segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

OS DEVERES DA MULHER NO CASAMENTO

Introdução:

Texto: I Pedro 3:1-7

A palavra de Deus apresenta o perfil da mulher virtuosa, capaz de construir a grandeza do seu lar, a felicidade do esposo e a dos filhos. O apóstolo Pedro apresenta as responsabilidades no casamento de ambos, marido e mulher, estabelecendo assim um padrão divino para a família.

Este padrão deve ser seguido também pela mulher cujo marido não é convertido, para que ela o veja um dia, transformado pelo poder do nome de Jesus, graças ao seu testemunho de vida cristã.

Ilustração: “Certa vez uma irmã foi visitar uma outra irmã da igreja cujo marido não era convertido. No meio da conversa, a irmã dirigiu-se ao marido da amiga e disse-lhe: O senhor precisa tomar a sua decisão ao lado de Cristo para se tornar um crente como sua esposa! Logo, o homem retrucou dizendo: a senhora pensa que minha mulher é mais crente do que eu? Eu não leio a Bíblia, ela também não lê; eu não oro, ela também não ora; eu me irrito, ela também se irrita; eu falo palavrões, ela também fala!” Observe que a influência daquela mulher como cristã era nula e o resultado não podia ser outro.

A vida de uma mulher realmente cristã é um sermão eloqüente. Salomão ao referir-se a essa mulher cuidadosa e espiritual disse: “O seu valor muito excede o de rubis” Pv.31:10.

Todavia, a inobservância da Palavra e o descuido quanto aos deveres a serem praticados, têm cooperado, para que as desavenças, os desacordos, os dissabores e as amarguras culminem no pedido de separação e do divórcio, entristecendo o coração de Deus e dando um mau testemunho à sociedade que espera o melhor da família cristã, porque acredita que ela, por possuir uma vida bíblica seja diferente no tratar desse e de outros assuntos espirituais na família.

Quanto ao homem, vimos que deve submeter-se incondicionalmente a Cristo, devido à natureza santa e amável do Mestre.

Se o marido é capaz de exigir da esposa coisas que contrariam a santa vontade de Deus, a esposa não deverá se submeter. Poderá encontrar-se em situação em que se veja forçada a obedecer antes a Deus que ao marido, especialmente se este não se submete a Cristo: “Mas importa obedecer a Deus do que aos homens” Atos.5:29.

Quais são os deveres que uma mulher cristã deve reconhecer e colocar em prática para tornar o seu casamento e a sua família felizes?

1 – A MULHER CRISTÃ DEVE AMAR O SEU MARIDO (Tito 2:3-4)

“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos”.

Por amor, a esposa cuida do seu marido com delicadeza e respeito. Por amor, também o estimula de modo distinto, dedicando-lhe todo o seu afeto sincero e leal. Por amor, tudo faz para agrada-lo, auxiliando na construção de um lar feliz. Por amor, evidenciado em palavras e atos, a mulher pode cativar seu marido, tornando-se a sua predileta e mais amada das mulheres, desde que o marido não seja um homem desumano e desnaturado. A Bíblia diz: “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido”.

FT.: O que mais a mulher cristã deve fazer para tornar o seu casamento feliz?

2 – A MULHER CRISTÃ DEVE RESPEITAR O SEU MARIDO (Pv. 18:22;19:14)

Falamos anteriormente sobre o respeito que o marido deve à sua esposa.

A esposa crente, que ama a Deus, obedece a Palavra e ama o seu marido, não encontrará dificuldades em atender a esse preceito divino, pois reconhece a sua importância para o bom relacionamento e para uma vida feliz. Conhecendo esse propósito Salomão concluiu que: “... a mulher prudente vem do Senhor”.

FT.: O que mais a mulher cristã deve fazer para tornar o seu casamento feliz?

3 – A MULHER CRISTÃ DEVE SER FIEL AO SEU MARIDO (Mc. 10:6-9)

Fidelidade significa lealdade e firmeza nas afeições e sentimentos, por isso o homem deve ser fiel à sua esposa ou marido de uma só mulher. De igual modo, a mulher deve ser esposa de um só homem.

Ora, um corpo só pode ter uma cabeça. Esse preceito é ensinado por Jesus e seus apóstolos: “...anciãos, como já te mandei; alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher... (Tito 1:6)”.

Precisamos nos conscientizar que o compromisso e a base para um casamento sólido e duradouro e que, um dia comprometemo-nos em sermos fieis um ao outro, até que a morte nos separe.

Ef. 5:33 “Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido”.

FT.: O que mais a mulher cristã deve fazer para tornar o seu casamento feliz?

4 – A MULHER CRISTÃ DEVE CUMPRIR COM OS DEVERES CONJUGAIS (Hb.13:4)

A mulher casa tem para com o seu marido deveres conjugais, pois um dos propósitos do casamento é evitar as relações sexuais ilícitas, ilegais, e imorais.

Nesse sentido, o ensino para a mulher é o mesmo para o homem. Os direitos e deveres conjugais, as liberdades do casal, as abstinências ou separações temporais estão preceituados em I Cor. 7:2-5 que diz: “mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido. O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência”, ambos devem aceitar e colocarem em prática.

A semelhança do consenso que o Senhor Jesus deseja que haja na igreja, o casal também é chamado a vive-lo em I Corintios 1:10 “Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer”.

Uma vez observadas e praticadas, essas e outras recomendações bíblicas, muitas batalhas serão vencidas, a harmonia será restaurada e a alegria voltará a fazer parte da vida a dois.

Essa prática manterá sobre a família a bênção do Senhor Deus!

CONCLUSÃO:

O apóstolo Paulo, na sua primeira carta aos Corintios, no cap. 9:3, ensinou-lhes o seguinte: “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará”.

A mulher cristã é especial porque tem uma palavra especial, tem um Deus especial e tem um Senhor especial na sua vida que é Jesus. Por isso, deve ser especial na vida do seu marido e dos seus filhos e, a melhor maneira de tornar essa felicidade real no seu casamento é reconhecendo e colocando em prática o seu papel de esposa:

1 –AMANDO O SEU MARIDO;

2 –RESPEITANDO O SEU MARIDO;

3 –SENDO FIEL AO SEU MARIDO;

4 –CUMPRINDO COM O MARIDO OS DEVERES CONJUGAIS.

Que o Todo Poderoso a ajude nesse processo de vida espiritual que transforma o casamento e abençoa vidas!

Um comentário:

  1. eu tenho ouvido centenas de mensagens a respeito da mulher sabia; todavia encontrei algo muito curioso nas entre-linhas deste versiculo a Biblia fala muita coisa a respeito das virtudes da mulher, podemos encontrar muitos versiculos em proverbio 31:10 ao 31 mas meditando noverso que diz que a Mulher sabia eedifica sua casa compreendi que o autor sagrado não estava falando do lar e sim falando diretamente com a mulher e seu relacionamento com o Pai celeste . meu nome é suely obrigado pelo texto bem explicativo.

    ResponderExcluir

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA