domingo, 17 de junho de 2012

ROMEU BORNELLI - A IGREJA

A Igreja - Romeu Bornelli Vamos ter mais uma oração "Ó Pai, nós pedimos a Ti, que o Senhor possa continuar nos dando a alegria da Tua presença nessa reunião. Precisamos tanto Senhor, nos assentar quietos aos seus pés, e ouvir do Senhor mesmo, aquilo que o Senhor deseja ministrar aos nossos corações. Cada um de nós carece de ouvir a sua voz. Nos ajuda Senhor. Nos supre em tudo o que for necessário. Nos supre nos espírito, na mente, na memória, nos supre no corpo, nos supre na atmosfera desse lugar. Que o Senhor possa nos dar um ambiente adequado para que nós estejamos fixos e enfocados na Tua pessoa, livres de toda distração. Pedimos ao Senhor que possa nos edificar com a Tua palavra e não permitir que nós estejamos gastando tempo. Torne esse tempo produtivo em nossas vidas Senhor. Edifica-nos para Ti. Nós te pedimos em nome de Jesus. Amém." Irmãos, nós vamos começar a considerar dentro da mesma seqüência de fundamentos que temos examinado, o grande assunto do Corpo de Cristo. Talvez há quase dois anos atrás, só para fazer uma pequena recapitulação, nós tocamos em alguns fundamentos da nossa fé, da nossa confissão Evangélica, que são verdadeiramente alicerces da nossa fé. Nós não temos como ser cristãos, sem esses alicerces, assim como não podemos edificar uma casa sem alicerce. Então nessa última série de estudos que retomamos, nós, na verdade pegamos a partir do terceiro alicerce. Os dois primeiros, já tem aí um período de dois anos em que estivemos considerando juntos, apenas para refrescar a memória dos irmãos, nós falamos que o primeiro grande fundamento da nossa fé cristã, é a revelação da Trindade, do Deus uno em essência e Trino em pessoas. Qual o significado espiritual disso, esse modo de vida do Deus Tri uno, aqueles atributos que são inerentes a Deus, que fazem com que Ele seja Deus, chamados incomunicáveis e aqueles que pela sua graça Ele nos chamou para participar que a teologia chama de comunicáveis. Então nós vimos que essa visão da trindade ela é uma gloriosa visão escriturística, não apenas do Novo Testamento, mas também do Velho, e embora a Trindade ela não seja explícita no Velho Testamento ela é implícita em muitos textos maravilhosos, mesmo do Velho Testamento. Então a Trindade é o primeiro grande alicerce da nossa confissão cristã. Os irmãos se lembram que nós examinamos o quanto o diabo range os dentes contra esse alicerce; quais foram as primeiras controvérsias que o Senhor levantou àqueles irmãos amados do passado para pelejarem com relação à verdade cristã. Quais foram as primeiras controvérsias? Foram as chamadas trinitárias, aquelas que negavam a divindade eterna do Filho, por exemplo. Aqueles modalistas que diziam que Pai, Filho e Espírito eram apenas nomes da mesma pessoa, aqueles passeanos que diziam que o Pai se fez carne e morreu na cruz, e muitas outras heresias, chamadas trinitárias, que ofendiam a revelação Bíblica do Deus triuno, tão gloriosa revelação. Não apenas algo fortuito na palavra, mas algo sólido na palavra, alicerce mesmo da nossa confissão. Então aquelas primeiras controvérsias nos falam do ódio do diabo com relação a essa verdade: o Deus triuno. Depois também aí quase há dois anos atrás, nós tivemos examinando o segundo grande alicerce. O primeiro a Trindade e o segundo a Encarnação. E nós vimos também como satanás rangeu os dentes contra a Encarnação, desde os tempos de João, principalmente João, mas Paulo também. Aquele chamado gnosticismo, estava ali nascente, excipiente no primeiro século e manifestado claramente no segundo século, mas já no primeiro século eles já estavam ali como uma semente, querendo germinar no meio das igrejas, como Paulo escreve aos Colossenses, João escreve aos amados irmãos as suas epístolas, para dizer que todo aquele que não confessava que Jesus Cristo veio em carne, esse não era de Deus. Esse era do espírito do anticristo. Nega o Filho, então nega o Pai. Então o segundo grande alicerce é a Encarnação. Irmãos, esse é um tremendo alicerce, e nós perdemos todo a realidade evangélica se nós não cremos adequadamente na Encarnação, adequadamente, que o Filho Eterno, o Verbo que Deus estava com Deus e que era Deus se fez carne e se fazer carne significa participar do espírito humano, da alma humana e do corpo humano. Ele tinha o espírito humano porque Ele disse: Pai nas tuas mãos Eu entrego o meu espírito. Ele tinha uma alma humana porque Ele disse: Minha alma está profundamente angustiada até a morte. Ele tinha um corpo, porque Ele disse: sacrifício e oferta não quisestes, antes um corpo me preparaste. Então a participação do Senhor Jesus na carne é fundamental para a nossa confissão Evangélica, porque se Ele não se fez carne, então nós não fomos salvos de forma nenhuma, porque nós não podemos ser salvos por um anjo, nós não podemos ser salvos por um semi Deus e nem por um semi homem. Nós só podemos ser salvos por Deus-Homem, porque a nossa relação com Deus foi rompida de tal forma que a justiça de Deus deveria ser satisfeita adequadamente a Deus e quem pode fazer isso é só Deus, e quem fez isso foi Deus mesmo, o Filho, satisfazendo a justiça diante de Deus o Pai, uma segunda pessoa mas uma única essência, e esse Deus Filho se fez carne participando de tudo o que o homem é, porque se embora, só Deus pudesse satisfazer a Deus, era o homem quem devia satisfazer a Deus. Então nosso representante tinha que ser plenamente homem. Ele não podia ser figura de homem apenas. Ele tinha que ser homem mesmo. Quando Paulo fala em Filipenses sobre figura humana, ele usa a palavra „morfia” no grego, aquele que subsistia em morfia Teos, forma de Deus, significa aquela essência Dele é genuinamente divina, forma de Deus. Ele foi reconhecido em forma de servo. A mesma palavra morfe, designativa daquele que é homem verdadeiramente e é servo. Não é apenas uma aparência como os docetistas diziam, uma aparência humana, uma figura humana, fantasmagórica, mas não um homem de carne, de sangue e osso. Os irmãos vejam que quando o Senhor ressuscitou ele fez tanta questão de falar isso, não é? Um Espírito não tem carne e ossos como vedes que Eu tenho, porque Ele ressuscitou com o seu corpo, o mesmo corpo que entrou no túmulo e saiu do túmulo, com as mesmas marcas com as quais Ele pediu que Tomé tocasse Nele, as marcas da cruz. Esse é o nosso Salvador – Encarnação. É interessante que você não encontra na Bíblia nem a palavra Trindade, nem a palavra Encarnação. Primeiro homem que usou a palavra Trindade foi Tertuliano - Trinitas. Essa palavra não é encontrada na Bíblia, mas a verdade da trindade está por toda a Bíblia. E a mesma coisa com relação à palavra encarnação. Ela não aparece na Bíblia, mas a verdade da encarnação está por toda a Bíblia. E o Verbo se fez carne. Então esses dois grandes alicerces foram os dois primeiros que nós já analisamos há bastante tempo atrás e talvez alguns irmãos que aqui hoje se reúnem nem estivessem aqui nessa época, mas de uns seis meses para cá, nós retomamos a partir do terceiro alicerce. O primeiro então seria a Trindade, o segundo a Encarnação, e depois nos retomamos da Expiação, outro grande alicerce. Como ser cristão sem crer na Expiação? Como ser cristão sem crer no sacrifício substitutivo de Cristo? Como ser cristão sem poder ver a cruz? Qual o motivo que nós temos para adoração? O que é que nós confessamos com exceção desse sacrifício, com a falta desse fundamento? Nós não temos nada a confessar. Então o terceiro grande alicerce é a Expiação. Aquele Verbo que se fez carne, Ele não permaneceu vivo, mas Ele se entregou à morte. Ninguém tira a minha vida. Eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entrega-la e também reavê-la. Um grão de trigo na terra, semeado na terra morreu, para produzir muito fruto. Então, quando os irmãos compreendem esse terceiro alicerce, Expiação, nos seu significado, os irmãos começam vê-lo por toda a Bíblia, até no Velho Testamento. O que é que você vê na Páscoa em Êxodo 12? Expiação. Figura da Expiação. O que é que você vê no Tabernáculo, todo dia, aqueles sacrifício daqueles sacerdotes? Expiação. Sangue derramado, porque sem derramamento de sangue não há remissão. Então veja que o terceiro alicerce, ele é tão sólido quanto os outros. Expiação. Literalmente significa remover a culpa, retirar a culpa, desviar a ira. Foi o que o Senhor realizou na cruz do Calvário. A ira santa de Deus, sobre nós, recaiu sobre o seu Filho amado, que é Ele mesmo em essência. Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo.( 2 Coríntios 5:19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.) O Pai, julgou a pessoa do Filho, em uma mesma essência Divina. Por isso Paulo diz: Deus estava em Cristo. O Senhor Jesus não é uma terceira pessoa. O Pai não enviou o seu Filho, porque você não faria isso. Você não exporia seu filho a esse sofrimento. Você iria no lugar dele, se você realmente ama. Então não foi isso que o Pai fez no Calvário. Deus é um só. A essência de Deus é indivisível. Então irmãos, quando a Bíblia diz que Deus amou o mundo enviando o seu Filho, você precisa ver que embora o Pai não foi crucificado, pois foi o Filho quem foi crucificado, a essência de Deus é indivisível, isso é o mistério da cruz, isso é insondável para nós, impenetrável, mas o Pai não está mandando o seu filho e ficando de fora. Deus estava em Cristo, reconciliando consigo mesmo o mundo. Porque ninguém podia fazer isso. Só Deus mesmo, e Ele o fez na pessoa do Filho. Então que glória há irmãos nesse terceiro alicerce. Nós reunimos para adorar, reunimos para celebrar a ceia, por causa da Expiação. Nós tomamos o pão, nós tomamos o cálice, por causa da Expiação. Nós cantamos esses cânticos maravilhosos que nós cantamos por causa da Expiação. Amo a Ti Jesus. Teu valor ninguém supera. Quem mais tenho eu no céu? Por que é que nós cantamos isso? Porque Ele removeu a nossa culpa, Ele nos redimiu. Ele se fez oferta pelos nossos pecados. Nós que éramos pecadores, agora temos paz com Deus. Nós podemos manter comunhão com Ele. Então esse é o terceiro grande alicerce da fé Cristã. Expiação. Também o diabo rangeu os dentes contra ele, em toda história da igreja, se você, conhece algo da história da Igreja. E ele tem rangido ainda hoje, porque hoje, nessa pseudos pregações que você escuta por aí, não tem pecado, não tem cruz e não tem sangue. Só tem oferta. É uma pregação sem cruz. Uma pregação sem sangue, uma pregação na qual não há pecado, menção de pecado. É uma pregação sem graça, porque não há necessidade de graça, porque não há pecado. Então esse é o terceiro grande fundamento da nossa confissão. Depois nós fomos para o quarto, a Justificação. Justificação da graça por meio da fé. Alicerce do qual Martinho Lutero, disse que a igreja estaria em pé ou ruiria, baseado nesse único alicerce. A Justificação, somente pela graça, por meio da fé. Quarto alicerce. Depois nós fomos para o quinto, a ressurreição de Cristo. Tremendo alicerce. Ele ressuscitou corporalmente, não misticamente. Ele realizou corporalmente, fisicamente, e o seu corpo ressurrecto está na glória do Pai, no trono de Deus e com este corpo Ele virá dos céus para os seus e nós O veremos como Ele é. E Paulo quando escreve 1ª Coríntios 15, ele diz que esse é o fundamento da nossa fé na ressurreição, porque Ele ressuscitou como homem. Nós temos certeza de que nós o veremos como Ele é seremos semelhantes a Ele. Quinto alicerce. A Ressurreição corporal de Cristo. O diabo também rangeu os dentes contra esse alicerce. Haviam até mesmo algumas lendas na história no início da história da igreja, alguma coisa que circulou naquela época, que diziam que o corpo do nosso Senhor Jesus havia sido jogado aos cães, tinha sido comido pelos cães. E muitas outras coisas mais, porque o diabo estava pelejando contra o fato da ressurreição, porque é por causa da ressurreição de Cristo, que ele foi, de uma forma manifesta, completamente derrotado e destruído. Quando o Senhor Jesus ressuscitou, Ele rompeu os grilhões da morte. Ele levou cativo o cativeiro. Ele despojou satanás daquelas insígnias de autoridade, como diz Colossenses. Despojou, quando triunfou na cruz. Um morto não triunfa. Só o ressurrecto triunfa. Então Ele triunfou na cruz, não por causa da sua morte. Ele tinha que morrer para ressuscitar. Ele triunfou por causa da sua ressurreição. Ele não permaneceu na morte. O melhor símbolo do cristianismo não é uma cruz vazia. É um túmulo vazio. Ele não está aqui. Por que buscai entre os mortos ao que vive? Então esse é o quinto grande alicerce, a Ressurreição. Depois nós fomos para o sexto, e os irmãos vejam que há uma cadeia de elos, em ordem. Você não pode remover um sem danificar essa corrente. Então o sexto elo seria o Espírito Santo. Outro profundo, tremendo alicerce. A igreja é habitada pelo Espírito Santo. Aquele que não tem o Espírito do Senhor não é Dele, o Espírito de Cristo, não é Dele. Tendo crido na palavra da verdade do Evangelho foram selados com o Espírito Santo. Ele é o penhor da nossa herança, até o Senhor voltar e resgatar essa sua propriedade, que somos nós em louvor da sua glória, como diz Efésios. Então o sexto alicerce é o Espírito Santo. O Espírito Santo veio habitar na igreja, exatamente porque Cristo ressuscitou e nós fomos justificados exatamente porque Cristo ressuscitou. Um elo está preso ao outro. Justificação, ressurreição, Espírito Santo. Agora irmãos, nós vamos começar hoje, até onde o tempo permitir, tocar no sétimo alicerce, o penúltimo. Nós vamos falar sobre oito então. O sétimo alicerce também é uma conseqüência imediata do sexto. Se o sexto é o Espírito Santo, qual seria o sétimo alicerce? O corpo de Cristo. Maravilhoso alicerce. Precisamos dessa visão, desse entendimento. Nós temos aí dois mil anos de história da igreja para nos dizer que nós temos visto e tido muitos embates em torno desse assunto. Talvez aqui mesmo no nosso ambiente, se nós fizéssemos a pergunta do que é a igreja, nós íamos ouvir muitas respostas. Algumas talvez mais relacionadas ao sistema denominado igreja por muitos. Alguns mais relacionados talvez a uma forma de governo da igreja. Alguns talvez, uma resposta mais mística, mais teológica. O que é a igreja? Irmão. A Bíblia trás clareza extrema nesse assunto, porque esse é um assunto de fundamento. É não um assunto que para você descobrir você vai ter que escarafunchar cantos da palavra escrita e inspirada de Deus, mas você vai encontrar esse assunto, dissertado, claro principalmente pelo Novo Testamento, é óbvio, onde a revelação da igreja veio à tona com toda a sua luz. O Senhor Jesus mesmo, foi o primeiro a usar nome igreja em Mateus 16. “Eu edificarei a minha igreja”. A primeira menção dessa palavra no Novo Testamento. E depois a partir de Atos, você vai encontrar toda essa dissertação o que é a igreja. Irmãos. A igreja é algo tão simples, no sentido prático, na expressão dela. Talvez hoje seria bom nós examinarmos essa simplicidade. Esse é o meu encargo para essa noite. Em outras reuniões nós vamos examinar mais a chamada doutrina da igreja. Qual é o ensino do Novo Testamento sobre a igreja? O que é a igreja, esse corpo habitado pelo Espírito Santo, esse corpo que é composto de todos aqueles que creram no Senhor Jesus porque foram chamados à fé por Ele, testemunharam dessa fé pelo Batismo. Então esses pecadores redimidos, que confessam Jesus como único Quirios, Senhor, esses são a igreja. Simplesmente. Agora a Bíblia trás sim, verdades claras a respeito de governo da igreja, a respeito de ministério dos santos, o ministério do corpo, a respeito de ministérios chamados fundamentais, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Tudo isso é claro na palavra de Deus. Mas são assuntos acessórios. Realmente não é o mais fundamental sobre a igreja. Eu penso que o mais fundamental é realmente muito simples e nós temos irmão, para vergonha nossa, todos nós temos que nos incluir nisso que eu vou dizer aqui, para vergonha nossa: nós, cristãos, temos nos apartado uns dos outros por motivos que tem ofendido o Espírito Santo. Porque não constituem essência daquilo que é a igreja. Nós somos irmãos, nós somos habitados por um mesmo Espírito, salvos por um mesmo Senhor, temos uma e só confissão, como Paulo diz em Efésios, um só Deus e Pai, uma só esperança, um só Espírito, uma só vocação. Não é? Então esses são os fundamentos. Ali em Efésios 4, se você ler, tem sete itens ali. (Efésios 4:4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.) Constituem o fundamento da nossa confissão. A igreja deveria estar vivendo assim nos dias de hoje. E não estar assim esfacelada, com tantas confissões que as vezes se diferem por coisas tão irrelevantes, tão pequenas, algumas até tão absurdas, que fazem que os santos deixem de ser um. E de alguma maneira, todos nós temos que nos incluir nisso. Estamos em um barco só. Estamos na mesma Arca, que é Cristo. Nós somos culpado desse pecado. Se o Senhor realmente não estiver nos moldando, na nossa visão interior e no nosso espírito, porque naturalmente falando o nosso espírito é faccioso. Nosso espírito é partidário. Nós abraçamos coisas e colocamos aquelas coisas no lugar da realidade. Não é? E quantos tem abraçado essas coisas e tem dado o nome de igreja? Igreja isso, igreja aquilo, e perdido a essência. Eu creio que nosso encargo não é realmente fazer críticas, nem a isso e nem a aquilo. Mas é pedir ao Senhor que molde em nós um espírito que contenha a essência do significado da igreja para que nós saibamos nos relacionar como irmão, como membros de um mesmo corpo. E saibamos que na nossa localidade, onde o Senhor nos colocou, nós temos uma responsabilidade para com todos os santos. E não só para com os que aqui se reúnem. Os irmãos repararam que há um tempo atrás nós construímos essa coisa aqui, para nós podermos nos reunir. Essa coisa aqui não chama igreja. É bobagem falar isso, não é? Os irmãos estão ouvindo isso a vinte anos. Não é verdade? Há vinte anos os irmãos sabem disso. Então nós colocamos um nome para identificar essa coisa, porque senão vão achar que isso aqui é um depósito, pela maneira que foi construído. Depósito de alguma coisa, de mantimento. Então estava escrito ali fora: Comunidade Evangélica, para a gente falar que isso aqui não é um depósito de munição, embora tenha muita bomba aqui dentro. Mas aqui não é depósito de munição, mas é um lugar de reunião dos santos. Então nós colocamos lá: Comunidade Evangélica. Mas está em tempo, nós achamos bom tirar essa coisa daí, para que não ficasse nada identificado de que Comunidade, de que eu sou membro da Comunidade Evangélica, isso fosse apagando aos pouco nas mentes dos irmãos. E deveria até se apagar da língua, da boca, porque nós somos membros de um único corpo de redimidos que está em São Lourenço, do qual nós somos uma expressão. Não é? E essa unidade nós devemos manter. Quando você tiver comunhão com pessoas que por algum motivo abraçam uma ou outra - vamos chamar de bandeira - não se importe com isso. Nem mesmo queira saber o que ele pensa ou o que ele não pensa. Procure ter comunhão com ele em torno de Cristo. Só de Cristo. Esse nosso grande Salvador, esse que nos redimiu, Cristo esse que nos amou. Traga essa pessoa se ele está lá enfocado na sua estrutura, no seu sistema, traga essa pessoa para Cristo. Traga para o foco de Cristo. Não é trazer para cá não, para o local de reunião. Pode deixar ela lá. Esse local aqui não é melhor do que outro, mas traga para Cristo, para o foco de Cristo. Irmão você confessa Jesus Cristo como seu único Senhor, você creu Nele, você é Dele, então nós somos irmãos. Vamos compartilhar em torno de Cristo. Como que você tem visto Cristo? Como que você tem seguido a Cristo? Quais são aí os contornos do seu discipulado? O que é que o Senhor tem falado a você, que verdade você tem aprendido? O que é que Ele tem ensinado a você sobre vida conjugal? Sobre vida familiar? Sobre a vida da igreja mesmo? Então tenha comunhão em torno de Cristo. Eu creio que essa é uma primeira condição para nós podermos abençoar outras pessoas dessa localidade, porque se não irmãos, se outros olharem para nós, eles podem com toda razão nos condenarem pelo mesmo pecado. Facciosos. Acham que são melhores. Não é? Então que nós tenhamos no nosso coração, Cristo e só Cristo. E todos aqueles que confessam Cristo são os nossos amados irmãos. Eles estão conosco já e estarão conosco para sempre na Nova Jerusalém. Se você tem tido alguma dificuldade com alguns irmãos hoje, conserta logo, porque na Nova Jerusalém você vai ver ele vinte e quatro horas por dia, dieterno. São nossos irmãos. Romanos 14 diz assim: Que o Senhor amou e que o Senhor acolheu. Lembra dessa palavrinha? Lá fala assim: Romanos 15:7 Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. Olhe que palavra. Acolheu. Se você tem uma clareza doutrinária, de fundamentos da palavras que quem sabe outro não tem concordado, tudo bem, mas se ele tem professado Jesus como Senhor, acolha-o na comunhão. Deixe com as idéias dele. Mas acolha-o na comunhão. Enfoque Cristo, porque Cristo pode alterar o que possivelmente precisa ser alterado. Você não pode. Cristo pode. Acolha-o na comunhão, aqueles que confessam o único Senhor. Agora é claro que você não tem como acolher na comunhão os testemunhas de Jeová, os budistas, eles não crêem em Cristo. Eles são testemunhas de Jeová. Não são testemunhas de Jesus. Ele não crêem no Verbo encarnado. Eles não crêem que Jesus é Deus. Você não pode ter comunhão fora de Cristo. Você pode evangelizar essas pessoas, mas não ter comunhão, porque comunhão só é possível em torno de Cristo. Então isso precisa ficar muito claro. Cristo é o foco, é o centro da comunhão. Aqueles que não tem Cristo com esse foco precisam ser evangelizadas. Conhecer Cristo como Deus, como homem, como salvador. Então irmãos, a igreja é simplesmente isso. Antes de entrarmos em outras reuniões como eu falei, não vamos fazer hoje, as questões mais doutrinárias, governo da igreja, o que é presbitério, o que é ministério, o que é que a Bíblia ensina sobre isso, muitos assuntos maravilhosos, hoje vamos falar um pouquinho sobre a simplicidade da igreja. Eu acho que nós não podemos fazer isso melhor do que o livro de Atos. Queria que os irmãos abrissem, vamos ver rapidamente alguns versículos em Atos. Abra por favor primeiro no cap. 1. Veja o versículo 6 ¶ Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: ............... Eu não quero falar sobre o contexto desse versículo. Quero que você veja essa palavrinha aqui. Como eu falei, vamos ser bem simples, como é o Senhor. Quando Paulo em 2ª Coríntios 11, você se lembra, ele disse assim: eu zelo por vós, com zelo de Deus. Aí ele falou: Eu receio, que assim como a serpente enganou a Eva, com as suas sutilezas, astúcias, assim sejam as vossas mentes corrompidas, e vos apartem - do quê? - da simplicidade e pureza que são de Cristo. Que versículo lindo!! Esse é o nosso Cristo. Não é um Cristo complexo, não é um Cristo para teólogos. É um Cristo para os cristãos. Aquele que nos amou, Aquele que nos deu a Sua palavra. Graças a Deus pelos teólogos, graças a Deus pelos eruditos, no grego, no hebraico, daremos sempre graças a Deus, porque nós fazemos uso deles o tempo todo, quando estudamos a palavra. Mas nós precisamos saber que Cristo é para a igreja, para os cristãos. A igreja tem um ministério como corpo, cada santo, cada um é um sacerdote, cada um ministra a Deus, cada um serve. Então, quando Paulo falou sobre a simplicidade e pureza de Cristo, eu penso que esses dois termos nos trazem imediatamente para Atos, porque em Atos, você não tem complexidade. É claro que se você mergulhar nesse livro, como em toda a palavra de Deus, você vai ver que nessa terra não mana só leite e mel que está na flor da terra, não é? Mas nessa terra que é uma figura de Cristo, você tem riquezas profundas. Dos montes cavarás o cobre.( Deuteronômio 8:9) Se você mergulhar no livro de Atos que foi escrito por Lucas, inspirado pelo Espírito Santo é um livro riquíssimo, mas nós vamos nadar um pouco na superfície, e podemos ver a simplicidade desse Cristo dado à igreja, dado aos irmãos, simplesmente àqueles que creram, que foram chamados. Eu vou ler vários textos para você ver a simplicidade da confissão cristã e da vida que eles tinham como cristãos, discípulos de Cristo. Então veja no versículo 6 de Atos 1. Atos 1:6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? É uma primeira expressão interessante em Atos. Os que estavam reunidos, são aqueles que o Senhor conservou junto Dele, não é isso? Aqueles que Ele falou antes de morrer e depois de ressuscitado, Ele falou: Não deixem Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder. Não é isso? São esses poucos, pouquinhos, que se reuniram lá no Cenáculo, diz o versículo logo à frente aí, versículo 15, que era aí em torno de cento e vinte pessoas, ali no Cenáculo. Poucos. Olhe essa expressão se referindo a essas pessoas. Estavam reunidos. Linda expressão irmãos. Tão simples esse versículo. Estar reunido é uma coisa tão simples, mas saiba você, que estar reunido é uma coisa que designa a igreja. Estar re unido. Esse tema da união com Cristo, e um dos temas mais complexos do Novo Testamento, dos mais complexos. É a chamada união mística com Cristo. Ele nos incluiu Nele na sua morte. Na sua morte, você morreu com Ele. Na sua ressurreição, você ressuscitou com Ele. Então esse tema da união com Cristo é um dos temas mais tremendos do Novo Testamento, mais complexos. Mas irmão, de forma prática, essa palavra aqui fala tudo sobre isso. Quem são os cristãos? São aqueles que estão reunidos, são aqueles que vivem uma vida gregária em torno de um simples foco. Eles não estão juntos porque empreenderam obras filantrópicas, como tem muitos grupos sociais assim, clubes de todo jeito, filantrópicos. Eles não estão juntos porque nem porque fizeram teste para ver se aquele grupinho ia ser bom para eles, para eles se adequarem. Que tipos de pessoas estão ali, o que elas gostam, com a classe social delas, não é? Existem igrejas entre aspas, que são realmente separadas, em torno desse assunto classe social. Isso é uma vergonha. Paulo diz em Colossenses que em Cristo não há bárbaro, nem cita, nem grego, nem judeu, nem mulher, nem escravo, nem livre. Cristo é tudo em todos. (Colossenses 3:11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.) Isso, é igreja. A igreja é uma unidade em diversidade. Esse é outro ensino importante de Efésios. Então irmão, a igreja, o corpo de Cristo, é um alicerce. Todo nós precisamos conhecer esse assunto profundamente, se não, você vai olhar para outras coisas. Você vai confundir igreja com outras coisas e você vai perder o fundamento da comunhão. Então, estavam reunidos, porque tinham um único foco. O que é que eles estavam fazendo reunidos? Esperando uma promessa. Irmão, Pedro e João eram bem diferentes. Irmãos, Mateus e Judas eram completamente diferentes e Simão Zelote, eram completamente diferentes. Havia pessoas completamente diferentes dentro daquele grupo apostólico, com alvos completamente diferentes, e com classes sociais completamente diferente. Mas, eles estavam reunidos porque tiveram o mesmo foco, uma mesma visão daquele Cristo Filho do Deus vivo. Então estavam reunidos. Você vai ver nos outros textos que vamos ver, uma palavrinha, uma frase na verdade, muito significativa no livro de Atos. Lembra que o autor de Hebreus fala dos aspectos práticos da vida da igreja? Lá no cap. 10 ele fala assim: Não deixemos de congregar. Olhe só. Como é costume de alguns. Antes façamos admoestação tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima. Irmão, com o mesmo vigor que você precisa dizer para um outro irmão, que nada neste mundo te aparte de Cristo, com o mesmo vigor você precisa dizer que nada deste mundo te aparte da igreja, porque a igreja é o corpo de Cristo. Você não vai lá para ver fulano e siclano. Você não vai lá porque tem um pregador assim ou assado. Você não está lá porque é o seu grupinho. Você está lá porque você foi redimido e agregado àquele corpo pela mão soberana do Senhor, naquela expressão local, e ali você quer crescer e quer enfrentar as suas lutas, as suas dificuldades, os seus embaraços, os seus tropeços. Você sabe que pode fornecer algumas dificuldades para pessoas que estão ali, e pessoas que estão ali podem fornecer algumas dificuldades para você. Essa não é a verdade sobre a igreja? Ou nós somos uma comunidade de anjos? Essa é a verdade sobre a igreja. Irmãos, mas há uma verdade maior sobre a igreja. E a verdade maior é que o Espírito Santo nos batizou em um corpo. Não se aparte da igreja. Se você se apartar da igreja, fatalmente, você vai se afastar de Cristo. Nós não estamos aqui desde o mês passado, mas desde vinte anos atrás. Quantos já estiveram em nosso meio e se apartaram de Cristo e da igreja. Ou as vezes, em ordem inversa. Da igreja e de Cristo. Não é assim? Porque irmãos, em outra reunião quando formos chegar lá, a gente vai examinar uma visão tríplice da igreja quando chegarmos lá, uma visão de Pedro, uma visão de Paulo e uma visão de João a respeito do corpo. Os três maiores autores do Novo Testamento. Um fala do fundamento, o outro do edifício, da edificação e o terceiro da consumação. Pedro, Paulo e João. Se você for ver o que Paulo fala sobre a igreja, ele diz que a igreja é o corpo de Cristo. E ele teve esse entendimento com clareza desde a sua visão de Damasco. Quando o Senhor se mostrou a ele ali, e ele faz aquela pergunta: Quem és tu Senhor, você lembra, ele não sabia de nada, ele era só um fariseu. Um perseguidor da igreja, como ele mesmo fala. Um blasfemo, insolente, perseguidor da igreja. Quando ele cai naquela estrada e faz aquela pergunta: Quem és tu, Senhor, ele ouve algo, impressionante que impactou o seu coração, e dominou toda a sua teologia, sua visão, o seu ministério. Ele ouve assim: Eu sou Jesus. Primeiro entendimento que ele teve: Jeová é idêntico a Jesus. Jesus se fez carne. Jesus é Jeová conosco. Emanuel. Deus conosco. Então ele ouviu da boca do Senhor: eu sou Jesus. Aquilo para ele foi impressionante, porque Jesus para ele era um louco e os seguidores de Jesus, mais loucos ainda. Ele tinha que acabar com aquela seita para preservar o judaísmo. Não é assim? Por isso ele perseguia os cristãos, porque ele era zeloso. Então quando ele ouviu daquela voz: eu sou Jesus, Paulo foi demolido literalmente. Ele viu quem era Jesus. Eu sou Jesus. Jesus é Deus. Jeová entre nós. Emanuel. Ele não ouviu só isso. O que mais que ele ouviu? “A quem tu persegues”. Segunda compreensão que ele teve: A igreja, os discípulos, pessoas tão simples, pessoas que não tinham nenhuma expressão social, nenhuma classe nobre, sem nenhuma projeção política, pessoas simples, mas que ele estava fazendo questão de perseguir, e até de matar. Ele ouviu da boca do mesmo Senhor: a quem tu persegues. Já pensou no impacto disso irmão no coração de Paulo? A quem tu persegues. Eu estou perseguindo a Ti Jeová? Porque Jeová é Jesus, porque a igreja é o corpo de Jesus. Paulo ao mesmo tempo foi impactado com essas duas visões que são uma. Jesus é Deus e a igreja é o corpo de Jesus. Corpo de Cristo. Irmão. Tudo o que ele escreve, todo o seu ministério, foi regido por este fato. Quando ele vai escrever para a igreja de Coríntios, por exemplo, cheia de dificuldades, de imoralidades, e divisões de classes social, e os mais ricos comiam e não esperavam pelos mais pobres, não repartiam a mesa do Senhor, celebravam aquela ceia que Paulo falou que aquilo ali não era a ceia do Senhor, vocês não esperam uns pelos outros; você não repartem uns com os outros e muitas desordens mais, Paulo entrou especificamente no assunto em si para orientá-los. Observe a carta aos Coríntios para você ver. Em primeiro lugar ele chama aqueles corações para a realidade que há em Cristo e depois entra no problema. Ele vai falar que Cristo é um e tem muitos membros. Lembra? Ele fala isso no cap. 12. Cristo é um e tem muitos membros. Ele ainda diz: por acaso vocês perderam o entendimento, você acha que vocês são um grupo social, um clubinho? Você são corpo de Cristo, membros do seu corpo e assim vocês devem servir. O pé precisa da mão, o olho precisa do pé, o ouvido precisa do olho e etc, como ele escreve lá. Então veja que Paulo vai sempre nessa visão, sempre para a visão primeiro, depois tratar das minúcias. Então irmãos, se nós não formos governados da mesma forma, nós vamos nos perder. Sempre vamos nos perder. Então a visão da igreja precisa governar os nossos corações. O que é a igreja? Na sua simplicidade então a igreja é um corpo de pecadores redimidos, chamados pela graça que adquiriam fé como dom de Deus, que foram salvos e eles se reúnem com um único foco: conhecer melhor o seu salvador, adora-lo e servi-lo, servindo uns aos outros. Servir a Ele, servindo uns aos outros, cooperando na edificação desse corpo que Ele redimiu, que Ele amou. Lembra que Paulo fala assim em Colossenses? Ele fala assim: eu me afadigo (Colossenses 1:29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.) o mais possível, para apresentar todo homem perfeito em Cristo. Essa era a incumbência: apresentar todo homem perfeito em Cristo. Você reúne para quê? Se você enfrenta uma dificuldade na vida da igreja, o que é que você faz? Tem cristãos que parecem rolha de champanhe. Eles não podem ser sacudidos. Eles espirram e você nunca mais acha a rolha. Não é? Estoura e você nunca mais encontra. Irmãos, mas a vida da igreja nos chacoalha sim, sacode sim. Nós não temos um corpo de anjo não, nós temos um corpo de pecadores, redimidos e estamos aqui para nos exortar, nos pastorear, nos disciplinar, de uma forma ou de outra, as vezes mais severamente quando necessário, estamos aqui para nos cuidar, para que o Senhor tenha uma expressão, que Ele seja honrado, seja magnificado, reunido em simplicidade, servindo, aprendendo a repartir, dando, recebendo. O corpo de Cristo é simples. Não tem hierarquia, todos nós somos ovelhas. Aqueles que são chamados pastores nada mais são do que ovelhas de frente, ovelhas guias, porque a igreja só tem um Pastor. Então essa simplicidade não pode ser perdida da igreja, do contrário ela se torna uma outra coisa. Ela se torna estruturada, sistematizada, convencida, como a igreja de Laodicéia. “Sou rica, abastada, e não preciso de nada” e o Senhor diz; “És pobre, és cega, és miserável. Não pode nem ver a sua nudez. Até para enxergar como você está pobre você precisa do meu colírio. Compra de mim o colírio para você ver a sua nudez”. Então quanto nos dias de hoje, o testemunho cristão tem se assemelhado a Laodicéia, testemunho exterior. Ricos, abastados, nós temos, nós fazemos. Mas não são na realidade, aquela expressão simples do caráter do Senhor Jesus. Então estavam reunidos. Expressão interessante. Vejamos mais para frente. Atos 1:15 Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a assembléia de umas cento e vinte pessoas) e disse: Compunha-se a assembléia. Uma outra palavrinha interessante: assembléia. É um nome alternativo aí para igreja, Eclésia, a palavra original lá no grego. Chamados para fora. Essa palavra assembléia é uma das traduções dessa palavra igreja. Assembléia é um grupo de pessoas. Uma designação simples de igreja. Uma assembléia. Um corpo de pessoas. Agora veja como vai prosseguindo para mais clareza, na medida em que o livro de Atos vai correndo. Olhe o versículo por exemplo, cap. 4. Atos 4:4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil. O que é que é a igreja? São aqueles que aceitaram a palavra. Simples não é? Mas essa, é a essência da igreja. Quando Paulo escreve aos Tessalonicenses, lembra o que é que ele fala aos Tessalonicenses? Ele louva aquela igreja de Terssalônica, porque ele fala assim: 1 Ts 2:13 Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes. Está vendo o que é que é igreja? Aqueles que acolhem a palavra. Irmão, agora falando no sentido prático, no sentido de expressão, nós podemos nos chamar o que for, tem nomes bonitos por aí, igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias, tem tudo por aí, tem nome para tudo quanto é gosto. Você pode chamar do que quiser, mas se nós não somos pessoas que aceitam, que acolhem a palavra, nós não somos cristãos. Porque cristãos são aqueles que aceitam a palavra ou acolhem a palavra. Eles não estão ouvindo ali uma pregação, uma preleção, eles não estão atrás disso, de oratória, de eloqüência. Eles querem conhecer Cristo na palavra. Só. Não importa quem falou. Importa o que Cristo falou, o que o Espírito falou. Então a igreja tem essas simplicidade. Expressão é muito significativa. Aqueles que ouviram a palavra a aceitaram. Subiu o número de homens para quase cinco mil. Subiu de onde? Da igreja, da assembléia. Não é? Daqueles que aceitaram a palavra. Olhem a simplicidade. Mais um pouquinho dentro desse livro mesmo. Olhe o verso 23. Você lembra que logo em seguida, está aí no texto, Pedro e João vão perante o Sinédrio e são questionados, açoitados, argüidos ali, passam uma hora de prova, difícil ali, testemunham o nome do Senhor perante o Sinédrio, não é assim? Aí o versículo 23 diz que uma vez soltos, depois de serem ali pressionados, castigados, eles são soltos. Olhe a primeira coisa que esses homens fazem. Irmão se tem alguém que poderia se julgar auto suficiente na igreja são esses dois. São nada mais e nada menos do que Pedro e João. Dois apóstolos, ali da primeira linha do Senhor Jesus, se você está pensando em hierarquia, embora isso aí não é nada. A nossa mente funciona o contrário da mente de Cristo. Você sabe porque o Senhor chamou a Pedro, Tiago e João para ficar mais próximo Dele? Não é porque eles eram os melhores, e sim porque eles eram os piores. Tiago e João eram filhos de Zebedeu, filho do trovão. Homens bravos. O Senhor chamou para colocar bem perto deles e Pedro haveria de negar o Senhor três vezes e de ser estraçalhado na sua alma e no seu coração. Então o Senhor chamou aqueles três e colocou bem perto. Tiago seria o primeiro mártir, primeiro a ser degolado dos apóstolos, na história da igreja, a história inicial da igreja. João seria o último. Então o Senhor chamou aqueles três, colocou próximos do seu seio, e aqui você tem Pedro e João. Veja que depois de dar este testemunho eles são soltos e olhe os que é que eles fazem: procuraram aos irmãos. Está vendo? Uma vida de aliança. Uma vida unida. Procuraram os irmãos. O que é que eles foram fazer? Falar para os irmãos não se preocuparem em relação a eles. Matar a ansiedade dos irmãos pela vida deles. Eles procuraram os irmãos para dizerem que estavam bem. Podem ficar tranqüilos. Nós tivemos o privilégio de sofrer pelos Senhor, o Senhor ainda está nos conservando aqui até quando Ele quiser. Procuraram os irmãos. Isso é marca de igreja. Olhe mais um verso. Cap. 5:11. Primeira vez em Atos que se usa a palavra igreja. Atos 5:11 E sobreveio grande temor a toda a ... Quando aquele casal, Ananias e Safira, são julgados pelo Espírito Santo porque mentiram a eles, naquela situação específica, os irmãos já sabem, então sobreveio grande temor a toda igreja. A primeira vez que aparece esse termo: igreja. E a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos. Agora no verso 14: 14 E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, Uma outra palavrinha aqui, apareceu agora. Crentes. Aqueles que creram. Tanto homens quanto mulheres. Olhe esse termo agora irmão, quão lindo é, no finalzinho do verso 14: o que é que diz aí? Agregados ao Senhor. Que lindo esse termo. Isso é igreja. A igreja é um povo que está agregado ao Senhor. Estão agregados uns aos outros por conseqüência, não é? Estão agregados ao Senhor. Olhe mais. Cap. 6:1. Olhe um outro nome que não apareceu aqui. Atos 6:1 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número (do quê) dos discípulos. Outro nome importante. Crentes; igreja; agregados ao Senhor; aqui discípulos, porque isso é igreja. A igreja é um corpo de discípulos. Nós não estamos aqui para aprender de homens. Nós somos discípulos de Cristo. Nós queremos ouvir a Ele. Se eu não posso ouvir a Ele através da palavra de um irmão, aquela palavra não teve significado para mim, mas se eu pude ouvir a Ele, aquele irmão ou irmã, foi um instrumento. Nós somos discípulos de Cristo e não uns dos outros. Nossa tentação é fazer discípulos de si mesmos. A de todos nós. Discípulos de si mesmos, mas isso não é ministério verdadeiro. Nós fazemos discípulos de Cristo. Multiplicando-se o número dos discípulos, palavrinha também interessante. Olhe o verso 7 desse mesmo capítulo. 7 Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé. Crescia o número dos discípulos, só para citar de novo. E também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé. Discípulos. No cap. 8:1, a primeira expressão bíblica do fato da expressão local da igreja. A igreja é um corpo de santos de uma localidade e eles são um. Uma localidade é um limite geográfico para aquela igreja. Os santos estão ali, eles moram ali. Aquela é uma unidade política. Eles vivem ali, e aqueles que professam o nome de Cristo ali, eles devem ser um, no sentido de expressão prática, assim como são um com todos aqueles toda a terra, que professam o nome de Cristo. Mas “em toda a terra”, não é uma expressão prática. Talvez nós nunca conheçamos, antes da Nova Jerusalém, os irmãos lá de Shangai. Não é? Mas eles estão lá há muitos séculos. Mas, nós conhecemos os irmãos em São Lourenço e com esses irmãos, nós somos uma expressão local. Nós devemos viver juntos, em torno de Cristo. Esse é o foco. Então você encontra aqui a primeira vez, cap.8:1............ Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; Tão simples. É o corpo dos redimidos de Jerusalém. Todos. Em Atos 2 diz que estavam juntos, tinham tudo em comum, tomavam as suas refeições com alegria, com singeleza. Irmão. Antes de realmente ter sido impactado pelo Senhor com essa visão, com esse entendimento a respeito da igreja, eu quero ser bem honesto com você. Você sabe o que é que eu pensava sobre isso? Eu também fui educado em um lar evangélico e conheci o Senhor mais ou menos aos quatroze anos de idade. Sabe o que é que eu pensava sobre isso? Eu era cínico com relação a isso. Cínico. Eu dizia que isso era impossível. Isso é impossível porque o homem é isso, o homem é aquilo, o homem é arrogante, é orgulhoso, é faccioso. Não é? Esse é um cinismo realmente pecaminoso, porque nós podemos sim, e graças a Deus isso tem sido uma experiência prática. Sei que não só minha, mas de muitos irmãos. Nós podemos sim, termos comunhão em torno de Cristo com todos os nossos irmãos que amam a Cristo, que acolheram Cristo. Nós podemos sim a ajudar essas pessoas a desfocar de coisas que, quem sabe, estão aí ao redor, que são secundárias, mas que não são importantes, que não são o foco, e ajudar essas pessoas a vir para o foco, a vir para o centro e ter uma doce comunhão, com pessoas que por um motivo ou outro, erguem uma bandeira ou outra. No seu coração isso não deve importar, por nenhum motivo. Esse cinismo é pecaminoso porque todos aqueles que professam o nome de Cristo são nossos irmãos e nós podemos ter comunhão em torno de Cristo. Nós fomos salvos pelo mesmo Senhor, mas não tente ficar degladiando em torno de doutrinas, em torno de conceitos, em torno de sistemas. Não tente. Foque Cristo, somente Cristo. Compartilhe Cristo, a salvação de Cristo, a edificação de Cristo, a sua relação da sua alma com Cristo. Cristo na sua vida pessoal, Cristo na sua vida familiar. A igreja em Jerusalém. Agora olhe aqui um termo, rapidamente para a gente terminar, aqui no capítulo 9, que faz um contraste interessante com esse. No 8 diz igreja em Jerusalém. Uma igreja em uma cidade, como nós cremos, é desejo do Senhor. Uma igreja, uma expressão, em uma cidade. Porque é uma unidade política, porque os santos moram ali no mesmo lugar, vivem juntos, professam o mesmo Senhor. Por que não estão juntos? Por que não podem ter comunhão em torno de Cristo? Então o cap. 9, olhe o versículo 31 que interessante. Se no cap. 8:1, nós vimos uma igreja, em uma localidade, igreja em Jerusalém, aqui você vê uma menção paralela do aspecto universal da igreja. Olhe o 9:31. 31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número. Agora não está falando de uma localidade. Está falando de uma província, com várias localidades. Então ela tinha paz por toda a Judéia, e Galiléia e Samaria que é uma cidade. Judéia e Galiléia, duas regiões. Então você vê que a igreja agora é mencionada no sentido universal. Ainda é a igreja no singular. Por que é que é a igreja no singular? Porque todos os santos são um. Eles só tem uma profissão de fé, não é?, essencialmente falando, mas a igreja expressa em cada localidade. Então você vê no cap. 8, a igreja em Jerusalém. E depois você vê Paulo escrevendo toda a sua carta: às igrejas da Galácia, plural, porque na Galácia que era uma província romana haviam várias localidades e a igreja dos Tessalonicenses, porque os Tessalonicenses moravam em Tessalônica, e tinha uma igreja, onde os santos viviam uma vida comum. Essa é a simplicidade que tem sido perdida e diante da qual nós não podemos ser cínicos, sem ofender a visão do corpo de Cristo. Irmão, em suma, de forma bem simples essa é a igreja. A igreja é o corpo dos discípulos, o corpo dos que creram, o corpo dos que foram agregados ao Senhor, a igreja é uma comunidade de pecadores, redimidos, que tem essencialmente uma única profissão de fé, que tem um encargo de Deus-Espírito Santo, de estarem juntos, não podem estar apartados. Irmão, uma das pedras de toque para você realmente testar a sua experiência cristã, seu conhecimento de Cristo, é o valor que você dá à igreja. O que é que a igreja é para você? A igreja é algo que você realmente não pode perder? Quando a igreja se reúne você tem aquele senso no coração de que você não pode estar apartado? Você tem o senso de que quando os santos se reúnem o falar do Senhor através do Senhor é diferenciado, não é a mesma coisa de você na sua casa? Não é. Assim como o Senhor falava lá na tenda da congregação com Moisés, não era a mesma coisa Dele falar no coração de um judeu particularmente para levar uma oferta, de holocausto, para oferecer no santuário. Quando Moisés falava na tenda da congregação era diferente. Será que você tem esse entendimento que a reunião da igreja é assim? Você tem? Você tem esse zelo, esse encargo? Você sente no seu coração, quando por algum motivo você não participa da reunião da igreja? Você está lá na sua casa, mas você sabe que os irmãos estão reunidos. Os irmãos estão se exortando, os irmãos estão adorando. Então irmão, o valor que nós damos à igreja é um marco, é um teste da qualidade da nossa vida cristã, da nossa experiência espiritual. Se o Senhor permitir, na próxima reunião, eu quero examinar com os irmãos essas três visões que tocam a igreja. A visão de Pedro, a visão de Paulo e a visão de João. Uma toca o fundamento, outra toca o edifício, outra toca a consumação. Então vá orando ao Senhor sobre isso no seu coração para que Ele possa te ajudar. Quem sabe, se for preciso, a reciclar todos os seus conceitos. Não tenha temor. As vezes parece que o tapete é puxado debaixo dos nossos pés e a coisa treme um pouco. A minha experiência pessoal foi assim. Não tenha medo, para que o Senhor possa reciclar o seu coração, te dar uma clareza simples do que é a igreja, como é que Ele quer que você viva na igreja. O que é a igreja segundo o coração Dele. Como é que Ele quer que você se relacione com os outros irmãos que estão aqui ou acolá. Como você deve vê-los. Então peça ao Senhor que te ajude nesse assunto da igreja, porque só Ele pode trabalhar isso no seu coração, esse retorno à simplicidade e pureza que são de Cristo. Amém. Vamos orar Ó Pai, quão carente nós somos no nosso coração. Quão necessitados de experimentarmos aquilo que está no Teu coração. Senhor nós nos reconhecemos em nós mesmos, tão limitados, tão pequenos diante de uma verdade tão tremenda: a igreja que está no Teu coração. Nós pedimos ao Senhor que nos ajude e nos habilite. Toda a nossa suficiência vem de Ti. Nós desejamos aprender a ter comunhão com todos os nossos irmãos e irmãs amados, em Ti Senhor. Nos ajude a estarmos verdadeiramente despidos de um espírito faccioso, partidário, pecaminoso, cínico, malicioso. Nos ajude a amar aqueles que o Senhor amou até a morte, pelos quais o Senhor se entregou. Ajuda-nos a acolher no nosso coração todos aqueles que o Senhor acolheu, aqueles que professam o Teu nome, que testemunham o Teu nome publicamente, expressaram isso através do seu batismo. Dá-nos uma visão maior do corpo Senhor e nos ajude a viver agradando ao Senhor nesse assunto. Nós precisamos tanto do trabalho do Senhor em mais essa área das nossas vidas. Nós te pedimos que o Senhor mesmo venha fazer isso porque nós somos incapazes. Muito obrigado por podermos assim termos comunhão em Ti. Muito obrigado. Quão maravilhosa é a igreja Senhor. Quão doce é a igreja Senhor. Quão linda é a igreja Senhor. Como nós te agradecemos pela igreja Senhor? Dá que o nosso coração nunca fique apartado Senhor, Dá-nos amar a igreja como o Senhor amor a igreja e se entregou por ela. Nós te pedimos em nome de Jesus. Amém. __________________________________________________________________ Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)

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