sábado, 7 de outubro de 2017

O ESPÍRITO DA CRUZ. 69 –DISCERNINDO – DONS DE TALENTOS

DISCERNINDO – DONS DE TALENTOS

Os dons e talentos não são as mesmas realidades. Os dons são espirituais, e, os talentos, naturais. A origem dos dons é o Espírito Santo agindo no espírito regenerado dos filhos de Deus. Os talentos são capacidades naturais da nossa alma.

Os talentos focalizam a glória da pessoa dotada, enquanto os dons, a glória de quem os dotou. Nós podemos perceber a diferença entre o dom e o talento, examinando para quem vai a glória. Se a pessoa requer o seu reconhecimento na apresentação de um evento qualquer, então, estamos frente a um talentoso. Se alguém sai da cena, depois de ter sido usada em um momento glorioso, e, dá toda glória a Deus, isto é um dom.

O talento é humano, o dom é divino. O talento promove a admiração do artista, o dom, a adoração do Seu Autor. Orgulhar-se dos dons rouba a bênção de Deus no uso deles. O dom não é do crente, mas do Espírito. O crente pode ser usado, por Deus, com os Seus dons, mas ele não pode ser ousado a ponto de admitir que a glória lhe pertence.

Os talentos normalmente beneficiam aos artistas; os dons, ao corpo de Cristo. Os dons são ferramentas espirituais para a edificação da igreja. Não existe dom espiritual para autopromoção pessoal. Harry Kilbride disse muito bem que os melhores dons são os que beneficiam todo o corpo. Não se encontra muita gente pedindo o dom de liberalidade. Vejam que nem sempre queremos ser usados pelo Espírito, mas beneficiados por Ele.

Mas os dons são manifestos para a glória de Deus e a edificação da igreja. Na vida cristã, não há dom que promova o bem estar pessoal, que não esteja ainda vinculado ao bem estar coletivo. Os membros do corpo cooperam para o bem estar do corpo todo.

Os talentos sempre exigem uma plateia para se exibir, mas os dons buscam o corpo de Cristo para poder edificá-lo. O Espírito Santo nunca age corporativamente numa pessoa que não tenha nascido de novo. Não existe dons espirituais naqueles que não são espirituais e não há vida espiritual em quem não tenha sido crucificada com Cristo.

A vida espiritual, zoe, é decorrente da morte de nossa vida psique, na cruz com Cristo, e do implante miraculoso, pela fé, da vida ressurrecto de Cristo em nós. Assim, os dons espirituais são consequência da vida espiritual de Cristo em nós e nunca o resultado da vida adâmica. Não há dom espiritual em gente soberba e insubmissa ao Senhor.

Muitos confundem dons espirituais com poderes latentes da alma; confundem, por exemplo, clarividência com profecia; autossugestão e hipnose com dons de cura; a fé com pensamento positivo, e, por aí vai. Só que a alma pode reagir, em muitos aspectos, como se fosse espiritual. Parece espiritual, contudo é apenas a psique simulando.

Mendigos, cuidado com talentos “espiritualizados” e poderes latentes da alma fingindo dons espirituais. Pai, dá-nos o dom do discernimento.

Do velho mendigo, GP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA