segunda-feira, 29 de abril de 2013

PASTOR CLÁUDIO MORANDI - A PREPARAÇÃO DA NOIVA


Mensagens da Palavra de Deus

sábado, 27 de abril de 2013


Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Apocalipse 19:7-8.
A Nova Jerusalém de apocalipse 21 e 22 estão representando a perfeita e gloriosa igreja que será unida a Cristo no final dos tempos. Hoje vamos estudar a preparação da noiva e para isso nós vamos voltar nossa atenção para um dos retratos mais bonitos da noiva de Cristo em toda a Escritura, que é Rebeca. Em Gênesis 24 é uma narrativa amorosa nos ensinando como o Espírito de Deus corteja a noiva para Jesus e a apronta para o casamento final nos céus. Os quatro personagens principais dessa terna história de amor são: Abraão que Representa Deus, o Pai. Abraão é homem de fortuna imensurável. Na Bíblia, riquezas falam de dinheiro e fartura de propriedades. Abraão tinha ambas as coisas em grande abundancia. Ele ilustra Deus, o Pai, que possui todos os animais. Salmos 50:10  Pois meus são todos os animais do bosque, E os gados sobre milhares de outeiros.
O segundo personagem é Isaque, o filho de Abraão. Isaque é uma imagem maravilhosa do Senhor Jesus. Jesus e Isaque são as únicas pessoas em toda a Bíblia citados como filho unigênito (João 1:18 e Hebreus 11:17). Tanto Isaque como Jesus são chamados de “a semente prometida”. Ambos tiveram um pai rico. Ambos tiveram nascimento milagroso. Ambos foram obedientes até a morte. Ambos foram oferecidos em sacrifício por seus pais no monte Moriá, e ambos herdaram todas as coisas de seus pais. E nós quando cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo, estamos Nele, e se estamos em Cristo somos herdeiros da promessa. Gálatas 3:29. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
Outro personagem é Rebeca, e ela é a imagem digital daquela jovem bonita, a noiva de Cristo. E por fim temos o Servo (Eliézer). Esse homem tem um papel fascinante na história. Ele representa o Espírito Santo e é enviado por Abraão. O Espírito foi enviado à Terra por Deus, o Pai. O servo foi investido com toda a autoridade de Abraão. Ele foi enviado em nome de Abraão para revelar seu filho a sua noiva recém-encontrada. Observem que através da história, o nome do servo nunca é citado. Sabemos em Gênesis 15:2 que seu nome é Eliézer, que significa “Deus é nossa ajuda”. É significativo que o Espírito seja chamado de “o Consolador”, que significa aquele que vem para ajudar alguém. Desde o primeiro encontro com Rebeca, ele conta a ela de onde vem, por que está ali, e então tudo o que ele faz é falar de Isaque e Abraão. Em resumo, o trabalho do servo é simplesmente contar a noiva tudo sobre noivo, não sobre si mesmo. Do mesmo modo, o Espírito Santo não fala de Si mesmo. Ao contrário, Ele engrandece o Noivo e o Pai do Noivo. Ele também corteja a noiva para o Noivo. João 15:26 e 16:14  Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Irmãos a história se abre, o servo encontra Rebeca perto de um poço ao final do dia. O poço é o lugar de águas frescas. É aí que a noiva de Cristo sempre é encontrada, buscando satisfazer sua sede espiritual. Sede fala de desejo espiritual. De acordo com a Bíblia, o servo pede água a Rebeca. Esse episódio contém fortes ecos da conversa de Jesus com a samaritana em João quatro. Jesus pediu a mulher que lhe desse de beber, assim como o servo faz com Rebeca. Ponto importante: o Senhor Jesus está sedento por uma noiva. E o Espírito de Deus está gerando essa sede. Vamos olhar agora as características de Rebeca. Ela é linda. A noiva de Cristo é bela aos olhos do Espírito e do Filho, “sem mancha nem ruga ou coisa semelhante”. Ela é virgem. Ela não flerta com outros amores. Ela não está buscando outros deuses. A noiva de Cristo é imaculada, pura e simples, prometida somente a Cristo. Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. 2 Coríntios 11:2.
Rebeca é bondosa, generosa e obediente. Rebeca ofereceu água para o servo de Abraão e seus dez camelos. Um camelo pode beber quarenta galões de água. Rebeca não tinha uma torneira. Ela precisou tirar água do poço manualmente. Imagine o trabalho que ela deve ter tido. Aqui está esta bela jovem. Suas mãos certamente devem estar sangrando por ter que puxar a corda do poço tantas vezes. A dor em suas costas a estão matando. Ele transpira por causa do calor e do trabalho. Como seu Esposo, a noiva de Cristo tem um coração diligente e dadivoso. Rebeca abriu seu coração para o servo, e permitiu que o servo ficasse em sua casa. A noiva de Cristo dá as boas-vindas ao Espírito Santo. Hebreus 3:7-8a. Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
O servo de Abraão gentilmente oferece presentes a Rebeca. Ele então pede permissão para pernoitar na casa de seu pai. Rebeca consente. Na manhã seguinte, o servo explica por que veio para essa terra. E conta a história de Abraão, sobre como ele o enviara para encontrar uma noiva para seu filho e por que ele acredita que Deus escolheu Rebeca para ser essa noiva. Então ele pede permissão aos pais de Rebeca para levá-la ao filho de Abraão. Sua família concorda que ela vá, mas querem que ela permaneça com eles por mais dez dias antes de partir. Mas vejam a resposta do servo: Não me detenhais, pois o SENHOR me tem levado a bom termo na jornada; permiti que eu volte ao meu senhor. Gênesis 24:56b.
Em outras palavras o servo estava dizendo: “não me atrapalhem. Ela vai agora, ou não vai mais”. Até que os pais de Rebeca perguntaram-lhe: “Você quer ir com este homem?” Sua resposta foi chorando: “Sim”. Que lindo! Gênesis 24:58 Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei.
Observe que foram aqueles mais próximos de Rebeca que quiseram impedi-la de ir. Isso também é verdade para você. Quando o Espírito de Deus o convida, “Vem, segue-me”, a escolha é sua, mas você será tentado a desistir. Rebeca teve de pagar um preço para seguir o servo. Ela deixou tudo o que lhe era familiar; e permitiu que o servo a levasse para um lugar onde ela nunca havia estado antes. Irmãos, qual é o chamado da noiva de Cristo nessa hora? É este: Você deixará tudo que é confortável para você? Tudo o que lhe é familiar? Você deixará a Caldéia para que possa gozar das riquezas de Isaque? Você permitirá que o Espírito de Deus o leve a um lugar onde nunca esteve antes? O coração disposto de Rebeca é o que faz com que ela seja tão preciosa e bela. Ela estava disposta a abandonar tudo para seguir o servo de Abraão e encontrar o noivo que nunca o tinha visto. Jesus nos lembra em Mateus 10:37-38 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Esse relato é difícil de entender. Temos que nos perguntar: o que exatamente a levou a tomar uma decisão tão radical? A resposta é: “Foi o testemunho do servo”. O servo convenceu Rebeca a deixar tudo para casar-se com Isaque. De fato, o testemunho do servo foi tão convincente que ela começou a se apaixonar por Isaque antes mesmo de vê-lo. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João 16:15. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA