terça-feira, 4 de setembro de 2012

STEPHEN KAUNG - Chamados à Comunhão de Seu Filho


Publicação: 16/04/2012
"O que é Comunhão? Ora, o que é comunhão? "

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor 1 Co 1.9

         Quando lemos a Primeira Carta aos Coríntios, vemos o apóstolo Paulo, bem no início, dando-nos uma tremenda declaração. Quanto mais medito nela, mais me maravilho com ela. Ele diz: "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo…". Espero que não deixemos essa declaração passar descuidadamente, porque aqui há uma maravilhosa, gloriosa, muito além de nossos pensamentos, declaração que é eternamente verdadeira: "Fiel é Deus". Se formos fiéis ou não, isso não importa, Ele permanece fiel e é fiel para isto: para o Seu chamamento. Ele nos chamou para a comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo.

Você pode pensar em algo mais nobre, mais elevado, mais celestial, mais espiritual, mais perfeito do que ser chamado para a comunhão do Filho de Deus? Graças a Deus que essa declaração não se aplica apenas aos crentes de Corinto, mas até mesmo a nós. Porque essa carta foi escrita à assembléia em Corinto e a todos que, em todo lugar, foram chamados no nome do Senhor (1 Co 1.2). E graças a Deus fomos todos chamados no nome de nosso Senhor; portanto, a declaração se aplica a nós. Em outras palavras, percebemos que fomos chamados para alguma coisa? Em todas as Escrituras não há nada mais elevado do que isto: todos foram chamados para a comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo.

O que é Comunhão? Ora, o que é comunhão? Comunhão é compartilhar em comum. É um compartilhamento igual e comum da própria natureza daquilo a ser compartilhado. Ou seja, é uma participação em conjunto. E essa é a comunhão do Filho de Deus. E o que ela é? Essa é a comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo, com quem Ele está em comunhão, com quem Ele compartilha igualmente em comum, com quem há uma participação em conjunto, não somente uma especulação ou expectação, mas a participação em conjunto. Ora, sabemos que Sua comunhão é com Seu Pai em Espírito, essa é a comunhão. Ele e o Pai compartilham igualmente em comum todas as coisas, juntos. Ele e Seu Pai participam juntos de todas as coisas que fazem. Toda a plenitude da divindade habita n’Ele. Ele está com o Pai, e o Pai está com Ele. A comunhão d’Eles é a comunhão em Espírito. É uma perfeita unidade. É um perfeito compartilhamento, nada mais, nada menos. E Sua comunhão com o Pai e a comunhão do Pai com Ele são eternas. Nunca há uma nuvem, nem uma sombra, nem uma discordância; Eles concordam em todas as coisas. Um no coração, um na mente, um no falar, um na obra. É tão harmônica, tão celestial, tão sagrada, e esta é a comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo. O fato é que essa comunhão existe mesmo antes da fundação do mundo. Antes de existir qualquer coisa criada, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são um e estão em doce comunhão, compartilhando juntos, participando juntos desde a eternidade. Esta é a mais gloriosa comunhão que jamais houve no mundo. Por um lado, é a mais exclusiva comunhão, porque Eles são apenas três membros. Ninguém pode se juntar a ela, somente o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Por outro lado, é a mais inclusiva comunhão, porque inclui o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não podemos imaginá-la porque é algo além de nós.

Quão doce, perfeita, harmoniosa, amável é essa comunhão. Nunca há uma quebra, uma erupção; é perfeita, harmoniosa. Mas para nossa surpresa, na Sua comunhão chegaram a uma conclusão: por causa do Seu amor querem ampliar essa comunhão. Eles querem incluir o homem na Sua comunhão. Não em Sua divindade, mas na Sua comunhão. E isso é perfeitamente acordado pelo Pai e pelo Filho no Espírito. Eles querem fazê-lo, Eles querem estendê-la para o ser humano. Você se lembra de que Deus criou o ser humano à Sua própria imagem, à Sua semelhança. Por que Ele fez isso? Ele não criou nada dessa forma, mas apenas o homem; Ele o criou à Sua própria imagem. Isso não seria porque Ele o tinha em mente, porque Ele queria estender Sua própria comunhão ao homem? Por isso Ele criou o homem à Sua própria imagem, dando-lhe a possibilidade de receber Sua própria vida divina, porque a vida é a única condição, uma e única condição, para que possa se juntar àquela comunhão. É uma comunhão em vida, em vida divina, e nada menos do que a vida divina pode entrar naquela comunhão. Por isso Ele criou o homem à Sua imagem e capacitou-o para receber Sua vida divina. O homem é a única criação em todo o universo que pode receber a vida de Deus nele. Os anjos não podem, os animais não podem, as montanhas não podem, o mar não pode, mas o homem foi criado com essa capacidade. Se o homem tivesse recebido Sua vida não criada, então ele se juntaria à Sua comunhão e estaria capacitado a desfrutar daquela perfeita comunhão. A vida é uma e única condição. Mas para realizar isso não é uma tarefa fácil. Para trazer o homem para Sua comunhão o Pai teve de dar Seu Filho. Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito. Nós ainda somos muito fracos para entender que sacrifício, que amor, que entrega o Pai fez. Ele deu Seu Filho unigênito. Alguém que é tão unido com Ele, Alguém que tanto O agrada. "Este é Meu deleite, em quem tenho prazer", e ainda assim Ele entregou Seu Filho unigênito.

E qual o preço que o Filho pagou por isso? Ele entregou Sua vida, não apenas Sua posição junto ao trono. Ele esvaziou a Si mesmo, abandonou Sua glória e honra, veio a este mundo, tomou a forma humana, no espírito de um servo, por amor e obediência ao Pai até a morte, e morte de cruz. Que preço Ele pagou por essa comunhão! E o Espírito Santo usa toda a Sua energia, com toda paciência, para trazer Cristo a nós, não apenas para nos gerar, mas para nos transformar de acordo com a imagem do Filho de Deus, Jesus Cristo. Que nível de amor o Espírito Santo está desempenhando! E tudo isso com uma razão: para que o caminho possa ser aberto para a humanidade entrar, para se juntar a essa mais exclusiva comunhão no universo.

Quanto mais você pensa sobre isso, quanto mais você medita nisso, mais fica surpreso. Por que Deus faria tal coisa? Sabemos muito bem que tipo de amor está por trás disso, mas que responsabilidade! Frequentemente olhamos para a Primeira Carta aos Coríntios como uma carta muito negativa, porque ela trata com todo tipo de testemunho, pecado, mundo, carne, incredulidade, desordem, confusão, divisões. É uma carta muito negativa. É muito melhor falar somente sobre Efésios. Mas ela não começa negativamente, e sim com a mais positiva declaração do universo: "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo…".
É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que explicite a autoria do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA