar em uma atividade específica. Por isso os homens só fazem uma coisa de cada vez. Quando um homem está assistindo televisão, ele está vendo televisão e a mulher insiste em falar com ele. Mas na hora de dormir ela diz: “Você me entendeu”? A resposta será: “Entendeu o que, você não disse nada”! Daí surge um conflito. Você já orou ao Senhor buscando sabedoria neste sentindo? Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tiago 1:5.
Vamos agora dar uma pincelada na área sexual do casal. O sexo foi criado por Deus para satisfação do casal, e o sexo é algo fantástico, maravilhoso e santo, porque foi Deus quem o criou. Aliás, foi uma das melhores coisas que Deus criou. Mas nós temos um problema sério: O homem faz sexo por motivo diferente de uma mulher. É importante que as mulheres saibam que na maioria das vezes o marido quer fazer sexo quando esta estressado. E fiquem atentas mulheres que às vezes o marido fica estressado todos os dias. O homem não se preocupa com qualidade, mas com quantidade. Mas do outro lado está a mulher também estressada. Imagina como é o serviço doméstico de uma mulher: faz café, depois almoço, lava louça do almoço e depois o jantar e a louça do jantar, sem contar as crianças, roupa e limpar a casa. A mulher só desejará ter um encontro amoroso com o marido quando estiver sem estresse. O marido quer tirar seu estresse, mas a mulher também, e a mulher tira seu estresse falando. As vezes ela vai esperá-lo no portão e tem mais de seis mil palavras para ele e com detalhes. Se o homem ouvir ganhou a mulher, mas se não der ouvidos haverá conflitos. A Bíblia orienta o casal que não se privem desta benção de Deus que é o sexo. 1 Coríntios 7:5  Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.
O sexo é bom, o sexo é puro, o sexo é prazeroso, mas Deus estabeleceu princípios e parâmetros para isso. O sexo é para ser usufruído no contexto do casamento, fora dele é chamado de fornicação. Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. Hebreus 13:4.
Irmãos Deus ordena que marido e mulher se submetam um ao outro, isto é, que deem o primeiro lugar às necessidades um do outro. O marido deve atender às necessidades profundas da esposa de maneira que ela adquira uma consciência vívida do que é ser profundamente amada e respeitada. A maior necessidade conjugal para edificar o casamento é saber que a graça de Deus nos dá base para ter esperança. Na vida cristã, é indispensável que nos convençamos de que sempre temos razão para levar uma vida santa, mesmo sofrendo reveses, pois temos a Sua graça. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12:9a. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA