sábado, 16 de maio de 2015

Provérbios de Salomão: 2:15

"Seguem veredas tortuosas e se desviam nos seus caminhos."

O mundo está maluco! Quando os homens rejeitam o conhecimento de Deus e a Sua palavra, eles correm sofregamente para os caminhos tortuosos e os caminhos dos obstinados. E amam a tortuosidade desses caminhos e as suas obstinações! Se você tenta corrigi-los e fizer com que voltem para o caminho reto e o caminho certo, eles vão lhe odiar por isso! O mundo está louco! E todo filho de Deus é um estrangeiro aqui.

Os homens do mundo chamam os crentes de ''certinhos''! E eles estão com a razão! Os crentes chamam os homens mundanos de ''tortuosos''! E eles também estão com a razão! O pecado distorceu o coração e a mente do homem e, por isso, os homens mundanos mergulham nos caminhos tortuosos e nos caminhos que descem para o inferno. Somente o temor do SENHOR salvará o homem da sua tortuosidade e da sua obstinação pelo mundo.

A longa sentença de Salomão aqui, explica as virtudes salvadoras da sabedoria, do conhecimento, da discrição e do entendimento (Pr 2:10-17). Estas dádivas de Deus o protegerão do mal e do homem perverso (Pv 2:12). Caminhos tortuosos são estilos de vida que se apartam daquilo que é certo; eles são desonestos, errados e perversos. Caminhos perversos são estilos de vida que são desarrazoados, perversos e maus. Caminhos tortuosos e perversos tem o mesmo sentido. Eles significam o que é errado e o que é obstinado (Pv 3:32; Pv 4:24; Pv 6:12; Pv 8:8; Pv 11:20; Pv 17:20; Pv 21:8; Dt 32:5 e 20; Sl 18:26; Sl 101:4; Sl 125:5; Is 59:8).

Dê glórias a Deus! Quando os homens rejeitam a óbvia demonstração da existência de Deus na criação natural, e não forem agradecidos pela bondade Dele, Ele escurece as suas mentes e os entrega a práticas imundas para praticarem coisas inconvenientes (Rm 1:18-32; Ef 4:17-19). Quanta inconveniência? Muito tortuoso e perverso! Muito erro e maldade! Se dizem sábios, já poucas semanas depois de terem aprendido a não sujarem suas fraldas (Rm 1:22); e fazem imagens de insetos para adorarem, ao invés do Criador (Rm 1:23). Considere o caminho mais tortuoso e perverso de todos! Deus os confunde e os desonram entre si, realizando vis perversões com pessoas do mesmo sexo (Rm 1:24-27).

Em seguida Ele os entrega a pensamentos e atos para desonrarem suas raças (Rm 1:28-32). Relações sexuais ilícitas, cobiças, malícias, invejas, assassinatos, enganos, fofocas, filhos rebeldes, rompedores de alianças, e implacabilidade são alguns dos seus caminhos e práticas. Estão "sem entendimento" e "sem afeição natural". Não só praticam tais coisas como tem o prazer de estar com e eles e olhando e aprovando aqueles que os fazem!

Leitor cristão, se a verdade fosse dita, como você bem sabe, o seu coração e mente depravada desde Adão, é tão tortuoso e perverso como qualquer um. Até Paulo afirmou, "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum ..." (Rm 7:18). Mas existe um novo homem dentro de nós, criado em justiça e verdadeira santidade, com o qual devemos nos revestir (Ef 4:24).

Pela graça de Deus, não devemos nos conformar com o mundo, mas sermos transformados dele (Rm 12:1-2). Deus os chamou para uma forma de vida diferente! Paulo convocou os santos para serem "... filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo " (Fp 2:15b). Leitor, você é tão diferente do mundo quanto deveria ser? Não deveria haver, nem mesmo, qualquer semelhança!

Como podemos realizar isto? Pela sabedoria, conhecimento, discrição e entendimento (Pv 20:10-11)! Onde encontrar tais preciosidades? Na Palavra de Deus, é claro! Amamos os preceitos de Deus como sendo corretos em todos os assuntos, e odiamos os caminhos falsos (Sl 119:128). Não há atalhos; e não há trapaças. A única sabedoria na terra está na Bíblia (Is 8:20)!

Houve apenas um Homem, cujos caminhos foram perfeitamente retos, e os Seus caminhos perfeitamente corretos. Não havia nenhuma tortuosidade ou perversidade Nele. Paulo afirmou que Jesus foi "... santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores ..." (Hb 7:26b). E o que este mundo fez com Ele? Zombaram Dele e O torturaram, antes de O pendurarem com pregos numa cruz; e fariam a mesma coisa novamente, se tivessem uma nova oportunidade. E desejam o mesmo para os Seus seguidores.

Mas na próxima vez que Ele vier, Ele não virá para morrer numa cruz para os seus eleitos; Ele virá com ferocidade para destruir os Seus inimigos. Não haverá clemência e nem misericórdia a ser dada naquele dia, quando o juízo estará sendo derramado sobre os tortuosos e os perversos. Clamarão em vão pela Terra Mãe deles, "disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?" (Ap 6:16 e 17; IITs 1:7-10).

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA