domingo, 2 de junho de 2013

C. H. Spurgeon - O que é nascer de novo?

 


Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
1 João 5:4

Este novo nascimento é misterioso ponto para todos os homens. Se você pregar qualquer outra coisa exceto o novo nascimento você vai sempre se dar bem com seus ouvintes, mas se você insistir que, para entrar no céu, deve haver uma mudança radical, embora seja esta a doutrina da Escritura, isto é tão impalatável para humanidade em geral, que você dificilmente vai conseguir fazê-los ouvir.

Ah! agora vocês retrocederão se eu começar a lhes dizer, que "se não nascerem da água e do Espírito, não podem entrar no reino dos céus." Se eu lhes disser que deve haver uma influência regeneradora exercida sobre suas mentes pelo poder do Espírito Santo, então eu sei que vocês vão dizer: "isso é o entusiasmo." Ah! mas é o entusiasmo da Bíblia. Aqui eu me firmo; e por isso vou ser julgado. Se a Bíblia não diz que devemos nascer de novo, então eu desisto, mas se isso acontece, então, senhores, não há porque desconfiar da verdade sobre a qual paira a sua salvação.

O que é então nascer de novo? Muito resumidamente, nascer de novo é ser submetido a uma mudança tão misteriosa, que palavras humanas não podem descrevê-la. Como não podemos descrever nosso primeiro nascimento, por isso é impossível para nós descrever a contento. "O vento sopra onde lhe apraz, e ouves o som dele, mas não sabes donde vem, nem para onde vai;. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito". Mas enquanto isto é tão misterioso, é uma mudança que é conhecida e sentida. As pessoas não nascem novamente quando eles estão na cama dormindo, de modo que não possam conhecer isto. Eles sentem, eles experimentam. O poder da eletricidade, pode ser misterioso, mas que produz um sentimento, uma sensação.

Assim, o mesmo acontece com o novo nascimento. No momento do novo nascimento a alma está em grande agonia, muitas vezes afogada no mar de lágrimas. Às vezes, isto é uma bebida amarga, aqui e ali misturada com doces gotas de esperança. Enquanto nós estamos passando da morte para a vida, há uma experiência que ninguém, mas o filho de Deus pode realmente entender. É uma mudança misteriosa, mas, ao mesmo tempo, é uma forma positiva. É tanto uma mudança, como se este coração fosse tirado de mim, com gotas de sangue saindo dele, então é lavado e purificado e colocado em minha alma novamente. É "um novo coração e um espírito reto:" um mistério, mas ainda uma mudança real!

Deixe-me dizer-lhe, além disso, que essa mudança é sobrenatural. Não é aquilo que um homem opera em si mesmo. Não é largar a bebida e se tornar sóbrio, não é deixar de ser católico para ser um protestante; não é sequer a mudança de um não conformista em anglicano, e nem de anglicano para não conformista. Isto é algo vasto muito maior do que isso. É um novo princípio que trabalha infundido no coração, entra na alma, e move o homem inteiro. Não uma mudança do meu nome, mas uma renovação da minha natureza, para que eu não seja mais o homem que eu costumava ser, senão um novo homem em Cristo Jesus. É uma mudança sobrenatural - algo que o homem não pode fazer, e que somente Deus pode realizar - algo que a própria Bíblia não pode operar sem a ajuda do Espírito de Deus - algo que a eloqüência de qualquer ministro pode fazer surgir - algo tão poderoso e maravilhoso, que deve ser confessou ser o trabalho de Deus, e de Deus somente. Aqui é o lugar para observar que esse novo nascimento é uma mudança duradoura.

Os Arminianos nos dizem que as pessoas nascem de novo, então caem em pecado, levantam-se novamente, e se tornam cristãos novamente – tornam a cair no pecado, perdem a graça de Deus, então em seguida, apostatam novamente - caem no pecado uma centena de vezes em suas vidas, e assim perdem a graça e a recuperam. Bem, eu suponho que é numa nova versão da Escritura em que você lê isso. Mas eu li na minha Bíblia que, se os verdadeiros cristãos pudessem cair, seria impossível renová-los novamente para arrependimento. Eu li, aliás, que onde quer que Deus começou uma boa obra ele vai conduzi-la até o fim, e que quem Ele ama uma vez, ele ama até o fim.

Se eu simplesmente tiver sido reformado, eu posso ser um bêbado ainda, ou você pode me ver atuando no palco. Mas se eu realmente nasci de novo, com a verdadeira mudança sobrenatural, eu nunca cairei, eu posso cair em um pecado, mas não vou cair, definitivamente, eu permanecerei de pé enquanto a vida durar, sempre seguro; e quando eu morrer será dito:

"Servo de Deus, trabalhaste bem.
Descansa do teu abençoado trabalho;
Lutou a batalha, ganhou a vitória;
Entra no teu repouso de alegria. "
Não se enganem, meus amados. Se você imaginar que foi regenerado, e se tiver se afastado de Deus, será mais uma vez nascido de novo, você não sabe nada sobre o assunto, porque "aquele que é nascido de Deus não vive no pecado". Isto é, ele não peca tanto a ponto de cair da graça", não lhe é possível viver como o mundo mais,  porque Deus o guarda, de modo que “o maligno não lhe toca”. Feliz é o homem que está realmente e de fato regenerado, e passou da morte para a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA