sexta-feira, 15 de maio de 2015

Provérbios de Salomão: 2:2

"Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento.'

Ouvindo e amando, submetendo e apaixonando, são essenciais à sabedoria e ao entendimento. Você está disposto a pagar o preço? Salomão relacionou as qualificações pessoais necessárias à aprendizagem da sabedoria, e dois destes, que se encontram neste versículo, são a submissão e a paixão (Pv 2:1-4). Você inclinará os seus ouvidos à correção e à instrução? Você empenhará suas emoções na busca dos mesmos?

O que significa inclinar os ouvidos à sabedoria? É se submeter às instruções verbais de outros. A maioria das pessoas não faria isso. Eles são orgulhosos demais para ouvirem a outros, acomodados demais em seus caminhos para mudarem, ocupados demais para terem um tempo para isso, e preguiçosos demais para se concentrarem numa lição verbal. Eles não se sujeitariam a inclinar os seus ouvidos para ouvirem e obedecerem a instrução de outra pessoa.

Israel se recusou a dar ouvidos aos profetas de Deus, o que os levou à destruição pelos babilônios (IICr 24:19; IICr 33:10; Ne 9:29-30; Jr 13:11). Os judeus taparam os seus ouvidos para não ouvirem os apóstolos e Estevão (At 5:33; At 7:57), o que os levou à destruição por Roma. Eles não quiseram a sabedoria de Deus em ambos os casos, e por isso se afastaram para não ouvirem.

Hoje em dia, a maioria dos cristãos não dão ouvidos. Eles querem entretenimento e fábulas, mas não a pregação bíblica. Paulo avisou a respeito de ouvidos que coçam, não suportando a sã doutrina e se afastando da verdade (IITm 4:3-4). O aumento de pessoas nas adorações contemporâneas da igreja se dá no meio daqueles que buscam emoções. Batem palmas ao ‘rap’ de Jesus, mas não querem ser corrigidos e instruídos por pregações bíblicas. Eles desprezam a sã pregação, mesmo quando advertidos a respeito (ITs 5:20).

Se você não está disposto a ouvir a pregação com uma mente preparada (Is 55:3; At 17:11), você nunca encontrará a sabedoria; e Ele tirará de você aquilo que você pensa que tem! Se você não acredita nisto, você já ignora o Jesus da Bíblia (Lc 8:18)! E a sua oração também se tornará abominável (Pv 28:9); tome cuidado com o que você ouve! Não é de se admirar que Jesus dissesse: (Mt 13:9; Ap 2:7, 11, 17 e 29; Ap 3:6, 13 e 22)!

Se a criança não dá ouvidos aos seus pais, ele está a caminho de uma vida contundente. Seus pais têm mais sabedoria do que ela pode medir ou apreciar, e muito menos adquirir. Os pais já viveram a sua vida antes dela e tiveram muitos anos para refletirem sobre isto. Mas porque uma criança deveria inclinar os seus ouvidos aos seus pais, se eles mesmos não inclinam os seus ouvidos à palavra de Deus?

O que significa aplicar seu coração ao entendimento? É o escolher amar a instrução e a verdade mais do que qualquer outra busca terrena. Seu coração é o centro de suas afeições e você deve dirigir suas afeições para as coisas lá do alto, no entendimento e na sabedoria (Pv 8:17; Cl 3:2). Deus prometeu que seria encontrado por aqueles que O buscam de todo o coração (Jr 29:13).

Mas existe um grande problema hoje em dia. Por causa da iniquidade, o amor de muitos esfriou (Mt 24:12). A grande maioria dos cristãos tem mentes inconstantes - buscando o amor de Cristo e o mundo - o que é perigoso e impossível (Tg 1:8). Deus rejeita a possibilidade de dois senhores (Mt 6:24), e uma abordagem morna (Ap 2:4; Ap 3:16). Ele odeia o adultério espiritual (Tg 4:4)!

Homens sábios oram a Deus para que Ele dilate os seus corações para poderem aprender mais (Sl 119:32). Eles oram a Ele para que incline os seus corações à Sua palavra e os afaste do mundo (Sl 119:36; Sl 141:4). Eles se alegram e regozijam no Senhor (Sl 37:4; Jr 9:23-24), o que os leva a se separarem das distrações mundana e buscarem a sabedoria com toda a vontade (Pv 18:1).

Considere as palavras duras e sóbrias de Estevão à sua geração. Ele clamou, "Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis (At 7:51). Preste atenção! Eles fecharam o coração como também o ouvido à verdade! Eles haviam violado as duas partes no nosso provérbio de hoje! Caro leitor, você está disposto a inclinar os seus ouvidos e aplicar o seu coração à sabedoria de Jesus Cristo? Se não, você continua sendo um tolo.

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA