sábado, 17 de novembro de 2012

Pr Dagoberto Simão Aquino - AS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS NA FAMÍLIA




“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12: 2)

A família é um projeto divino. Uma idéia que nasceu no coração de Deus, e executada por Ele mesmo. Foi um plano incluído dentro do projeto geral da criação, perfeito em todos os aspectos. A palavra “família” é de origem latina. É usada para definir um conjunto de pessoas que mantém um vínculo doméstico ou íntimo.

A cada dia fica mais difícil encontrar famílias saudáveis. Geralmente estão desmoronando. Deus não cometeu nenhum erro no Seu projeto. Ocorre que a família é formada de seres humanos imperfeitos, os quais vivem, às vezes, sob a influência maligna, e da natureza caída e perversa, sendo que só através da graça salvadora em Jesus Cristo é possível a mudança. “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus” (2 Timóteo 3: 1-4) e “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”. (Mt 7: 24-27)

O pecado maquinado por Lúcifer, e oferecido ao ser humano, é o grande causador da desestruturação do individuo e, conseqüentemente, da família. As ações das trevas continuam cada vez mais violentas, usando de vários objetos para influenciar negativamente e gerar morte na família. Sabemos que estamos rodeados de várias situações perigosas porém, vamos abordar aquelas que tem causado maior dano. Hoje, o que estamos assistindo na TV? Cenas de violência física, abuso verbal com gritarias, palavreado “chulo”, pornografia, ocultismo e satanismo, e deixamos essas cenas entrarem diariamente em nossos lares. “Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês”. e “Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz”. (Efésios 5:3 e 11 - NTLH)

Sem dúvida a TV pode prejudicar o desenvolvimento espiritual de crianças, jovens e adultos, e a própria vida espiritual da família. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4: 8).  A mídia televisiva é um dos principais instrumentos de desvalorização do lar. A família sofre assombrosamente com a revolução sexual do novo milênio. Nunca se viu o espírito da sensualidade operar com tanta velocidade como nestes dias, incentivando crianças, adolescentes, jovens e até mesmo os casais, a praticarem, de forma errada e depravada. Algo dado por Deus para ser usufruído da maneira certa e, na hora certa.

Na revista Época nº 206, de 29 de abril do ano 2003, vê-se a seguinte reportagem: “Uma jovem gaúcha ao fazer 18 anos, não ganhou um carro, como é de costume entre as famílias de classe média. Seu pai, empresário, e sua mãe cirurgiã-dentista, preferiram dar-lhe algo mais útil - uma cama de casal, acompanhado da autorização para dormir em casa com o namorado”. Será que isso influencia? O Ibope mostra que de cada três adolescentes de classe média, um têm permissão para dormir com o namorado. Nos anos 70 a primeira relação ocorria aos 20 anos de idade; hoje ocorre entre aos 13 e 16 anos.

Prevenção contra as drogas e o alcoolismo

A busca do prazer a qualquer custo e o sentido pela vida, tem levado a nossa geração a ser escravizada pelo álcool de um modo muito rápido, e pela droga também, sendo que o acesso está mais fácil do que podemos imaginar. Este salmo foi encontrado em uma cabine telefônica por um oficial de polícia em Long Beach, Estados Unidos. Foi escrito por uma jovem viciada, de 20 anos de idade.

“A droga é minha pastora, sempre terei necessidade.
Ela me faz deitar nas sargetas;
Guia-me ao lado de águas sujas:
Destrói a minha vida.
Conduz-me pelas veredas da maldade por amor do esforço;
Sim, andarei pelo vale da pobreza e temerei todo mal,
Porque a droga está comigo.
Tua agulha e cápsula tentam consolar-me;
Esvazias a minha mesa de alimento na presença de minha família;
Roubas a minha capacidade de raciocinar.
Meu cálice de tristeza transborda.
Certamente o vício me acompanhará todos os dias de minha vida.
E habitarei na casa dos marginalizados para sempre."

Verdadeiramente este é o é meu salmo. Sou uma jovem, 20 anos de idade, e, durante o ano passado, venho perambulando pela rua do pesadelo dos viciados em drogas. Quero abandonar as drogas e tento, mas não posso. A cadeia não me cura. Nem a hospitalização me ajuda por muito tempo.

As drogas e o alcoolismo representam fuga. Conhecer o Evangelho da morte e ressurreição em Cristo é o fator primordial para todos nós sermos salvos deste mundo de engano e destruição, e ganharmos o verdadeiro sentido de sermos família para gloria de Deus. “Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”. (Efésios 3: 14-20)

Conhecer e crer no amor transformador de Deus revelado em Cristo nos traz restauração, por isso não podemos desistir da família. O Senhor Jesus Cristo precisa ser a autoridade máxima da nossa família. 

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”. (Colossenses 1: 15-20)

Em seguida vem a “autoridade” do pai “porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5: 23-25). O pai deve ser o cabeça do lar, abaixo de Deus, e o provedor de suas necessidades. Prover as necessidades não significa apenas dar coisas, implica também em amar a esposa e os filhos , separar tempo para estar com eles, orar por eles e com eles. Cabe ao pai suprir as necessidades espirituais e emocionais de sua família.

Depois vem a “autoridade” da mãe. “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;  porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”. (Efésios 5: 22-23) e “Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura” (Cl 3: 18 e 19) e “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. (1 Pedro 3: 1 e 2). A mãe deve ser a inspiradora do lar, devendo estar sempre ao lado do esposo, apoiando-o no exercício de sua liderança, e sempre atenta aos cuidados dos filhos com firmeza e amor.

Conclusão:
 

Por  mais que temos enfrentado dificuldade, temos que entender o plano de Deus para a nossa família. Deus revelado na pessoa de Cristo é o ingrediente indispensável para  a nossa família vencer os invasores causado pelo pecado. No Salmos 127, Deus estabelece como podemos  descansar e entender  o plano  divino na realização da família. É Deus quem constrói a família: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” v. 1. É Deus o grande protetor da família: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” v. 1. É Deus quem supre a família, e Dele dependendo totalmente: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que aos seus amados ele o dá enquanto dormem” v. 2. É Deus quem faz prosperar a família em todas as áreas: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade” v. 3-4. É Deus quem adorna a família sabiamente: “Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado quando pleitear com os inimigos à porta” v. 5.  

Por causa do estrago do pecado em nós, nascemos em uma família espiritualmente adoecida. Jesus um dia veio fazer parte de uma família, aqui na terra, e foi para a cruz destruir o poder do pecado que habitava em nós, ressuscitou para nos dar uma nova vida para vivermos para a sua glória numa família curada. Pensando nesse principio Stephen Kaung escreveu: O propósito inicial de uma família é servir a Deus como família. Esse é o propósito de Deus. Se uma família não serve a Deus, ela perdeu o seu principal significado.
Autor: Pr Dagoberto Simão Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA