sábado, 18 de junho de 2016

*POR QUÊ SAUDAMOS COM GRAÇA E PAZ?* - Pr. Claudio Morandi

_Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Filipenses 1:2_

1. Graça e paz não é uma mera saudação apostólica geral irrefletida.

2. Graça e paz não era um cabeçalho usual das cartas nos dias de Paulo.

3. Graça e paz em Gálatas é a primeira expressão usada no Novo Testamento que ganhou espaço em todas as outras cartas apostólicas.

I. GRAÇA A VÓS DA PARTE DE DEUS PAI E DE JESUS CRISTO – Gálatas 1:3

1. Graça é uma das palavras mais repetida pelo apóstolo Paulo em suas epístolas.

2. Graça é uma palavra que não faltou em nenhuma das cartas de Paulo.

3. Graça é uma palavra usada por Paulo, o qual era um erudito do Antigo Testamento:

a) Graça não aparece em nenhum sermão de Jesus. “Graça” origina-se das Escrituras hebraicas haná, que significa “inclinar-se ou agachar-se” (Gênesis 6:8; Êxodo 33:12; Salmo 51:1).

b) Graça, no conceito de Paulo, é Deus se inclinando à humanidade como se a ponta da Torre Eiffel se inclinasse totalmente até a uma insignificante relva que cresce lá em baixo entre as rachaduras do calçamento.

c) Graça é favor imerecido. Jesus, sendo o justo Filho de Deus, humilhou-se como servo obediente, descendo ao lugar mais inferior da humanidade, o lugar do pecador e o lugar do condenado. A salvação oferecida por Jesus ao pecador não é mérito humano, mas resultado da graça divina.

II. PAZ DA PARTE DE DEUS PAI E DO SENHOR JESUS CRISTO – Gálatas 1:3

1. Paz é uma palavra usada por Paulo extraída do Antigo Testamento, o qual era versado nessas Escrituras.

2. Paz é uma palavra hebraica (shalom) usada entre os judeus em suas saudações costumeiras; no entanto, Shalom está entre os termos teológicos mais importantes do Antigo Testamento.

3. Paz no hebraico tem um significado mais rico do que para a língua portuguesa:

a) Paz no conceito de Paulo não é a ausência de problemas e desafios, mas uma segurança, tranqüilidade e confiança em Deus mesmo diante das piores tempestades da vida.

b) Paz no livro de Gálatas não depende das circunstâncias ambientais e sociais, é confiar totalmente no braço estendido de Deus e na salvação oferecida por Cristo, mesmo diante de opositores injustos.

c) Paz para os cristãos não é uma química feita num laboratório, nem o resultado de técnicas psiquiátricas e nem o efeito de ioga; é um presente que só Deus e Jesus podem dar (I Crônicas 22:9; Números 6:24-26; João 14:27).

III. GRAÇA E PAZ DE DEUS E DE CRISTO REVELAM A ESSÊNCIA DO EVANGELHO EM GÁLATAS – Gálatas 1:3-5

1. Graça e paz. Primeiro a graça, depois a paz. Sem graça não haveria paz. A graça de Cristo promove a paz com Deus.

2. Graça e paz está sempre nesta ordem, pois a paz segue à graça. A paz é o resultado da graça de Cristo no coração de quem pecou contra Deus.

3. Graça e paz estão interligadas, assim é impossível ter paz no coração sem a graça de Deus e de Cristo em ação:

a) Somente quando Deus derrama Sua graça sobre o ser humano, perdoando seus pecados e cobrindo sua natureza pecaminosa com a natureza perfeita de Cristo, que este pode experimentar autêntica paz no coração.

b) Somente quando há graça existe paz. A plenitude da paz está enraizada na graça. Sem graça não há paz, e quem vive sem paz não tem graça.

c) Somente quando o pecador aceita a preciosa graça de Deus e de Cristo, o qual Se inclinou para oferecer este favor a quem não merece, experimentará a realidade da paz.

CONCLUSÃO:

1. Graça e paz são dons de Deus que resultam na libertação da escravidão do pecado e na salvação do pecador.

2. Graça e paz restauram o ser humano do pecado e o põe em harmonia com a vontade de Deus.

3. Graça e paz resumem toda a essência da mensagem da cruz denominada Evangelho.

1. Não gaste dinheiro e tempo em coisas que não promovem a paz verdadeira.

2. Aceite que a graça divina é o único meio de apaziguar a tua alma.

3. Deixe a graça divina te envolver a fim de te libertar da escravidão do pecado e promover a paz em teu coração. Amém. *Graça e paz* queridos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ

Minha foto
Aracati - Ceará, Nordeste, Brazil
IRMÃOS, GRAÇA E PAZ! BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG. A COMUNIDADE MENSAGEM DA CRUZ EM ARACATI CEARÁ, É FRUTO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NO CALVÁRIO. QUE DEUS O ABENÇOE E EDIFIQUE RICAMENTE NA PESSOA DE SEU AMADO FILHO JESUS CRISTO. NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. Endereço: Rua Coronel Pompeu, Nº 1644 (próximo ao Ginásio Polivalente), Vila Olímpica (Cacimba do Povo). E-mail: comunidademdacruz@gmail.com - Pr. OSVALDO MAIA