sexta-feira, 8 de março de 2013

Nem Religião, Nem Conhecimento





Os adeptos de religiões em geral se acomodam às normas e rituais de suas doutrinas e acabam transformando a sua vida espiritual em uma rotina rígida e estéril. Isso pode ocorrer com um cristão, com um hindu ou com um budista, que não se dão conta de estar mergulhados em um mórbido sono espiritual. Neste sono, eles sonham que são pessoas profundamente espirituais e que estão atingindo, por seu próprio esforço, a iluminação e a libertação de suas almas.
Estas pessoas podem ser encontradas fazendo oferendas no interior dos templos orientais, em meditação nos mosteiros, prostradas em direção a Meca, em peregrinação para os lugares santos e até mesmo nos bancos de algumas igrejas cristãs.
Os adeptos da espiritualidade personalizada ou free-lancers, por outro lado, estão mais interessados em adquirir conhecimento e no benefício físico e mental de certas práticas espirituais.São pessoas que, ao se oporem às religiões formais, adotam uma atitude exatamente contrária de insubmissão e investigação permanentes. São dominados pela inquietude intelectual, que os impede de alcançar o verdadeiro propósito da busca espiritual.Esse propósito é o de nos reconciliarmos com Deus e amarmos os nossos semelhantes como a nós mesmos.
Os free-lancers espirituais são encontrados nos ashrams dos gurus da moda, em salas fechadas invocando espíritos, em seus quartos, debruçados sobre uma pilha de livros ou praticando técnicas avançadas de magia e projeção astral.
A verdadeira espiritualidade entretanto está muito além da religiosidade e dos possíveis benefícios proporcionados pelo conhecimento espiritual. Ela implica essencialmente na restauração da alma humana, operada segundo a boa e perfeita vontade de Deus. Essa transformação pessoal, embora requeira o firme compromisso e a expressa manifestação da vontade do individuo em mudar, não é operada por quaisquer práticas espiritualistas a que ele possa se dedicar, mas unicamente pela graça de Deus.
Mas mudar pra que? A psicologia afirma que a única mudança de que precisamos é a de nos tornarmos quem realmente somos. Mas quem realmente somos?
Alguns filósofos e ocultistas afirmam que o sentido da vida é realizarmos a nossa maior potencialidade, isto é, nos tornarmos tão poderosos e independentes quanto formos capazes. Mas qual é o preço deste poder e desta suposta autonomia?
Jesus entretanto afirma simplesmente que devemos nos tornar perfeitos, como perfeito é o nosso Pai, em cuja semelhança fomos criados. Se fomos criados perfeitos, à imagem do Pai, é este então o único sentido possível para uma verdadeira mudança, através da qual seremos quem realmente somos, ou seja, resgataremos a nossa verdadeira identidade espiritual, segundo a qual fomos criados.
Não temos entretanto ideia de como fomos originalmente criados, mas Deus nos deu um modelo perfeito, que é Cristo. Cristo foi o único homem perfeito que habitou a Terra e por isso Ele é o único modelo em quem podemos seguramente nos inspirar para mudar.
Ao contrário do poder adquirido por meios próprios, cujo preço é a escravidão àqueles de quem o obtemos e depois a morte espiritual, o potencial que despertamos ao nos tornarmos semelhantes a Cristo é inteiramente gratuito e nos transforma em seres verdadeiramente livres.Somente em Cristo podemos nos reunir a Deus e encontrar a verdadeira vida.
Uma árvore se conhece pelos seus frutos. Se o objetivo de crescermos espiritualmente é o de nos tornarmos criaturas melhores do que somos hoje, então a medida  pela qual podemos avaliar o nosso crescimento é através dos bons frutos que produzimos.
Mas o que são os bons frutos? Embora haja um consenso mais ou menos estabelecido socialmente do que seja bom, não podemos por nós mesmos avaliar corretamente se uma ação que praticamos é realmente boa ou ruim por quaisquer critérios subjetivos ou morais. Estes conceitos, quando meramente humanos, variam com o tempo e a cultura. É apenas através dos princípios bíblicos que podemos obter um referencial absoluto e autêntico do bem e do mal.
Jesus, Ele próprio, recusou ser chamado de bom, afirmando que bom é apenas Deus Pai, de quem Ele aprendera todas as coisas. Como podemos então afirmar que praticamos o bem se não tivermos os parâmetros absolutos para avaliarmos os nossos atos? Inúmeras vezes nos enganamos, ao julgarmos o que é bom para nós mesmos ou para o nosso semelhante.
Jesus afirmou também que as boas obras praticadas por aqueles que vivem em iniquidade não têm para Deus nenhum valor. Se todos nascemos em iniquidade, como podemos por nós mesmos fazer o bem?
A verdade é que não somos boas árvores, somos árvores imperfeitas e como tal não podemos produzir bons frutos. Quando fazemos o bem somos movidos por um senso biológico de dever ou pelo mero interesse próprio. Por isso precisamos ser restaurados pelo sangue de Cristo. É pelo jugo suave de Jesus sobre nossas vidas que aprendemos a amar incondicionalmente o nosso semelhante. Por isso Jesus nos diz que sem Ele nada podemos fazer de bom. Ou seja, se não estivermos em comunhão com Ele e se não agirmos em consonância com a vontade de Deus, expressa em sua Palavra, não há como produzirmos bons frutos.
Diversamente do que ensinam as religiões e doutrinas espiritualistas, o processo de iluminação espiritual não é harmonioso e nem sempre é pacífico e agradável. Ele requer a constante negação de si mesmo, isto é, a sujeição da própria vontade à vontade do Pai. Esta é a verdadeira humildade, que nos torna capazes de suportar a rejeição social, por parte de uma sociedade cada vez mais materialista, hedonista e egocêntrica.
Aqueles que realmente amam a Deus aprendem, através do seu Santo Espírito, que o único e verdadeiro Deus é o Senhor, que se revelou à humanidade através dos judeus e de seu filho Jesus e que apenas Ele - Jesus Cristo - é o Caminho, a Verdade e a Vida, porque ninguém vai ao Pai a não ser através dele.
 

Um comentário:

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA