segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CHRISTIAN CHEN - Luminares no mundo (2ª Parte)

Qual é o testemunho dos cristãos no mundo?


Christian Chen

    O patrão de crescimento da igreja

    Ao estudar a história do primeiro século depois que o Verbo se fez carne, vemos que os primeiros cem anos podem ser divididos em três seções de 33 anos cada uma. Nos primeiros 33 anos, somos testemunhas de como o Verbo se fez carne e como ele veio a esta terra. Nos primeiros 33 anos vemos a Cabeça da igreja, como ele nasceu em uma manjedoura e logo cresceu verticalmente até a presença de Deus.

    Do berço até o trono, este é o patrão de crescimento da vida de Cristo. Sempre começa no berço, e conclui na coroa, o trono. Este processo de crescimento começa horizontalmente, e logo sobe verticalmente até a presença do Senhor. No entanto, este processo passa pelo caminho da cruz. Sem cruz, não há coroa. Desta maneira a Cabeça da igreja nos mostra o modelo da vida de Cristo do berço até o trono. Se este foi o caminho para a Cabeça, é também o caminho para a igreja.

    O capítulo 2 do livro de Atos nos dá testemunho do nascimento da igreja. Nos primeiros 12 capítulos, a figura mais destacada é Pedro, e nos capítulos restantes, é Paulo.

    Quando Pedro foi chamado por nosso Senhor, ele estava lançando as redes, e essa ação se converteu em sua missão. No dia de Pentecostes, ele lançou a rede, e três mil peixes entraram nela. Quando a lançou uma vez mais, entraram cinco mil peixes. Pedro tinha recebido as chaves. No dia do Pentecostes, ele abriu as portas do reino dos céus para o povo judeu, e na casa de Cornélio, ele a abriu para os gentios. O seu ministério sempre está relacionado com a fundação da igreja.

    Em seguida temos a Paulo. Ele sempre está envolvido com a superestrutura da igreja, porque Paulo era construtor de tendas. Depois que Paulo foi chamado por Deus, foi usado para a edificação da igreja. Ao estudar as suas epístolas, quando escreve aos Tessalonicenses, a igreja estava na etapa da infância. Quando Paulo escreve Romanos, Gálatas e 1ª e 2ª aos Coríntios, a igreja já tinha entrado em seu período de adolescência.

    Agora, quando chegamos ao último capítulo do livro de Atos, Paulo estava na prisão. No entanto, da prisão em Roma, ele enviou quatro epístolas: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom. Estas três igrejas já tinham alcançado a sua idade adulta; estavam preparadas para receber a revelação mais alta em toda a Bíblia.

    Em Atos capítulo 2, vemos o nascimento da igreja; em seguida o seu crescimento, e ao chegar no último capítulo, vemos a maturidade da igreja. Se quisermos conhecer os dias mais gloriosos da igreja, sem dúvida, estes correspondem ao segundo grupo de 33 anos.

    Recordem, do nascimento até a maturidade, como a Bíblia diz: "O caminho dos justos é como a luz da aurora, que vai aumentando até que o dia seja perfeito" (Prov. 4:18). O dia perfeito é o meio-dia, quando o brilho do sol alcançou a sua plenitude. Em outras palavras, os justos só vêem o sol nascente, mas nunca vêem o sol no ocaso; para eles não há pôr-do-sol. O mesmo acontece com a igreja: Todo o livro de Atos nos diz que para a igreja nos seus dias mais gloriosos, do nascimento até a maturidade, do nascimento do sol até o meio-dia, não houve pôr-do-sol.

    No livro de Atos, podemos encontrar a Pedro e a João juntos. No entanto, vocês ouvem falar de João? O Espírito Santo fez algo muito interessante. Quando Pedro se levanta, João também se levanta. No entanto, João está sempre calado. O Espírito Santo desejava preservá-lo, porque ele ia falar em outra ocasião.

    Assim, chegamos aos últimos 33 anos do primeiro século, e ali constatamos que João chega a ser a figura mais proeminente. Quando João foi chamado por nosso Senhor Jesus, ele estava remendando as redes. Isso significa que as redes se romperam, e é João quem as repara. Este é o seu ministério.

    Quando João escreve o seu Evangelho, sabemos que as redes do evangelho estavam esburacadas, e é João quem vai remendá-las. Ele vai declarar que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E não somente isso. Por meio das suas epístolas e também por meio de Apocalipse, começamos a descobrir que a igreja já não estava na sua glória de lua cheia.

    João tinha envelhecido, tinha rugas. Isso não era uma surpresa, porque nosso homem exterior definitivamente vai se desgastando. Mas João estava muito surpreso ao ver que na igreja, o corpo de Cristo, que deveria estar cheio da vida de Cristo, que deveria viver sempre jovem, agora tinha rugas e manchas.

    A igreja no livro de Atos é como se nunca envelhecesse nem tivesse manchas. Se tratarmos de entender com base em Filipenses capítulo 2 o que significa isso, o testemunho da igreja naquela época é como a lua cheia, e se desejamos retornar ao princípio, o que Deus deseja é ver a lua cheia, porque só nela vemos a imagem exata do Sol. Quando a igreja alcança a sua maturidade, significa que está sendo transformada na imagem de Cristo.

    Agora, nós podemos dizer que nos três grupos de 33 anos, os primeiros 33 anos foram os dias, os segundos 33 foram a noite e os terceiros 33 também são a noite. Mas ouçam atentamente: no segundo grupo vimos a lua cheia. Entretanto, quando chegamos às sete igrejas de Apocalipse, estas já estavam no terceiro grupo de 33 anos.

    As sete igrejas

    Depois de estudar as sete cartas em Apocalipse 2 e 3, vemos que a cinco dessas igrejas o Senhor Jesus lhes diz: "Arrepende-te". A palavra 'arrepender' é usada normalmente para os incrédulos. Mas por que a igreja precisava arrepender-se? Porque estava envelhecendo, estava sendo contaminada. Gradualmente, tinha se convertido em parte do mundo.

    Ao estudar as sete igrejas, isto nos surpreende. Por esse motivo, João tinha uma carga por elas. No dia do Senhor, embora ele estivesse longe, o seu coração estava com as sete igrejas; ele conhecia a condição delas. Ele tinha tido o privilégio de ver o nascimento e o crescimento da igreja, e o privilégio maior ainda de ver a maturidade dela. A igreja em Éfeso foi a mais espiritual e a mais madura em sua época, e quando Paulo já tinha entrado na glória, João teve o privilégio de trabalhar nesta que era a mais madura e mais espiritual de todas.

    A primeira igreja a qual o Senhor Jesus se dirige é a igreja em Éfeso. À igreja que estava em seu ápice, agora o Senhor lhe diz: "arrepende-te e faz as primeiras obras". Quais são as primeiras obras? São as coisas registradas em todo o livro de Atos. Por quê? Porque naqueles 33 anos o testemunho da igreja tinha sido como o da lua cheia.

    Qual foi o erro da igreja? É que estava muito próximo do mundo; por isso não é de surpreender que tivesse tantas manchas. E quando a igreja está próximo da nossa carne, não é estranho que ela envelheça.

    João sentia grande admiração por Pedro e Paulo. Quando Paulo morreu como um mártir pelo Senhor, a igreja estava em sua maturidade. Que gozo devia haver em seu coração! Antes da sua partida, chegou a ver que aquele maravilhoso bebê em Cristo havia crescido até a maturidade. Essa igreja se converteu em sua coroa.

    João tinha noventa ou cem anos de idade. Tinha visto o nascimento da igreja e foi testemunha da maturidade dela. E embora ele tivesse vivido uma longa vida e tivesse tantas experiências, suportou todo tipo de provações e passou por toda classe de aflições, nenhum sofrimento foi maior do que ver a igreja envelhecendo.

    Ainda havia sete igrejas, sete candeeiros. Esses candeeiros não são desta terra, mas sim dos céus; não só são de ouro, mas também celestiais. Até a igreja em Tiatira é chamada candeeiro, é chamada igreja. Cada igreja é de verdade uma igreja. Ela está ali. No entanto, o que aconteceu com elas? Eram como distintas fases da lua. Se olharmos à igreja em Tiatira, o que vemos? Vemos a lua nova. Ainda é a igreja; a igreja ainda está ali. No entanto, embora houvesse candeeiro em Tiatira, ninguém podia ver a luz nela.

    Lembro que uma vez, estando na Alemanha, visitei Frankfurt, a cidade mais corrompida da Alemanha. Encontrei ali um grupo de irmãos. No princípio, eles tinham o encargo de pregar o evangelho em Frankfurt, mas quando estava chegando a essa cidade, os irmãos queriam sair de Frankfurt e mudar-se para Stuttgart.

    Então, perguntei-lhes: "Irmãos, pensem que Frankfurt é o rincão mais escuro em todo o país. Agora, se supusermos que a igreja deve ser o candeeiro, este é o lugar onde mais se necessita de um". Eles disseram: "É que este é um lugar muito perverso, por isso queremos mover nosso candeeiro para Stuttgart". O testemunho não era exclusivo deles. Eles pensavam que eles eram o testemunho de Deus, mas se transladassem o candeeiro para Stuttgart, o que seria de Frankfurt?

    Vocês percebem a missão da igreja? Sim, a igreja é o corpo de Cristo, e ela deve abraçar a todos aqueles que crêem no Senhor. As sete igrejas são na verdade sete igrejas. Elas são sete candeeiros de ouro, e são celestiais. Com relação à realidade, no que se refere à luz, elas ainda são igrejas. No entanto o problema é este: O que acontece com o testemunho de Deus?

    Deixem-me dizê-lo desta maneira, na história dos primeiros 33 anos temos a plenitude do sol; nos segundos 33 anos, a plenitude da lua, mas quando chegamos aos últimos 33 anos, descobrimos sete igrejas representando sete fases distintas da lua, e em alguns casos na fase da lua nova.

    Entre essas sete igrejas, Esmirna e Filadélfia eram como a lua cheia; e Tiatira, a lua nova. Isso é somente no primeiro século? Sim, quando olhamos no final do primeiro século, vemos igrejas em todas as partes. No entanto, Deus deseja, antes do retorno do seu Filho, apresentar-se a si mesmo uma igreja gloriosa. Isso significa a igreja em sua fase de lua cheia, a imagem exata do Sol; transformada na imagem de Cristo.

    No entanto, ao estudar esses dois capítulos, podemos ver que essas sete igrejas não só pertencem ao primeiro século. Nosso Senhor Jesus falou com João como se estivesse dizendo-lhe: "Você viveu uma longa vida, suficiente para ser testemunha da decadência da igreja". Mas nosso Senhor viu muito, muito mais. Por quê? Porque entre essas sete igrejas, nas últimas quatro - Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia - sempre é mencionada a vinda do Senhor. Em outras palavras, estas quatro igrejas permaneceriam até a volta do nosso Senhor.

    No primeiro século, o Senhor não retornou. Então, quando a Bíblia fala a respeito de sua vinda, isto significa que de fato essas quatro igrejas permanecerão até a sua segunda vinda. Agora, quando o Senhor se dirige a Filadélfia, fala a respeito da grande tribulação; mas a grande tribulação não ocorreu ainda. Então, de uma coisa estamos muito seguros: a igreja em Filadélfia permanecerá até a vinda do Senhor, até antes da tribulação. E eles serão arrebatados.

    A história da igreja

    O que vimos antes significa que estas sete igrejas representam às igrejas do primeiro século, mas também representam às igrejas através destes dois mil anos que antecedem o retorno do Senhor.

    Deste modo, sabemos de maneira aproximada que a igreja em Éfeso representa à igreja no primeiro século; Esmirna, os séculos II e III, quando a igreja passou por grandes perseguições. A partir do século IV temos a igreja em Pérgamo (cujo nome significa 'bodas'). Recordemos que o imperador Constantino abraçou o cristianismo como religião oficial, e dali em adiante foi produzida uma união entre o mundo e a igreja. Então descobrimos que em Pérgamo está o trono de Satanás, assim como o Senhor disse naquela parábola da grande árvore onde devem aninhar as aves do céu.

    Quando chegamos a Tiatira, vemos que a igreja entra na Idade Escura. Esperava-se que o mundo visse a sua luz, mas todo o mundo entrou em trevas. A igreja foi levada cativa a Roma. A promessa para os vencedores naquela igreja é a estrela da manhã como galardão. Agora, quando se vê a estrela da manhã? Quando a noite está em sua hora mais escura. Que fase temos aqui? Sem dúvida, a lua nova.

    Mas, graças a Deus, começando deste ponto, ele está trabalhando na igreja pela restauração do seu próprio testemunho. Desde esse momento até a vinda do Senhor, ele está fazendo uma obra maravilhosa. Deus vai reedificar a sua igreja. Essa é a restauração do testemunho do Senhor.

    Recordo-me de uma história real. Um dia, o irmão Austin-Sparks fez uma pergunta ao irmão Watchman Nee: "Na Bíblia há muitas profecias. Agora, me diga, qual delas, de acordo com o seu entendimento, é a mais difícil de todas de ser cumprida?". O irmão Nee respondeu: "A que diz que o Senhor apresentará a si mesmo uma igreja gloriosa".

    Não importa quão escuro seja este dia, não importa quão baixo estejamos na fase da lua nova, Deus nunca desiste da sua obra. Por esta razão, ele está chamando os vencedores; não só vencedores individuais, mas também corporativos, para pôr o peso do Seu testemunho sobre os ombros deles. E se eles forem fiéis ao Senhor, embora sejam poucas pessoas, se forem suficientemente maduros e alcançarem essa fase da lua cheia, quando eles alcançarem a maturidade, Deus dirá que toda a igreja alcançou a maturidade.

    Depois de Tiatira temos a igreja em Sardes. Sardes significa 'remanescente'. Do século XVI, passando por Lutero, Calvino e Zwinglio, vamos vendo gradualmente a luz da lua, já não mais na fase da lua nova.

    Ao estudar a mensagem a Filadélfia, comprovamos que esta é a única que não faz recriminações, a única a qual o Senhor diz: "Eu te tenho amado". E não só isso, mas também ela sabe que já tem a coroa. Se alguém tiver coroa, isto significa que é um vencedor. Então, há dois tipos de vencedores nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse. Há vencedores individuais; no entanto, toda a igreja em Filadélfia está constituída de vencedores, e eles já têm a sua coroa.

    Na Bíblia, só Paulo sabia que já tinha a coroa. E nós sabemos que há uma só igreja que tem a sua coroa: Filadélfia. Então, irmãos, podemos nos assegurar que a igreja em Filadélfia representa a lua cheia.

    No entanto, quando chegamos a Laodicéia, temos decadência novamente, antes do retorno do Senhor. Por que houve essa decadência? Esta é uma grande advertência para todos nós. Se não houvesse um declínio depois de Filadélfia, todos diriam: "Nós somos Filadélfia". Por isso, descobrimos que há uma igreja em Laodicéia, e outra vez, não é mais lua cheia.

    E assim vemos a igreja em Tiatira, a igreja em Sardes, a igreja em Laodicéia, e também um pouco da igreja em Filadélfia. Estas quatro igrejas permanecerão até a volta do Senhor. Isto significa que, antes da volta do Senhor, alguém estará ligado a Tiatira, ou permanece em Sardes, ou vai com Laodicéia.

    Então, qual é o significado de Filadélfia? Ela representa a lua cheia. Portanto, sabemos que é a igreja de acordo com o coração de Deus. Entre as quatro igrejas, ela é a vencedora. Nosso coração deseja essa igreja.

    Recordem, Filadélfia é o nosso caminho, mas nunca deve ser nossa etiqueta. Quando usamos o letreiro de Filadélfia, é porque já nos convertemos em Laodicéia. Agora, qual é a característica de Laodicéia? Eles sabem que são ricos, estão orgulhosos, estão satisfeitos com a Filadélfia como a sua etiqueta. Sempre que usam o nome de Filadélfia como a sua identificação, já não é mais Filadélfia, mas sim Laodicéia.

    Esta é uma grande advertência: depois da lua cheia, há de novo uma queda antes da volta do Senhor. Como deveríamos tremer diante da Sua presença! É tão claro, e é por isso que nos é mostrada as sete igrejas. Descobrimo-las no primeiro século, e ao longo dos dois mil anos.

    Esta é a chamada aos vencedores. Antes da Sua vinda, qual é o caminho da restauração do testemunho do Senhor? Ele está chamando os vencedores. Até em Tiatira, você pode ser um vencedor. Madame Guyon viveu na época de Tiatira, e foi uma vencedora; o irmão Lourenço estava em Tiatira e também foi um vencedor. E embora eles só tivessem uma visão muito limitada, permaneceram ali; mas Deus os considerou vencedores.

    No entanto, se você vê a luz, saberá que temos que brilhar como a lua no universo. Nós temos que resplandecer. Mas agora o problema é este: Estamos brilhando como a lua cheia? Este é o chamamento aos vencedores. Você está disposto a brilhar como a lua cheia?

    Este é o nosso caminho, e queremos percorrê-lo com temor e tremor, porque desejamos ser fiéis até o final. Estamos esperando a volta do Senhor, passando através de muitas aflições, muitas incompreensões.

    Deixa que outros tenham suas mega-igrejas, que outros procurem a prosperidade. Você está disposto a seguir o seu Mestre, passo a passo? Então seremos transformados à imagem de Cristo, tudo por sua misericórdia. Não seja orgulhoso, porque tudo é por graça. Nunca diga: "Quão ricos somos!". Nem diga: "Quão pobres são os outros!". Se vir quão pobres são os outros, essa é a sua responsabilidade, porque você deveria enriquecê-los. Por que você também permanece pobre? Deveria comprar colírio para os seus olhos, para que possa ver.

    Este é o caminho para a restauração do testemunho do Senhor, e isso é o que o Senhor está fazendo hoje. Então, o método, de acordo com o apóstolo João, é o seguinte: quando a igreja está entrando em decadência, quando a lua já não está na sua fase de lua cheia, Deus chama os vencedores. Então, se ouvir a sua palavra, se viu a luz, não há razão para que permaneça em Tiatira.

    Hoje em dia, pela graça do Senhor, nós podemos andar no caminho de Filadélfia. Mas, lembrem-se, se não formos cuidadosos, se dermos lugar à carne, se houver orgulho, amanhã estaremos em Laodicéia.

    Um ministério completo

    A razão pela qual a igreja começou a envelhecer foi por causa da carne. A igreja começou a manchar-se por causa do mundo. Então, a cruz tem que operar profundamente na vida da igreja. A obra da cruz vai tratar conosco, de maneira que algo que não esteja de acordo com a Palavra seja eliminada. E desta maneira não haverá mais rugas nem manchas, a ordem da igreja terá sido restaurada.

    Mas isso não é o fim. Por quê? Quando o Senhor diz à igreja em Éfeso: "Arrepende-te e faz as primeiras obras", isso significa voltar para o livro de Atos. Fomos restaurados; já não há rugas nem manchas. Mas, estamos maduros? Na obra de restauração, o ministério de João é só uma parte; mas isso não significa que deveríamos desprezar o que Paulo fez. Depois que retornamos, temos que crescer. E não só crescer. Freqüentemente, somos tão 'espirituais' que já não queremos pregar o evangelho. Não! Naqueles segundos 33 anos, Paulo abriu a porta, e o evangelho foi maravilhosamente pregado.

    Então, o que significa a lua cheia? Primeiro que não há mais rugas, não há mais manchas, tudo está de acordo com a ordem bíblica. Mas, isso é tudo? Se isso for tudo, cada um de nós está qualificado como reformador. Mas não é assim; necessitamos retornar àqueles 33 anos. Por um lado temos que crescer até a maturidade, e por outro lado, temos que pregar o evangelho a todos os confins do mundo.

    Nós estamos muito felizes, porque hoje já não estamos em trevas; a Palavra de Deus é muito clara. Que o Senhor possa efetivamente falar com os nossos corações, para que sejamos capazes de entender o coração de Deus, a vontade de Deus para os tempos finais que hoje estamos vivendo.

    A palavra da vida

    Voltemos para o Filipenses 2:15, No final do versículo: "...resplandeceis como luminares no mundo". Mas não podemos nos deter aqui; se o fizermos, não saberemos nada a respeito da restauração do testemunho do Senhor. Versículo 16: "...retendo a palavra da vida". Estas duas coisas andam juntas.

    Como saber que uma igreja está na fase da lua cheia? Esta pergunta tem a ver com a forma em que estamos tratando com a palavra da vida. Por quê? Porque podemos perder a palavra da vida.

    Em outras palavras, se resplandecermos como luminares no universo, não só temos a lua cheia, mas também a palavra da vida será plena. Por isso Paulo diz: "...retendo a palavra da vida", porque se não o fizermos, a palavra da vida pode diminuir, assim como a lua cheia volta a ser lua minguante. Estas duas coisas vão sempre unidas.

    Nós pensamos que, quando Paulo tinha escrito Romanos e Gálatas, sua revelação já tinha alcançado o ápice, e que ele já não subiria mais alto. No entanto, para a nossa surpresa, do cárcere em Roma, em Efésios e Colossenses descobrimos uma maior revelação, e a mais profunda revelação é apresentada aos Filipenses. Isso é o que aconteceu. Paulo pôde escrever tais cartas. Nós nunca imaginamos que ele poderia ir mais e mais alto.

    Como Paulo resume Romanos, Gálatas, 1ª e 2ª Coríntios? A palavra da cruz. E, como resume ele o que escreveu na prisão? A palavra da vida. A palavra da vida foi edificada tendo a palavra da cruz como fundamento. Agora temos quatro conjuntos das cartas de Paulo. As primeiras duas são as cartas aos Tessalonicenses, que são como um prefácio às epístolas; em seguida as três cartas que começam com a letra T: 1ª e 2ª Timóteo, e Tito, são como um epílogo às epístolas de Paulo. Então, há um segundo e um terceiro grupo: a palavra da cruz, e a palavra da vida.

    Se usarmos uma palavra para descrever ambos os grupos, temos: o segundo, a cruz, e o terceiro, o Cristo. Então Paulo diz: "Não conheço nada, a não ser a Cristo, e este crucificado". Quando ele escreveu a carta aos Filipenses, a palavra de Deus em Paulo tinha alcançado a sua plenitude. Aqui vemos que a palavra da vida é plena.

    Agora nós sabemos como é o crescimento, porque a obra de Deus é completa. Anteriormente, Paulo experimentou o crescimento em sua vida, por isso chegou a ser uma pessoa espiritual. Mas ele não podia ajudar a outros a serem espirituais. Se quisesse ajudar a outros, ele devia receber a palavra. Só quando recebeu a palavra foi capaz de explicar a sua experiência.

    Tudo o que está relacionado com a vida, constitui a palavra da vida. Com essa palavra da vida, nós saberemos como crescer da infância, passando pela adolescência, até chegar à idade adulta. Agora não só Paulo pode ser espiritual. Graças à palavra da vida, você e eu também podemos sê-lo. Quando crescemos até a maturidade, somos transformados à imagem de Cristo. A palavra da vida nos assinala como a vida de Cristo pode crescer em nossas vidas individuais e também na vida corporativa.

    Agora, há uma possibilidade de que percamos a palavra da vida, em alguma forma. Esta palavra da vida é plena, entretanto se perder uma parte dela, é como a lua em seu quarto crescente. Estas duas coisas devem andar juntas. Por isso Paulo diz: "...retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo eu possa me gloriar de que não corri em vão, nem trabalhei em vão".

    Aqui há um perigo. A igreja em Filipos, ou a igreja em Éfeso, tinham ouvido tanto, tinham visto quase a plenitude da palavra da vida; mas não eram cuidadosos, não estavam retendo a palavra da vida, Paulo tinha corrido em vão ou trabalhado em vão.

    Embora a igreja permaneça na etapa de infância, sempre na fase da lua nova, a igreja é igreja. Eles nasceram de Cristo, nasceram do alto. Mas, de alguma forma, Paulo tem uma insatisfação - a insatisfação do coração de Deus. Mas, quando a igreja está na fase da lua cheia, a palavra da vida também é plena. Quando vemos a palavra da vida em sua plenitude, vemos todo o plano do caminho do crescimento da igreja. Assim, no final, Cristo apresentará a si mesmo uma igreja gloriosa.

    Quando olhamos para as sete igrejas, há uma regra muito importante para medir em que fase do testemunho da igreja nos encontramos, quanto da palavra da vida foi guardada. Isso quase pode determinar em que fase da lua estamos.

    O exemplo de Romanos

    Quando chegamos à palavra da vida, eu penso que necessitamos de toda a Bíblia. Mas, na realidade, não precisamos ir tão longe. A fim de entender a restauração do testemunho do Senhor, simplesmente tentaremos revisar a palavra de uma maneira muito simples.

    Por exemplo, se alguém lê Romanos e se limita aos primeiros oito capítulos, ali encontra a palavra da vida, como essa vida nasce de novo, como cresce e qual é a meta desse crescimento. Nesses oito capítulos, temos primeiro a justificação por fé, logo a santificação por fé e ao final a glorificação por fé.

    Quando nascemos de novo, nós recebemos uma nova posição, para que possamos estar firmes na presença de Deus. Até sendo pecadores, podemos estar em sua presença, por meio do precioso sangue de nosso Senhor Jesus. Nós somos justificados por fé. No Lugar Santíssimo, estamos aos seus pés. Essa é nossa posição, esse é o céu na terra.

    Agora, depois que fomos salvos, experimentamos a justificação pela fé. Por causa desta posição, nós sempre podemos permanecer em sua presença, e obtemos toda a energia do próprio Deus. Essa energia e esse poder nos sustentam para podermos viver uma vida santa. Essa é a santificação pela fé.

    Se estamos firmes diante de Deus, é graças à justificação pela fé. Isso significa que estamos livres da ira de Deus. Mas, graças a Deus, quando vivemos uma vida santa, significa que fomos libertos do poder do pecado. Mais do que isso, um dia, a presença do pecado desaparecerá para sempre. Quando o Senhor voltar, os nossos corpos serão transfigurados, e nós seremos libertos também da presença do pecado.

    Primeiro, somos libertos do juízo do pecado; segundo, libertos do poder do pecado, e finalmente, a glorificação, a transformação do nosso corpo, significa sermos libertos da presença do pecado. Quando falamos da justificação por fé, isso significa regeneração; quando falamos de santificação por fé, significa transformação. E quando falamos de glorificação, referimos a transfiguração.

    A justificação significa que fomos salvos; isto já foi feito. Mas quando falamos de transformação, nos referimos à salvação das nossas almas - nós vamos sendo transformados dia a dia. Isso significa que estamos sendo salvos hoje. Mas seremos salvos aquele dia, quando o Senhor retornar. De modo que o processo completo compreende a justificação por fé, a santificação por fé, e a glorificação por fé.

    E mais ainda, quando falamos da glorificação por fé, pensamos no dia do retorno do Senhor. Nós seremos como ele é, seremos transfigurados. Isto é a glorificação. E mais ainda, o que Paulo tenta nos dizer é que entre hoje e aquele dia, se nós olharmos para o nosso Senhor com a cara limpa, vamos sendo transformados a sua semelhança, de glória em glória.

    Paulo nos diz que Deus tem um propósito: que nós sejamos transformados à imagem de Cristo. Então, não só haverá glorificação naquele dia, mas também hoje em dia.

    O que é a glorificação? De acordo com a definição de Paulo, significa ser transformados à imagem de Cristo. Então, irmãos, temos a justificação pela fé - a infância -, a santificação pela fé - a adolescência - e a glorificação pela fé - a idade adulta. Nós crescemos dia a dia, até chegarmos à vida madura. E isso não só se aplica aos crentes individuais, mas também à igreja em geral.

    A plenitude da palavra

    Essa é a plenitude da palavra da vida. No entanto, Paulo nos adverte: "...retendo a palavra da vida". Se não formos cuidadosos, não alcançaremos a plenitude da palavra da vida. Provavelmente conhece a justificação pela fé, e isso é tudo. Só conhece a salvação inicial, e nada mais. E outras pessoas aprenderam como viver uma vida santa, entretanto não sabem que ainda têm que crescer mais e permitir que a formosura e a glória de Cristo sejam manifestadas em nós.

    Existe o perigo de que só tenhamos uma parte da palavra da vida. Graças a Deus, algumas pessoas crêem firmemente na justificação pela fé, outras experimentam a santidade. Mas a palavra de Deus é esta: justificação por fé, santificação por fé, e glorificação por fé.

    Agora, nossa luz será obtida da nossa vida. Nossa vida depende da palavra da vida. Então, se não formos diligentes e não chegarmos à plenitude da palavra da vida, cedo ou tarde, isso irá refletir em nosso testemunho. Você pode ver muitas pessoas que conhecem muito bem a salvação; mas nosso Deus nunca estará satisfeito até que veja todos os seus filhos crescendo até a maturidade.

    Agora, como sabemos que uma igreja está na fase da lua nova? Toda igreja, como seu nome o indica, é uma igreja. Mas no que se refere à salvação, é possível que eles não conheçam a justificação, nem a santificação, nem a glorificação, e isso explica tudo. Se usarmos esta regra para medir ao longo da história da igreja, vamos aprender lições maravilhosas.

    Do século XVI até o século XXI, Deus esteve trabalhando na restauração do testemunho do Senhor. Agora vemos que não se trata só de restaurar a ordem na igreja. Sim, nós temos feito algum tipo de contribuição; no entanto, isso nunca vai encher a medida de Deus. Que o Senhor tenha misericórdia de nós. Isto é muito importante se nos reunimos juntos como igreja e estamos esperando o retorno do Senhor.

    Irmãos, como nós podemos crescer juntos? Isto depende se tivermos ou não essa revelação da palavra da vida. Graças a esta palavra, nós poderemos contemplar como isto se reflete em nosso testemunho. Que o Senhor abra os nossos olhos para que realmente possamos ver a restauração do seu testemunho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA