terça-feira, 4 de setembro de 2012

LUIZ FONTES - CRISTO a pedra, na qual a Igreja está sendo edificada

Luiz Fontes Publicação: 26/08/2012 Em Mateus no capítulo 16 e o versículo 18, o SENHOR JESUS disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e os portais do Hades não prevalecerão sobre ela”. Nenhum outro texto bíblico, tem dado motivo a tantas e tão variadas interpretações. Creio que só o SENHOR pelo Seu ESPIRITO poderá nos ajudar a compreender essa grandiosa revelação da Sua santa e poderosa Palavra. Para entendermos esse assunto, precisamos atentar para o contexto dessa preciosa perícope que se estende do verso 13 ao 20, e deve ser entendida à luz das circunstâncias do momento e em termos do propósito visado pelo SENHOR JESUS CRISTO. O SENHOR JESUS estava a seis meses do final do Seu ministério. Ele estava a caminho do Monte hermom, o monte da transfiguração. Nesse momento, Ele antevia o iminente desfecho que o aguardava. Sua meta era preparar aqueles ingênuos e desavisados discípulos, isto é, aqueles doze que Ele escolhera. O propósito do Mestre amado, era conscientizá-los, quanto à real concepção de Sua divindade, e, também, quanto à missão que se lhes reservava. Mateus diz que o SENHOR JESUS juntamente com os doze, retirou-se para as bandas da Palestina, à região da cidade de Cesaréia de Filipe. Em determinado percurso, perguntou-lhes quem dizia o povo ser Ele? Ouve variadas concepções e, então, interroga-os: “Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?” – (Mt 16.15). Pedro enfaticamente declarou: “Tu és o CRISTO (MESSIAS, literalmente, Ungido), o Filho do DEUS vivo”. Essa declaração de Pedro não era algo puramente humano. Note que o SENHOR JESUS disse: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus”. Há um detalhe que todos nós precisamos saber. Qual era realmente o nome de Pedro? No Evangelho de João há um detalhe que precisamos considerar. No capítulo 1, nos diz que André, que era irmão de Pedro, o levou a SENHOR JESUS, e quando Pedro chegou ao SENHOR, veja o que o SENHOR JESUS disse a Pedro: “Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” - (v.42). O SENHOR JESUS passou a chamá-lo de “Cefas” (Pedro). O Nome de dele não era “Simão Barjonas”. O termo “Barjonas” vem de dois vocábulos: Bar – “filho”; Jonas – era de origem hebraico, que significa “pomba”. Traduzindo, o SENHOR JESUS estava dizendo a Pedro que ele era “filho de Jonas”. Só que aqui, precisamos lembrar que o nome do pai de Pedro era “Jonas” - (Jo 1.42). Os grandes eruditos, dizem que na Palestina, naquele tempo do SENHOR JESUS, o nome de “Jonas” era um nome muito comum. Então, o que o SENHOR JESUS quis dizer com “Simão Barjonas?” – que Pedro era “um qualquer”, uma pessoa “comum”. E, foi àquela pessoa comum, que o Pai revelou quem era o SENHOR JESUS. Em Mateus 11.25, o SENHOR JESUS exclamou em adoração: “Graças te dou, ó Pai, SENHOR do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos”. Aqui, o Pai estava revelando quem era Seu Filho. Esse Filho, era o CRISTO. Ninguém pode de si, e por si mesmo, pode saber quem é JESUS. O Homem precisa de uma revelação de DEUS, porque CRISTO é um mistério. CRISTO é DEUS dentro da criação. Agora, observe na sequência dos textos de Mateus 16, que o SENHOR JESUS diz: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Estamos diante de um texto, que muitos o tem vilipendiado. Preste muita atenção na composição gramatical do original grego, como esse texto foi escrito. O SENHOR JESUS diz assim: “kagw de soi legw oti su ei petrov kai epi tauth th petra oikodomhsw mou thn “e Eu porém a ti digo que tu és Pedro e sobre esta a pedra edificarei de mim a ekklhsian kai pulai adou ou katiscusousin authv” Igreja e (as) portas do Hades não terão força contra ela”. Quando o SENHOR JESUS diz “Tu és Pedro”, Ele usa o termo “Petros” – que no grego é um substantivo feminino singular da 3ª pessoa. Mas, quando Ele diz: “sobre esta pedra” – o termo é “petra”, é um substantivo masculino plural, da 2ª pessoa. É interessante você perceber que Mateus os distinguiu, mui expressivamente. Então, é evidente que Pedro não é a pedra. Lingüisticamente, Petros é um fragmento, pedaço, porção da petra, a rocha, a massa pétrea, a sólida e extensa laje, na metáfora do SENHOR JESUS, de que Pedro seria parte. Fazendo essa analise textual, fica claro entender o que realmente o SENHOR JESUS estava declarando. Observando atentamente, podemos ver que a ênfase do SENHOR JESUS, não está no pronome, nem tão pouco no verbo, e ainda menos no predicado. Pois, se fosse no pronome, o SENHOR JESUS estaria conferindo dignidade especial a Pedro como autoridade única. Quando Ele diz: “Edificarei” - (oikodoméso, composto de oîkos — casa, e doméo, cognato de démo — construir), futuro do indicativo, metafórico, comparando a Igreja a um edifício, ainda por ser erguido. O SENHOR elaborou um projeto organizacional da Igreja, que só viria a assumir feição objetiva ou concreta na ação do ESPÍRITO SANTO no Pentecoste, o divino Paracleto a dirigir os apóstolos em sua consolidação. Quem edifica a igreja é CRISTO. A palavra que tem que ser pregada na igreja é CRISTO, crucificado. A igreja não é edificada por nada que não seja CRISTO. Nada que não revele CRISTO, nada que não traga visão maior da pessoa e obra de CRISTO. O ministério existe na igreja para mostrar CRISTO. Que sejamos guardados nessa verdade! Uma outra declaração que não podemos jamais desprezá-lo, pelo contrário, devemos dar a ela a maior atenção, é quando Ele diz: “A minha igreja” - (mou tèn ekklesían): específica, distintiva, peculiar. O que, porém, significa o termo igreja nesta passagem? Introduzido já desde a Septuaginta, traduzia os verbetes hebraicos qahal e ‘eda(h), que designavam a congregação do povo de Israel, provindo do verbo kaléo — chamar, e a preposição ek — fora de, na forma substantiva ekklesía (latim ecclesia, evoluído para o vernáculo Igreja), aplicado a assembléia de representantes do povo. A comunidade dos fiéis seguidores do SENHOR JESUS, em sua identificação com Ele, não uma organização, nem santuário ou templo; mas, um organismo vivo, constituído de pessoas, as quais são os membros, que biblicamente são chamados Corpo de CRISTO, o qual Ele, é O Cabeça. A igreja é propriedade do SENHOR JESUS. A primeira clareza que Paulo teve quando ele caiu na estrada de Damasco (At 9) e ficou cego foi isto. Quando ele ouve aquela voz, ele tinha tanta convicção a respeito de quem falava, que ele faz a pergunta usando uma expressão impressionante. Ele usa a palavra Iavé (Jeová), que é o nome de DEUS no Velho Testamento. JEOVÁ é o DEUS da aliança. Quando ele cai naquela estrada, você se lembra do relato em Atos 9, ele pergunta: “quem és Tu, JEOVÁ?” Traduzido na nossa bíblia por “SENHOR”. Ele diz: “Quem és tu, SENHOR?” Ele está perguntando: “quem és Tu IAVÉ?” É importante você se deter na resposta que o SENHOR JESUS vai dar a ele, porque é uma resposta que tem duas faces. Quando aquele voz diz: “Eu sou JESUS”. Agora, preste atenção: Quem é JESUS? É IAVÉ. É O DEUS encarnado. Então, essa é a primeira parte da resposta. E aquela voz continua assim: “a quem tu...”. A Palavra do SENHOR JESUS no caminho de Damasco, governou toda a visão e o ministério de Paulo. Nessa experiência, Paulo teve duas visões ao mesmo tempo. Primeiro: que o JESUS é IAVÉ. Nenhum judeu admitiria isso. Quando o SENHOR JESUS disse lá em João 10.17-20¸ da Sua identificação como Filho de DEUS, aqueles judeus fariseus disseram que Ele tinha demônio. Paulo era um desses fariseus, que não podia admitir isso. IAVÉ encarnado? Isso para Paulo seria inadmissível. Então ele ouve a voz dizendo: “egw (Eu) eimi (Sou) ihsouv (JESUS)”. JESUS é DEUS. Essa foi a primeira parte da visão de Paulo. Agora, vamos a segunda: “a quem tu persegues”. Mas Paulo não estava perseguindo JESUS. Paulo estava perseguindo os seguidores de JESUS. Os cristãos. Havia levado carta para encarcerar, matar se fosse preciso, e qual a outra verdade que ele entendeu por essa voz? Que JESUS está no seu Corpo. Que o Corpo de JESUS é um com Ele. Que quem toca no Corpo de CRISTO, toca em CRISTO. Em Efésios, Paulo o descreve como “o novo homem da nova criação, no qual CRISTO JESUS é O cabeça, individual, singular”. Portanto, não esqueça, que Paulo viu as duas coisas ao mesmo tempo. JESUS é IAVÉ, e o Corpo de CRISTO é o próprio CRISTO. É por isso que em 1 Coríntios 12, ele usa uma expressão muito interessante. Ele fala assim: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a CRISTO”. Aqui ele usa uma expressão tremenda. Ele diz assim: “assim também com respeito a CRISTO”. Veja o quanto esse versículo é impressionante. Paulo está usando a linguagem corporativa. Prosseguindo nessa maravilhosa exposição acerca da pedra, na qual a Igreja está sendo edifica; e ate aqui, temos visto que essa pedra é CRISTO. O SENHOR JESUS disse em Mateus 16 e o versículo 18: “E os portais do Hades não prevalecerão sobre ela” - Do grego: Kaì pýlai há(i)dou ou katischýsousin autês. Linguagem figurada, agora em termos de um reduto fortificado, uma fortaleza imponente, com suas portas (pýlai) monumentais e, por certo, suas muralhas inexpugnáveis, como eram as cidades fortes da época. Mas, e Hades (há(i)des), impropriamente traduzido como inferno? Quer entre os gregos, de onde procede o termo, quer entre os judeus (tradução do vocábulo She´ôl), era o lugar onde subsistiam os mortos, justos ou ímpios, metáfora para a morte e seu poder aniquilátorio. Note que o SENHOR JESUS disse: “Não prevalecerão sobre ela” - (ou katischýsousin autês): o verbo katischýo é composto da verbalização do substantivo ischýs — “força”, “poder”, e da preposição integrante katá, literalmente: abaixo ou contra, intensiva, devendo traduzir-se por: superar, suplantar, prevalecer sobre. É a afirmação de que o pequeno rebanho, pobre e inexpressivo, sob a direção de homens humildes, não seria aniquilado pela morte, isto é, a Igreja, o povo de DEUS, jamais deixará de subsistir até a consumação dos séculos. A exegese sadia, objetiva, imparcial deste texto, em seu contexto, autorizará estas precisas conclusões quanto à Igreja do SENHOR JESUS CRISTO: Sua constituição estrutural: Compõem-na Pedros, isto é, individualidades pétreas, pessoas de fé inabalável e testemunho irredutível a confessar o SENHOR JESUS CRISTO como Soberano Rei de sua consciência, vitalizada pela graça de DEUS e iluminada pelo Evangelho puro; Sua dinâmica operacional: Não embasada na força, nos poderes humanos, nos recursos materiais, na eficiência de máquina administrativa e organização secularizada, mas na potência da fé em CRISTO, no poder do testemunho cristão, na fidelidade a DEUS, na obediência integral a Palavra do SENHOR. Nessas palavras, vemos a garantia solene de CRISTO de que os Seus, sofreriam ante inimigos e perseguidores brutais, mas jamais seria destruída, desafiando os séculos, testemunhando eficazmente. Os portais da morte não aniquilarão, jamais, Sua Igreja, pois poderoso é DEUS, que em tudo a escudará, preservará, abençoará, fará triunfante. E, o impressionante, é que, Ele decidiu edificar sua Igreja no território do inimigo, que é o mundo, cujos poderes estão organizados em “principados, ...potestades, ...príncipes das trevas deste século, ...hostes espirituais da maldade” – (Ef 6.12). Graças a DEUS que o fundamento da Igreja é CRISTO. A Igreja está sendo edificada em CRISTO. Ele é o elemento vivo no qual ela está sendo edificada. Agora, veja bem, Nós só podemos tocar no assunto Igreja na medida da nossa compreensão do assunto CRISTO. Nossa mensagem não é a Igreja. Nós pregamos a CRISTO. Quando pregamos a CRISTO, temos a igreja.

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