quinta-feira, 16 de agosto de 2012

STEPHEN KAUNG - A VIDA DA IGREJA

A Vida da Igreja
por Stephen Kaung
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Nota de tradução
Essa mensagem foi ministrada pelo irmão Stephen Kaung em 30 de abril
de 1994.
Nessa mensagem o irmão Stephen Kaung compartilha a respeito da vida
da igreja. Quais os aspectos da vida da igreja, como podemos entender e
praticar a vida da igreja.
A ministração foi extraída de mensagem em áudio sob o título original
“Church's Life”, que está disponível no site
http://www.christiantapeministry.com/searchpage.
php?searchquery=church%C2%B4s+life
Esta tradução foi feita primando a fidelidade à mensagem falada original. É
possível que o texto necessite de correção gramatical.
Os títulos foram acrescentados à tradução.
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Texto inicial das escrituras
Vamos abrir, por favor, no livro de Atos capítulo 2 versículo 42.
“E eles perseveravam no ensino e comunhão dos apóstolos, no partir do
pão e orações.” É tudo o que vamos ler por hora.
Relembrando mensagem anterior sobre igreja
Quantos lembram o que compartilhamos a mais ou menos seis meses
atrás. Quando estivemos juntos naquela ocasião, nós consideramos juntos a
respeito da Igreja. Seu nascimento, seu significado e sua expressão.
Igreja não é conceito humano
Nós mencionamos que a igreja não é um conceito de homens. Também
não é um produto da história, porque igreja é algo concebido na mente de
Deus mesmo antes da fundação do mundo. E a igreja está sendo preparada
pelo Filho de Deus, nosso Senhor Jesus. Ele veio a esse mundo, ele se tornou
homem. E do seu lado perfurado saiu água e sangue. E é o seu sangue e água
que se tornam a matéria prima da igreja. Porque o seu sangue nos lava de
todos os nossos pecados e a água representa a Sua vida. A Sua vida é
derramada por nós e para nós.
E por causa da sua morte nós somos redimidos e somos trazidos para a
igreja. E é no dia de pentecostes que o Espírito Santo desceu sobre aqueles
120 que estavam reunidos naquela sala no andar superior. E em um espírito
eles foram batizados em um corpo. E nós sabemos que a igreja é o corpo de
Cristo. É a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Igreja universal e local
A igreja tem a sua expressão universal e local. Há apenas uma igreja, é a
igreja universal. E inclui todos os que crêem no Senhor. Desde primeiro que
creu no Senhor Jesus, até ao último que crê. Através dos 20 séculos, em toda
a terra, todos os que são do Senhor, eles são membros deste corpo de Cristo.
Isso é a igreja universal.
E essa igreja universal tem a sua expressão local. Primeiro foi manifestada
em Jerusalém, e mais tarde foi manifestada na Judéia. E então foi manifestada
em Samaria. E depois foi manifestada em Antioquia e então cruzou o mar Egeu
para a Europa. E a encontramos em Filipos, encontramos na Macedônia e
finalmente encontramos em Roma. Mas não parou em Roma. E vemos que em
qualquer lugar onde o evangelho é pregado, e em qualquer lugar onde pessoas
crêem no Senhor Jesus, eles se tornam uma expressão do corpo de Cristo
naquela localidade.
O que é igreja?
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O que é a igreja? A bíblia diz que a igreja é “o Cristo”. É o Cristo. É Cristo
em sua expressão corporativa. É isso que a igreja realmente é, e graças a
Deus nós fomos chamados, fomos escolhidos, e somos trazidos para a igreja
de Deus. É isso que nós compartilhamos juntos mais ou menos seis meses
atrás.
Dessa vez nós gostaríamos de continuar a edificar sobre esse fundamento.
Sabe, quando nós mencionamos o nascimento da igreja, seu significado e a
sua expressão, essas são verdades fundamentais da igreja. E agora nós
queremos edificar sobre essa fundação. E nós queremos entrar mais no
aspecto subjetivo da igreja.
A vida da igreja
Então, se o Senhor quiser, hoje nós queremos compartilhar sobre a igreja,
a sua vida. A vida da igreja. E se o Senhor permitir amanhã queremos
compartilhar sobre a função da igreja.
A igreja é um organismo vivo
Irmãos e irmãs nós sabemos que a igreja é o corpo de Cristo e esse corpo
inclui muitos e muitos membros. É um organismo vivo. Você não se junta à
igreja, e você não pode se retirar da igreja. Se a igreja for uma organização
então você precisa se juntar (ou filiar) para ser um membro, e se você não
está satisfeito com ela você pode se retirar daquela organização. Mas a igreja é
um corpo! É um organismo. A única forma de você se juntar a esse organismo
é por nascimento, e não há forma de você se retirar desse corpo.
Uma vez tendo crido no Senhor Jesus, você nasce do alto, e você nasce
no corpo de Cristo. Freqüentemente pensamos em crer no Senhor Jesus como
algo pessoal. Nós sempre temos para nós que crer no Senhor Jesus é uma
coisa pessoal. É verdade! Cada um de nós tem que crer pessoalmente no
Senhor Jesus. E cada um deve ser nascido do alto, ninguém pode fazer isso
por você. Você tem que crer por você mesmo. E ao crer você se torna um filho
de Deus, você se torna um membro da família de Deus. E mais do que isso
você se torna membro do corpo de Cristo.
Nós sabemos que cremos no Senhor Jesus, nós sabemos que somos
salvos, nós sabemos que somos nascidos de novo, graças a Deus por isso! Mas
irmãos e irmãs, muitas vezes nós não sabemos que no momento em que nós
nascemos do alto, no momento em que a nova vida de Deus vem a nós, nós
também somos nascidos no corpo de Cristo. Nós nos tornamos um membro do
corpo de Cristo. Nós compartilhamos uma vida, temos um cabeça que é o
Senhor Jesus, e cada um de nós é um membro em particular. Então crer no
Senhor Jesus é mais do que uma questão pessoal, é uma questão corporativa.
Uma vez tendo crido no Senhor Jesus você pertence à família de Deus. Você
não está sozinho, você não pode ser independente. Você não pode dizer:
- “eu vou crer no Senhor Jesus, mas vou manter apenas pra mim”
- “eu vou buscar o Senhor, mas eu não preciso de nenhum irmão ou
irmã.”
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Você não pode fazer isso porque você pertence à família de Deus, você é
um membro do corpo de Cristo.
Consciência de corpo
Há uma consciência de corpo, acho que isso pode ser facilmente ilustrado.
Quando você crê no Senhor Jesus, você tem uma consciência de Deus. Antes,
Deus para você era um Deus distante. Talvez você cria que Ele podia existir,
mas Ele não tinha relacionamento com você. Mas no momento em que você
crê no Senhor Jesus, no momento em que você nasce do alto, imediatamente
um relacionamento é estabelecido entre você e Deus. Deus não é mais um
Deus distante e desconhecido. Deus se torna o teu Pai celestial.
Então a bíblia diz que o Espírito Santo testifica com o nosso espírito que
nós somos filhos de Deus e nós clamamos Aba Pai. Há uma consciência de que
nós pertencemos a Deus, Ele é o nosso Pai, há um relacionamento íntimo. Isso
acontece quando nós cremos no Senhor Jesus.
Mas ao mesmo tempo outra consciência vem a nós; no momento em que
nós cremos no Senhor Jesus, nós começamos a nos tornar conscientes dos
outros membros da família.
Quando você encontra outro crente, talvez você o esteja encontrando pela
primeira vez, e, contudo, quando você descobre que ele é um crente
imediatamente você percebe que há como que um amor por aquela pessoa.
Parece haver um fluir entre vocês dois. Você sente que você pertence a ele e
ele pertence a você, porque vocês são de uma família. Vocês estão no mesmo
corpo. Então irmãos e irmãs, nós que cremos no Senhor Jesus, nós não temos
apenas uma consciência de Deus, nós temos uma consciência de corpo, porque
nós pertencemos um ao outro.
Viver a vida da igreja
Por causa disso, nós precisamos fazer uma pergunta muito importante,
considerando que pertencemos ao mesmo corpo, como podemos viver a vida
de corpo? Considerando que estamos na igreja de Deus, como podemos viver a
nossa vida da igreja? Infelizmente nós vemos que muitos do povo de Deus,
mesmo que eles tenham uma consciência de corpo, mas eles não sabem como
viver aquela vida de corpo. Ainda que eles pertençam a igreja, contudo eles
não sabem o que é a vida da igreja.
Cristãos, um modo de vida
Irmãos e irmãs, nós nos chamamos de cristãos, na verdade o nome cristão
não existia no início. Se você ler o livro de Atos você vai encontrar que no
início foi dito “eles são aqueles que crêem”, “os crentes”, “os discípulos”, “as
pessoas do caminho”. O nome cristão não ocorre até ao décimo - primeiro
capítulo do livro de Atos.
No capítulo 11:26, os discípulos foram chamados cristãos em Antioquia.
Porque no início as pessoas não sabiam como chamá-los, então eles apenas
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diziam “aqueles que crêem no Senhor Jesus”, eles eram crentes. Eles eram
discípulos do Senhor Jesus. E o mundo percebeu que eles tinham um modo de
caminhar (viver) diferente das outras pessoas, então eles foram chamados de
“as pessoas do caminho”. É um modo diferente de vida.
Mas a palavra cristão só ocorre mais tarde, porque no início eles pensavam
que cristianismo era apenas uma seita do judaísmo, porque no início aqueles
crentes eram judeus; mas em Antioquia a maioria dos crentes eram gentios.
Então o mundo não sabia como chamá-los, mas eles perceberam que estes
eram homens de cristo. Essas pessoas pertencem a Cristo. Eles se reúnem em
nome de Jesus Cristo. Eles pregam Cristo Jesus. Eles oram a Cristo Jesus. Eles
adoram Cristo Jesus. Eles testemunham Cristo Jesus. Eles vivem para Cristo
Jesus. Eles são homens de Cristo, isto é, cristãos.
Então irmãos e irmãs, cristão é um modo de vida. Há um modo de vida
cristão. Todo cristão vive esse tipo de vida. Não é possível um cristão viver um
modo de vida e outro cristão viver outro modo de vida. Todos os cristãos,
todos os que crêem no Senhor Jesus, eles andam do mesmo modo. Eles vivem
o mesmo modo de vida, totalmente diferente do mundo, é o modo de vida
cristão, é a vida da igreja, é a vida de corpo. É isso que nós vemos.
A vida da igreja no início
Então quando você lê logo no início do livro de Atos, no início da igreja,
como eles viviam? Se você abrir em Atos capítulo 2 vers. 44: “e todos os que
criam estavam juntos”. Você vê, aqueles que criam no Senhor Jesus estavam
juntos! Eles estavam juntos não apenas fisicamente, eles estavam juntos
espiritualmente. Eles eram de um espírito, uma alma, uma mente, um amor.
E tinham todas as coisas em comum, em outras palavras, eles estavam
livres de serem possessivos. Você sabe, nós temos um impulso muito grande
por possuir coisas, “isso é meu”, “isso pertence a mim”, “você não tem parte
nisso”, isso é natural! Até mesmo com crianças você pode ver isso. Quando
eles estão brincando com brinquedos e começam a dizer “isso é meu, isso é
meu”, em outras palavras, há a um sentimento de posse. E esse sentimento de
posse nos divide; mas no início da igreja aqueles que criam no Senhor Jesus,
eles estavam tão libertos do individualismo, tão libertos deste sentimento de
posse que eles compartilhavam tudo com todos.
E então no versículo 46: “e todos os dias no templo com um mesmo
coração”. Você percebe que eles eram muito próximos. Eles se reuniam todos
os dias no templo com um mesmo coração. Eles eram de uma mesma mente,
a mente de Cristo. Eles viam Cristo uns nos outros e eles amavam uns aos
outros. E eles partiam o pão em casa, e em algumas versões é dito que eles
partiam o pão de casa em casa. Toda a vez que eles tinham uma refeição eles
se lembravam do Senhor partindo o pão. Eles recebiam o que o Senhor lhes
dava com ações de graças. E eles se lembravam do Senhor a cada refeição. E
eles eram pessoas que louvavam a Deus. Eles eram um povo adorador. E
tinham favor de todos.
Agora vamos abrir no capítulo 4 e versículo 32 “e a mente e alma da
multidão daqueles que criam era uma, e ninguém dizia que aquilo que possuía
era seu, mas tinham todas as coisas em comum. E com grande poder os
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apóstolos testemunhavam da ressurreição do Senhor Jesus. E havia grande
graça sobre todos.”
Então irmãos e irmãs, vemos desde o início que aqueles que crêem no
Senhor Jesus vivem uma vida de igreja. Eles vivem como um corpo. Eles são
membros uns dos outros. Eles amam uns aos outros. E eles cuidam uns dos
outros. Eles são um. Isso é a vida da igreja. Isso é vida do corpo. E isso é a
vida que Deus quer que nós vivamos.
A vida da igreja nos enriquece
Irmãos e irmãs a vida da igreja enriquece a nossa vida pessoal e a nossa
vida familiar. Você sabe, nós pensamos muito sobre a nossa vida pessoal:
“Como posso viver plenamente?” E também cuidamos da nossa família: “Como
nossa família pode ser abençoada pelo Senhor?”
Há uma vida pessoal que cada um de nós tem que viver, e há uma vida
familiar que todos nós vivemos. Agora, a vida da igreja não está em oposição a
nossa vida pessoal. Não está em oposição com a nossa vida familiar. Ela
enriquece a nossa vida pessoal e a nossa vida familiar.
Eu creio que cada um de nós tem vivido a vida pessoal, e eu creio que
todos nós temos vivido a vida familiar. Mas você tem vivido a vida de igreja?
Você tem vivido a vida do corpo? No que se refere à verdade, você está na
família de Deus, você não está sozinho. No que se refere à verdade de Deus,
você está no corpo, você é membro do corpo. Mas quando vamos a
experiência, na nossa prática diária, será que temos uma vida de igreja? Será
que temos uma vida de corpo? Estamos vivendo na igreja? Estamos vivendo no
corpo? E essa é uma pergunta que devemos fazer a nós mesmos.
Nos domingos nós vamos à reunião da igreja e gastamos uma hora lá para
ter entretenimento, e então é só!? É isso vida da igreja? É isso vida de corpo?
Pense no teu corpo, se um membro do teu corpo viver dessa forma como ficará
o corpo?
Será que nós realmente sabemos o que é a vida da igreja? Será que nós
realmente sabemos como viver a nossa vida de corpo? Para que possamos
viver como aqueles que criam no Senhor no início?
Eles perseveravam em quatro coisas
Para colocar de uma forma bem simples, vida de igreja ou vida de corpo é
expressa naquele versículo que nós lemos bem no início. Em Atos cap. 2 vers.
42 diz “eles perseveravam”, mas quem são “eles”? “Eles” referem-se não
apenas aos 120 crentes.
Você sabe, os 120 crentes seguiam o Senhor Jesus, eles viram o Senhor
Jesus crucificado, eles viram Ele ressurreto, e eles o viram ascender ao céu.
Eles se reuniram naquela sala no andar superior por 10 dias, orando juntos
com um só coração. Até que o Espírito Santo veio e eles foram batizados em
um corpo. Eles estavam lá, mas o “eles” inclui mais do que os 120. Porque no
dia de Pentecostes 3 mil vieram ao Senhor, então o “eles” refere-se não
apenas aos 120, que chamaríamos de crentes muito espirituais, que tinham
uma história longa, mas “eles” inclui os 3 mil crentes recém nascidos.
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Não importa se você já crê no Senhor Jesus por muito tempo ou você crê
a pouco tempo no Senhor Jesus. Você encontra o “eles” juntos. Eles
perseveravam, eles continuavam nisso. Não era apenas uma questão de dias,
uma questão de horas. Você descobre que eles perseveravam, eles
continuavam, eles estavam ocupados com isso. Todos os dias eles estavam
ocupados com quatro coisas. Eles continuavam nessas quatro coisas.
Eles perseveravam no ensino e na comunhão dos apóstolos, no partir do
pão e orações. Então você encontra quatro coisas aqui. Estas quatro coisas
explicam a vida do corpo, vida da igreja. As duas primeiras são uma dupla, o
ensino e a comunhão dos apóstolos, que está relacionado com a verdade. E as
duas outras coisas formam outra dupla, eles colocam a verdade em prática.
Então irmãos e irmãs vamos olhar para essas quatro coisas.
A doutrina (ou o ensino) dos apóstolos
O que é vida da igreja? Primeiro nós perseveramos no ensino dos
apóstolos. Agora o que é o ensino dos apóstolos? Note aqui que não é os
ensinos dos apóstolos, os muitos ensinos dos muitos apóstolos, cada apóstolo
tendo o seu próprio ensino. Mas diz “o ensino” no singular, “o ensino dos
apóstolos”. Há muitos apóstolos, mas apenas um ensino, o ensino dos
apóstolos.
O que é o ensino dos apóstolos?
Agora, qual é o ensino dos apóstolos? O ensino dos apóstolos, se você
abrir em Atos capítulo 13 vers. 12, na última sentença: “maravilhado com a
doutrina (ou ensino) do Senhor”. Então aqui você descobre que o ensino dos
apóstolos não é outro a não ser o ensino do Senhor.
De onde vem o ensino dos apóstolos? Se você abrir no evangelho de João,
capítulo 14 vers. 26: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai
enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de
tudo o que vos tenho dito.” Quando o Senhor estava com esses apóstolos, Ele
os ensinou muito, eles poderiam não ser capazes de lembrar de tudo. Mas
quando o Espírito Santo veio, Ele vai lembrá-los daquilo que o Senhor os
ensinou, e Ele os ensinará em todas as coisas.
Então em outras palavras, o ensino dos apóstolos não é outro a não ser o
ensino do Senhor. Pedro não tem o seu próprio ensino, João não tem o seu
próprio ensino, Tiago não tem o seu próprio ensino, Paulo não tem o seu
próprio ensino. Todos eles ensinam o que o Senhor os ensinou.
E você pode dizer: “Bem, Paulo veio ao Senhor depois que o Senhor
ascendeu. De onde vem o seu ensino?” Se você ler 1 Coríntios capítulo 11
vers. 23, “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei”. E em
Gálatas capítulo 1 versículo 12 “porque eu não o recebi, nem o aprendi de
homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo”. Então você descobre
que [de] todos esses apóstolos, você sabe o mistério de Deus foi revelado aos
apóstolos e profetas, e deles nós recebemos o ensino do Senhor. Então o
ensino dos apóstolos não é outro a não ser o ensino do Senhor.
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Um único ensino
Sabe, às vezes porque nós não entendemos, nós pensamos que o ensino
de Paulo e o ensino de Tiago são opostos um ao outro. Nós pensamos que
Romanos e Gálatas são opostos a epístola de Tiago. Nós pensamos que Paulo
pregou justificação pela fé e Tiago pregou justificação pelas obras, então eles
se opõem. Você tem o ensino de Paulo, e você tem o ensino de Tiago. E alguns
dizem eu sou por Paulo, e outros dizem eu sou por Tiago, e então nos
dividimos!? Mas se conhecemos a palavra de Deus você descobre que eles
completam um ao outro. Eles não estão um contra o outro. Porque Tiago disse
que é pela obra da fé, você é justificado pela obra da fé. E Paulo crê que nós
somos justificados pela fé, mas depois de sermos justificados deve haver obra.
Em Efésios capítulo 2 nós somos nova criação de Deus, e somos salvos pela
graça através da fé, e então devemos fazer boas obras.
Então você descobre que há apenas um ensino, o ensino dos apóstolos.
Você não escolhe “eu vou receber apenas o ensino que vem de Paulo e eu vou
rejeitar o ensino que vem de Tiago”. Se você fizer isso você divide o corpo de
Cristo, porque seja vindo de Paulo, seja vindo de Tiago, é o ensino do Senhor.
Nós precisamos receber tudo o que é ensinado por eles. Isso é vida do corpo.
De outra forma nós dividimos o corpo, de outra forma nós não temos a vida da
igreja.
Então, primeiro de tudo, há o ensino dos apóstolos. É o ensino do Senhor.
Em tudo o que o Senhor nos ensinou através dos seus apóstolos nós
perseveramos e nos ocupamos.
A comunhão dos apóstolos
Então você descobre que não há apenas o ensino dos apóstolos, há
também a comunhão dos apóstolos. Então há “a comunhão dos apóstolos”,
comunhão está no singular e apóstolos está no plural. Em outras palavras
todos os apóstolos pertencem a uma única comunhão.
Em I Coríntios capítulo 1 versículo 9, “Fiel é Deus, pelo qual fostes
chamados para a comunhão do Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor”. Nós
somos chamados para a comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo. E então
você abre em I João capítulo 1 vers. 3, “Aquilo que vimos e ouvimos também
vos anunciamos para que tenhais comunhão conosco, e a nossa comunhão é
com o Pai, e com o Seu Filho Jesus Cristo”. O “nós” aqui refere-se aos
apóstolos, o apóstolo João e os outros apóstolos. Ele diz “o que nós temos
visto e ouvido vos anunciamos para que tenhais comunhão conosco”, a
comunhão dos apóstolos, “e a nossa comunhão é com o Pai e com o Seu Filho
Jesus Cristo”.
A comunhão divina
Irmãos e irmãs, existe uma comunhão divina. É a comunhão entre o Pai e
o Filho, no Espírito Santo. É a comunhão mais exclusiva que há em todo o
universo. Somente essas três pessoas na supremacia de Deus compartilham
essa comunhão. Mas então Deus em Seu amor, através do Seu Filho Jesus
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Cristo, estendeu essa comunhão para incluir a nós que cremos no Senhor
Jesus. E nós somos chamados para a comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo.
Sua comunhão com o Seu Pai, agora Ele a compartilha conosco. Seu Pai é o
nosso Pai. Seu Deus é o nosso Deus. Então você descobre que o nosso Senhor
Jesus compartilha o Seu Pai conosco, e o Seu Pai compartilha Seu Filho
conosco, e é tudo no Espírito Santo. Então todos nós somos chamados para a
comunhão do Filho de Deus Jesus Cristo.
Nós pertencemos a essa comunhão, é a comunhão mais exclusiva que há,
porque a menos que você seja nascido do alto você não pode se juntar a ela. E
não importa quanto dinheiro você tem, você não pode se juntar a ela. Não
importa que posição você tenha no mundo, você não pode se juntar a ela. É
somente pela graça através da fé. Então é a comunhão mais exclusiva que há,
e, contudo por outro lado, é a comunhão mais inclusiva que há, porque inclui
todo o povo de Deus.
Queridos irmãos e irmãs, um corpo, uma comunhão. Todos os membros
do corpo têm comunhão uns com os outros, mas não há comunhão entre o
corpo e o mundo exterior. Nenhuma partícula estranha pode entrar no corpo, o
corpo irá rejeitá-la. Porque é a comunhão mais exclusiva que há, e, contudo é
a mais inclusiva que há.
Uma única comunhão
Irmãos e irmãs, nós pertencemos a essa comunhão. Não existe tal coisa
como “esta comunhão” ou “aquela comunhão”, nem tal coisa como “a
comunhão do apóstolo Paulo” e “a comunhão do apóstolo João”. Há apenas
uma comunhão, a comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo. E essa é a
comunhão dos apóstolos, a que nós todos pertencemos.
Então essa é a razão pela qual a bíblia diz, nós precisamos receber tudo o
que Cristo tem recebido, não importa quão diferente nós somos. Nós
recebemos tudo o que Cristo tem recebido. Porque nós pertencemos a essa
comunhão única. Isso é a vida do corpo. Isso é a vida da igreja.
O partir do pão
No que se refere à verdade nós devemos receber o ensino dos apóstolos, e
receber a comunhão dos apóstolos. Isso nos faz um corpo e nos capacita a
viver a vida do corpo. E então duas outras coisas seguem, colocando a verdade
em prática. Uma é o partir do pão. Isso te surpreende?
Você sabe, hoje na cristandade, não se tem consideração elevada pelo
partir do pão, a tão chamada de comunhão. Você descobre que a cristandade
de hoje não honra isso como deveria. Alguns grupos talvez nunca tem o partir
do pão. Por exemplo, os quackers, eles não crêem no partir do pão. Em alguns
lugares encontramos os que têm a chamada comunhão talvez uma vez por
mês. Talvez algumas pessoas vão ter a comunhão duas vezes por ano, no
natal e na páscoa.
Nós não entendemos. Nós consideramos apenas como um ritual ou uma
cerimônia. Mas irmãos e irmãs o partir do pão é uma expressão viva da vida do
corpo. Porque na noite em que foi traído nosso Senhor Jesus amou os seus
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tanto, que ele tomou o pão, ele o abençoou, ele o partiu. Ele deu aos seus
discípulos, ele disse tomai em memória de mim. E depois disso ele tomou o
cálice, ele o abençoou e ele disse bebei dele, esse é o sangue da nova aliança,
fazei isso em memória de mim.
O que é partir o pão?
O que é o partir do pão? Primeiro é uma lembrança do Senhor. Lembrar é
recordar o passado. Nós lembramos como o Senhor nos amou, como Ele
sacrificou a Si mesmo por nós. Isso é lembrar.
O partir do pão é também uma comunhão, em I Coríntios capítulo 10, nós
estamos em comunhão com o Seu sangue, nós estamos em comunhão com o
Seu corpo. Agora, comunhão é presente! Lembrança é recordar o passado.
Comunhão é algo que está no presente, pela fé, quando nós tomamos o cálice
nós estamos em comunhão com o sangue de Cristo. Nós experimentamos
vividamente, o frescor da purificação dos nossos pecados.
E quando nós comemos o pão, nós estamos em comunhão com o corpo de
Cristo. Pela fé nós vivemos pela Sua vida. Nós não vivemos a nossa própria
vida, Ele é o pão da vida. Então nós vivemos pela Sua vida. E ao mesmo
tempo, mesmo sendo muitos nós somos um pão, um corpo. Nós estamos em
comunhão com todos os irmãos e irmãs.
O partir do pão é também uma antecipação, porque o Senhor disse que
nós partimos esse pão até que Ele venha. Então quando partimos o pão
estamos antecipando o seu retorno (ou em expectativa pelo seu retorno).
Por lembrar-se dele nosso amor será renovado, nós seremos
constrangidos pelo Seu amor, e nós vamos retornar para o nosso primeiro
amor. Em comunhão com Ele a nossa fé aumenta. E esperando pelo seu
retorno a nossa esperança cresce.
Então irmãos e irmãs, na igreja primitiva eles partiam o pão em todas as
refeições. Porque o amor deles pelo Senhor é tão forte. Eles tem uma tamanha
fé nEle. E eles estão esperando o seu retorno.
Bem, mais tarde, eles não podem mais fazer a toda refeição. Então no
primeiro dia da semana, eles se reuniam para partir o pão.
Então na história você descobre que a igreja realiza o partir do pão através
dos 20 séculos. Porque é uma expressão da nossa comunhão e do ensino do
Senhor. Espero que você dê mais atenção para o partir do pão. Se nós
sabemos que isso é uma expressão da vida do corpo.
E essa é a razão porque é tão sério! Em I Coríntios capítulo 11 diz que se
nós tomamos o pão e bebemos o cálice de modo indigno nós estamos bebendo
a nossa própria condenação. Nós devemos discernir o corpo, isto é, quando
nós partimos o pão nós devemos ver através disso o que é o corpo de Cristo.
Antes de partimos o pão, temos um único pão. Isso representa o corpo de
Cristo e cada um de nós parte um pedaço. Ele morreu por cada um de nós.
Depois que nós tomamos (comemos), você não vê o pão no prato, porque você
tem um pedaço e eu tenho um pedaço. Mas quando Deus olha do céu, Ele vê o
pão. Não apenas uns poucos que estão partindo; quando eles estão partindo o
pão inclui todo o povo de Deus. Então irmãos e irmãs, isso é uma expressão
viva da vida do corpo.
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Orações
E então em quarto, diz orações. Agora, orações aqui é mais do que apenas
as suas orações pessoais. É claro, como cristãos, nós temos que orar. Em
nossa vida pessoal nós devemos ter nossa vida de oração. Porque oração é
uma expressão de que nós somos dependentes dEle. Você não vai orar se você
se considera auto-suficiente. Nós oramos porque nós sabemos que nós somos
insuficientes. Oração expressa a nossa dependência do Senhor. Quanto nós
precisamos dEle!
E oração também mostra que nós queremos mesmo buscar a Sua
vontade. Se nós fazemos coisas sem oração, mostra que nós estamos fazendo
a nossa própria vontade, demonstramos que não nos importamos com qual é a
vontade de Deus. Mas como filhos de Deus nós realmente nos importamos com
a vontade de Deus. Nós queremos fazer a vontade de Deus. E, portanto, nós
devemos orar.
Mas as orações aqui são mais do que as orações pessoais, fala
especialmente de oração corporativa. O povo de Deus precisa se reunir e orar.
Sabe, em alguns grupos cristãos eles não tem reuniões de oração. E em outros
grupos você vê que no dia do Senhor [domingo] o lugar está lotado, e durante
a reunião de oração 3 a 5 pessoas. As pessoas não se reúnem para orar!?
Como vocês podem viver uma vida de corpo se vocês não orarem juntos?
Aqueles que oram juntos permanecem juntos! E eles edificam juntos!
Se dois concordarem
Então você descobre que o nosso Senhor Jesus disse, em Mateus capítulo
18, “se dois de vós concordarem sobre a terra, pedindo qualquer coisa, o Pai
celestial vos responderá, porque onde dois ou três estiverem reunidos em
nome aí estou eu no meio deles. O que ligardes na terra será ligado no céu. O
que desligardes na terra será desligado no céu”. Isso é oração corporativa.
Dois de vós concordarem, a palavra concordar no grego significa
“sinfonizar” é como uma orquestra, há instrumentos diferentes. Mas eles
sinfonizam juntos e apresentam uma música, e esta é a palavra concordar.
Não que eu concordo com você e você concorda comigo, todos nós
concordamos com o nosso cabeça. E quando nós todos concordamos com o
nosso cabeça que é Cristo, e nós oramos a vontade de Deus, Deus vai
responder as nossas orações. Ele vai desligar e vai ligar, esse é o ministério da
igreja. Essa é a expressão viva da vida do corpo.
Então irmãos e irmãs, se você nunca experimentou a benção do partir do
pão. Se você nunca experimentou a benção da oração corporativa você não
sabe o que é a vida da igreja. Você não pratica a vida da igreja.
Então queridos irmãos e irmãs, graças a Deus nós somos chamados em
um corpo, a uma igreja, a uma comunhão. E agora nós precisamos viver essa
vida. Então às vezes nós dizemos: “Cristo é a nossa vida, mas a igreja é o
nosso viver”. E eu acho que isso é verdadeiro. Então que o Senhor possa nos
ajudar, vamos orar.
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Oração final
“Querido Pai celestial nós te louvamos e agradecemos porque tu nos
chamaste em um corpo, uma igreja, uma comunhão. Nós te agradecemos pois
é pela graça que nos trouxeste ao corpo, à igreja, à comunhão. E Pai, é o
desejo do nosso coração que nós possamos viver de acordo. Nos ajuda a ver
como nós devemos amar uns aos outros, cuidar uns dos outros. Como nós
devemos orar juntos, adorar juntos, lembrar de Ti juntos. Senhor nós oramos
para que nos livre de nos separarmos uns dos outros. Para que nós possamos
diligentemente manter a unidade do Espírito no vínculo da paz. Nós pedimos
no nome do nosso Senhor Jesus”. Amém.

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Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA