segunda-feira, 18 de maio de 2015

Provérbios de Salomão: 2:22

"Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados."

O crime não compensa! O pecado não compensa! Tolice não compensa! Homens e mulheres que escolhem um estilo de vida perversa serão caçados e destruídos por Deus e pelos homens. Este provérbio é áspero, mas é verdadeiro. A escolha é sua - se você escolhe seguir o homem ímpio ou a mulher estranha em seus perversos caminhos, você terá escolhido o caminho da dor e da morte.

Salomão havia descrito a busca zelosa da sabedoria e de todos os bons caminhos(Pv 2:1-9). Em seguida ele descreveu um grande benefício da sabedoria que é o de ser livrado do homem mau (Pv 2:10-15), e da mulher estranha (Pv 2:16-19). Finalmente ele descreve uma bênção positiva da sabedoria no que diz respeito a andar no caminho dos homens de bem e guardar os caminhos dos homens justos (Pv 2:20).

Qual é a recompensa de se obter a sabedoria, evitar o homem mau e a mulher estranha e seguir o estilo de vida de homens bons e justos (Pv 2:10-20)? São as bênçãos de Deus e dos homens sobre a sua vida que leva à segurança e ao sucesso. Você estará seguro e terá uma vida longa e próspera (Pv 2:21). Tanto Deus quanto os homens punem os praticantes do mal e, por isso, o crime não compensa.

A tranquilidade é uma coisa maravilhosa. Você a compreende? Você a tem? Ela significa estar livre da perturbação ou da agitação; de desfrutar a serenidade e a calma; de provar a quietude e o sossego. A tranquilidade é a recompensa graciosa por viver uma vida justa (Pv 1:33; Pv 3:21-26; Pv 4:7-8; Sl 25:12-13; Sl 112:6-8; Is 26:3-4; ITm 6:6; IPe 3:10-12).

O rei Nabucodonosor da Babilônia foi o maior rei na história do mundo. Ele tinha mais honra, prosperidade e sucesso do que os demais reis. Mas ele era orgulhoso e não dava a Deus qualquer louvor ou agradecimento. Ele era um pecador, e ele oprimia os pobres. Daniel o avisou para que deixasse os seus pecados de forma a estender a sua tranquilidade. Como ele não se humilhou e não seguiu o caminho dos homens de bem, ele passou os sete anos seguintes como um animal, literalmente (Dn 4:27-33).

Ló escolheu se misturar com os homens deste mundo, mas ele trouxe a ruína para a sua família em uma das histórias mais depravadas da Bíblia (Gn 13:12-13; Gn 19:1-38). Saul pensou que poderia permitir o temor do homem, a impaciência e a inveja em sua vida; mas ele e os seus filhos foram mortos no mesmo dia e cravados a uma parede pelos filisteus (ISm 31:8-13). Tanto os homens quanto as suas famílias foram cortados da terra e arrancados dela pelas raízes. Este provérbio é áspero, mas verdadeiro.

Alexandre o Grande viveu uma vida arrogante de violência, e ele não viveu nem metade dos seus dias, como Deus havia prometido para tais homens perversos (Sl 55:23). O tempo não nos permite escrever a respeito de James Dean; Jimmy Hoffa; Marilyn Monroe; Princesa Diana; Elvis Presley; Martin Luther King Junior; Jim Morrison; Janis Joplin; Jimi Hendrix; e muitas outras pessoas perversas como eles.

O aviso de que poderiam ser cortados e desenraizados não se aplica somente para às pessoas que costumam sair com prostitutas e rebeldes semelhantes. O Senhor Jesus Cristo usou este tipo de linguagem ao descrever os líderes religiosos dos Seus dias, que escolheram as tradições de homens e comportamento politicamente corretos ao invés da Sua doutrina de justiça e de verdade. Ele disse aos seus discípulos que eles seriam desenraizados e que eles nada mais eram do que guias de cegos (Mt 15:12-14).

Não importa se a sua vida agora é boa. Se você continua se envolvendo em comprometimento mundano ou perversidade, Deus cortará e desenraizará você e a sua família da terra. Se a sua vida agora é boa, ela não vai durar! Se a sua vida é ruim agora, ela vai piorar muito mais! Estenda a sua tranquilidade escolhendo uma vida reta e perfeita (Pv 2:20-21)!

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA