segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O PAPEL DO MARIDO

A família controlada pelo Espírito Santo deve estar sempre atenta ao manual divino sobre a conduta humana, que é a Bíblia; ela fornece instruções explícitas sobre como a família deve funcionar. O diagrama a seguir ilustra os diversos papéis do homem, segundo o planejamento divino. A maneira como o homem assume e se desincumbe dessas tarefas irá determinar sua contribuição para a felicidade e o bem-estar da família.

A) O HOMEM COMO CABEÇA DA FAMÍLIA.

A primeira determinação de Deus para o homem foi a de chefe de família. O texto de Efésios 5:23 afirma que: “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo”. Este mesmo princípio é repetido em I Coríntios 11:3. Sempre que falamos sobre o homem como cabeça do lar, há uma tendência para se confundir esse papel com a velha idéia paternalística, onde o pai é ditador; mas não coincide com o ensino bíblico. .

O princípio da liderança divina sempre é colocado diante de nós mesclado em amor. O Senhor Jesus nos guia, orienta, toma decisões por nós e assume responsabilidades por nós, sempre com um espírito de amor e alta consideração, mantendo em todo o momento um supremo interesse pelo nosso bem. .

A diferença entre o simples exercício da chefia no lar e uma chefia exercida em amor, é que, quando o marido é obrigado a tomar uma decisão, deve exercer essa prerrogativa com amor. Um chefe de família que ama os seus tomará suas decisões tendo sempre em vista o bem da família. A autoridade que o marido exerce na família não deve ser: .

(1) Uma ditadura. Muitos homens interpretam erradamente Efésios 5:23 para justificar atitudes e comportamento autoritário no casamento. Gritam, mandam, exigem obediência com tamanha imposição, capaz de ser olhado com medo e não com amor pela esposa; .

(2) Uma garantia de respeito automático.

. É verdade que foi Deus quem determinou que o marido é o cabeça do lar. Exercer a autoridade, entretanto, requer sabedoria, ou a família lhe negará o devido respeito; .

(3) Um individualismo. Autoridade não quer dizer que o marido tem de tomar todas as decisões sozinho. Embora chefia envolva autoridade, isto não implica que a esposa deva ser alijada sob a alegação de que é incapaz de decidir ou ajudar ao marido. Autoridade é responsabilidade, liderança e exemplo. A autoridade do marido sobre a esposa é espiritual e lhe é conferida por Deus. .

Cinco observações importantes no momento de se tomar decisões: .

(1) Nunca tome uma decisão sem ouvir e examinar a opinião da esposa; .

(2) Ore sempre, pedindo a Deus sabedoria (Tg. 1:5); .

(3) Analise sempre a sua motivação ao tomar uma decisão. Será ela para o bem de minha esposa? Ou está sendo inspirada por um desejo egoísta e preconceituoso?; .

(4) Use sempre tato na tomada de decisões. Um homem inteligente não irá alienar de si os familiares que ama; .

(5) Uma vez tomada a decisão, não volta atrás cedendo a pressões (acessos de raiva, frieza, etc.) .

. Entretanto, mantenha-se acessível a outras evidências que possam mostrar que a decisão tomada tornou-se obsoleta, e uma mudança se faz necessário. Pelo plano de Deus, o homem deve tomar as decisões finais. .

À medida que a família cresce, a tomada de decisões se torna mais difícil. Como a esposa atua como gerente do lar – estando em maior contato com os filhos e as questões da casa - tende a tomar decisões, com base nessa perspectiva. O homem então tem que analisar as sugestões dela, mas de uma perspectiva mais ampla. A esposa sábia saberá entender a decisão do marido, se não puderem fazer uma viagem de férias. .

Pode ser que ele esteja pensando em gastos futuros com impostos ou consertos necessários na casa. Um dos mais difíceis aspectos do relacionamento humano é justamente esse, de tentar enxergar as coisas pelos olhos de outrem. O ideal é que o casal, à medida em que o amor amadurece, aprenda a ver as coisas do mesmo modo, a despeito das diferenças de temperamento. .

Uma observação para os homens sobre submissão Não é fácil para uma mulher de vontade forte submeter-se a um homem “em tudo”. Se ela for de temperamento forte, mesmo que seja cheia do Espírito Santo, terá que esforçar-se muito para se submeter a ele. O marido, pode colaborar procurando ser justo e examinado detidamente o ponto-de-vista dela, e às vezes aceitando-o, quando for possível, sem ceder em seu papel de cabeça da família. O marido sábio é homem bastante para reconhecer que, muitas vezes, as idéias da esposa são melhores que as suas. Com relação ainda à submissão da esposa, é que ela terá mais facilidade para respeitar o marido, se ele for um bom líder. Em todos os temperamentos existe um ponto fraco no que se refere à liderança, e que o homem precisará fortalecer. Os coléricos têm uma liderança agressiva e forte, e precisam cultivar mais compaixão e consideração pelos outros. .

Os sangüíneos tendem a ser incoerentes, tomando decisões precipitadamente, que, às vezes, a esposa tem dificuldade de executar. Eles precisam, aprender a tomar menos decisões, porém decisões mais deliberadas, e imprimi-las com mais sabedoria. Os melancólicos tendem a ser legalistas exigentes, que até talvez gostassem de retornar ao Antigo Testamento, e mesmo assim ainda acharia alguma coisa para criticar. Eles precisam procurar ser líderes reconhecidos pela sua “doce sensatez”. Os fleumáticos precisam esforçar-se para exercer uma liderança mais agressiva (leia mais sobre este assunto no livro Temperamentos Transformados de Tim Lahaye, Ed. Mundo Cristão). .

Muitas vezes, quando os filhos estão na adolescência, época em que precisam tomar decisões e avaliações importantes para a vida, o pai prefere chegar do serviço, ir direto para o seu canto e trabalhar, ou seja, abdica da posição de chefe da família, em favor da esposa. Finalizando, o amor e o respeito andam sempre juntos, um não pode persistir por muito tempo sem o outro. Para manter o amor da esposa, o marido tem que conquistar o respeito dela. .

B) O MARIDO COMO O AMADO DA ESPOSA.

Depois de Deus, o grande amor da vida de um homem deve ser sua esposa. O mandamento diz que ele deve amá-la mais que a seu próximo: “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef. 5:25). E com relação ao próximo, deve amá-lo “como a si mesmo”. O que é amor? Todos concordam que é um sentimento. Mas, quando se trata de saber de onde ele vem e como uma pessoa o obtém, as respostas são várias. Sendo um sentimento, o amor é uma força motivadora que leva à ação, e, por isso, a melhor maneira de analisá-lo é ver o que ele faz. O diagrama a seguir baseia-se em I Coríntios 13:4-8, e aplica-se principalmente ao amor do marido pela esposa, pois descreve a maneira como ele irá tratá-la, se estiver controlado pelo Espírito Santo. .

- Paciente. Você pode perguntar: “Amo minha esposa, mas às vezes fico tão impaciente com ela. Qual será a razão?” O problema, é que nesses momentos de impaciência, você ama mais a si mesmo do que a ela. Senão seria mais paciente. O verdadeiro amor é paciente e perseverante. .

- Benigno. A mulher é emocionalmente mais forte do que pensamos. Ela suporta mágoas e dores melhor do que os homens. Mas no lar, ela é extremamente sensível a maldade por parte do marido e dos filhos. E isso se aplica principalmente no que diz respeito ao falar. O amor é o prêmio do amor. .

- Generoso. O verdadeiro amor é generoso e sente um grande prazer quando o cônjuge obtém sucesso na vida. O amor generoso se manifestará também na maneira como o casal gasta o dinheiro; como recebe; como contribui para a igreja e projetos sociais etc. A melhor maneira de se receber amor é dar amor. .

- Humilde: Um espírito de orgulho é um verdadeiro destruidor do amor e, portanto, não pode ter vez na vida de um homem controlado pelo Espírito Santo, cujo amor o leva a esquecer-se de si mesmo e de seus “direitos”, a fim de atender às carências emocionais da mulher. .

- Atencioso. Se Jesus Cristo, que é a própria personalização do amor, estivesse aqui na terra hoje, trataria todas as mulheres como damas. Os maridos não podem fazer menos para com suas amadas que têm o seu nome. .

- Sem egoísmo. O egoísmo destrói um casamento. A pessoa antes de casar deve examinar atentamente o “quociente de egoísmo” do futuro cônjuge. Se ele não for egoísta, suas raivas e temores serão bem mais controladas. A pessoa mais difícil de se amara durante longo período de tempo não é aquela que é feia ou sem personalidade, mas a egoísta. A felicidade depende muito de aprendermos a dar de nós mesmo a outros, dar de nosso tempo, talentos e bens. .

- Afável. A desarmonia, o mau gênio e irritabilidade comum a tantas famílias serão substituídos pelo terno amor e paz do Espírito Santo. Este amor não se mostra super-sensível, não se ofende com facilidade, nem é defensivo. Nunca reage com ira ou hostilidade, seja verbal ou emocionalmente. Os lares mais equilibrados são aqueles que se acham sob o controle do Espírito Santo. .

- Confiança. O ciúme, a desconfiança é um cruel feitor. É finito, geralmente, da insegurança de um cônjuges. Que tem um temperamento que tende para tais pensamentos deve sempre procura analisar tudo através da lente de aumento do amor. Um espírito de amor não somente está pronto a andar a Segunda milha, mas também a perdoar. O amor próprio, pelo contrário, é rápido para condenar. .

- Sincero. A mentira é prejudicial a qualquer tipo de relacionamento humano. O homem que começa dizendo à esposa pequenas “mentirinhas”. O verdadeiro amor não somente é sincero, mais ainda faz tudo que pode para sincero – em palavras e atos. .

O amor é um ser vivo que precisa de alimento, água e cuidados especiais. Ele precisa sempre ser reavivado. .

Uma fórmula de três etapas, é importante para manter acessa a chama do amor: .

(1) andar no Espírito; .

(2) nunca ficar pensando muito em mágoas, ofensas e injúrias, nem nos pontos fracos do cônjuge; .

(3) duas vezes ao dia, durante três semanas, dar graças a Deus por qualidades positivas de seu cônjuge. .

Se o marido conservar na mente o quadro que expressa o que Jesus fez, foi e é para a igreja, ele amará a sua mulher com amor profundo. E mais que isto, assim como Jesus conduz a igreja à santificação constante, do mesmo modo se colocará ao lado da esposa como veículo de santificação e não de tropeço para a sua vida. Assim como Jesus não teve a sua vida por preciosa para Si mesmo, pelo contrário, deu-a como meio requerido para fazer da Sua igreja aquilo que Ele sempre quis que ela fosse, da mesma forma o marido não deve poupar esforços no sentido de levar a sua esposa não só a conhecer melhor o segredo de um relacionamento perfeito consigo mesmo, mas também como conhecer melhor a Deus e viver mais no centro da Sua suprema vontade. .

C) O marido como provedor.

Desde o início, ao homem foi dada a responsabilidade de ser o ganhador do sustento da família. Disse Deus a Adão: “Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás” (Gn. 3:19). No Novo Testamento, há o seguinte ensinamento para os homens: “Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo” (I Tm. 5:8). .

É plano de Deus que o marido trabalhe para prover as necessidades da sua família. A ele cabe a responsabilidade de alimentar, vestir e educar seus filhos. O homem foi provido de ombros mais fortes, o que naturalmente dá-lhe condições de, se necessário corresponder ao trabalho árduo e à preocupação de trabalhar e adquirir os bens materiais necessários ao sustento da sua família. .

Um sintoma do colapso moral da família em nossa geração é facilidade com que o marido passa esta responsabilidade à esposa. Tal fato prova um grande desvio do padrão divino, sendo seus efeitos altamente prejudiciais à vida familiar.

. Por outro lado, o provedor controlado pelo Espírito Santo não pode ser um homem preguiçoso, mas também não pode estar obcecado pela idéia de adquirir bens. Antes ele deve buscar “em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33). Neste texto há duas coisas importantes: .

(1) Não é errado um crente se interessar em obter sucesso nos negócios. Mas, se este seu interesse superar o amor pelas coisas espirituais, aí tanto ele como a família estão sujeitos a enfrentar graves problemas; .

(2) Deus não irá darlhe tudo, numa bandeja de prata, sem que trabalhe. .

O homem é extremista por natureza, e Satanás procurará destrui-lo ou de uma forma ou de outra: pela preguiça no caso de alguns, ou pelo excesso de trabalho. Com relação ao excesso de trabalho muitos homens têm se escondido atrás desse excesso, para não ter que cultivar sua vida espiritual e a de sua família. Feliz é o homem que compreende que o emprego é um bem que Deus lhe confiou. Quando o homem coloca o Senhor em primeiro lugar, à frente do seu trabalho, nunca será privado do seu sustento. .

D) O marido como administrador do lar Em I Timóteo 3 temos um excelente exemplo para o administrador do lar cristão. É um exemplo que deve ser visto não só por bispos, ou ministros do Evangelho, conforme o texto, mas por todo responsável pela sua família, o marido. .

Este exemplo é visto nos seguintes pré-requisitos: .

(1) Alguém que “governe bem a sua própria casa”; .

(2) Alguém que crie os filhos” sob disciplina, com todo o respeito”. .

O marido é instruído a liderar bem a sua casa. Esse poder não é necessariamente exercido por injunções específicas, mas é a influência silenciosa de uma vida consagrada. Assim os membros da família seguem o exemplo do marido e pai e então são felizes. .

O marido é responsável pelos princípios que governam o orçamento do lar. Para tanto deverá buscar a orientação do Senhor pois, “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Sl. 127:1). .

É dever do marido também cuidar da manutenção da casa e dos objetos que compõem seu imobiliário. O ideal seria que todo o homem tivesse algum princípio de conhecimento que o habilitasse a lidar com instalações elétricas, marcenaria etc., de sorte que não tivesse de pagar alguém para fazer pequenos reparos. Infelizmente existem homens que não sabem sequer trocar uma lâmpada. Se o marido não se preocupa com as coisas que se quebram não demorará muito até que sua casa fique em ruína. .

E) O marido como sacerdote A função do homem mais negligenciada nos dias de hoje é exatamente aquela que era predominante nos tempos antigos – o sacerdote da família. A Bíblia nos diz, em Efésios 5, que o marido está para a esposa, assim como Jesus está para a Igreja. Se Jesus é o nosso Sumo Sacerdote, então o marido é o sacerdote de sua casa. .

A verdade é que na maioria dos lares é a mulher que cuida do ensino religioso dos filhos durante os primeiros anos. Mas, se pai não mostra interesse pelas coisas espirituais, quando os filhos atingem a adolescência a probabilidade de morte espiritual é extremamente elevada. Foi plano de Deus fazer do marido o guia espiritual da família, o sacerdote representante de Deus, velando pelo bem eterno da mesma. O pai cristão deve se conscientizar que pode manifestar Deus a seus filhos através da sua confiança, fé e ações. Antes de preocupar-se em suprir os filhos de recursos financeiros, o pai deve estar ocupado em prover-lhes um exemplo de santidade e de submissão integral à vontade de Deus. O cabeça da família deve, pois, refletir a imagem do Deus a quem serve. .

Consideremos alguns modos pelos quais o homem cumpre sus função de sacerdote do lar: .

(1) deve ser um homem controlado pelo Espírito Santo; .

(2) deve ter disciplina no estudo diário da Bíblia deve dirigir a devocional com os filhos. .

O sacerdote da casa também tem de orar por sua esposa. No dia de pentecostes os discípulos foram revestidos de poder porque estavam juntos orando. A oração criou entre eles uma comunhão tal que eram “unânimes”, e essa unidade de pensamento trouxe-lhes poder. Quando um homem ora pela e com a esposa, goza de maior comunhão com ela. O homem que deseja ser um com sua esposas precisa orar por ela e com ela. .

O homem-sacerdote que cumpre fielmente suas responsabilidades espirituais terá muitas alegrias. Ele está colocando em torno de sua família um cinto de proteção, que os protegerá contra os males deste mundo. .

DO LIVRO FAMÍLIA CRISTÃ SEMEADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA